Pós-graduação em Jornalismo, Comunicação e Marketing em Desporto
Diretor:
Bruno Prata
Tipo:
Curso de Pós-graduação
Categoria:
Jornalismo
Data de Início:
18 de outubro, 2023
O Jornalismo na área desportiva tem especificidades em termos de conhecimentos e prática que importa ter em conta e aprofundar para garantir profissionais de levada competência.
A comunicação, bem como o marketing, no desenvolvimento dos fenómenos desportivos e para a afirmação dos clubes é essencial. A comunicação 360º exige uma visão estratégica e um conjunto de conhecimentos avançados que importa ter em conta.
Metodologia Inovadora
Ativa e participativa, mais que aprender pretende-se que os alunos compreendam os fenómenos e fiquem a saber-fazer.
Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.
Destinatários
Recém-licenciados em busca de conhecimentos práticos para abraçar uma profissão de futuro na área do desporto.
Profissionais e quadros técnico-administrativas dos clubes que pretendam melhorar os seus conhecimentos e competências.
Membros das direções dos clubes que pretendam especializar-se nas matérias do Curso.
Colaboradores de clubes desportivos, sociedades desportivas, ligas profissionais, federações desportivas
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.
Três eixos essenciais do módulo:
As regras, as ferramentas e as práticas do jornalismo em geral e do jornalismo desportivo em particular.
Os aspetos sociais, culturais, políticos, económicos, legais e éticos do jornalismo na atualidade.
Os desafios da cultura geral e da visão estratégica e sistémica indispensáveis ao jornalista.
Conteúdos
O jornalismo na atualidade principais desafios e dificuldades
A competência básica de informar, analisar e comentar a atualidade
Ética e deontologia profissional face às linhas editoriais de cada órgão de comunicação
Compreender o sistema mediático, em especial o que se diz respeito ao mundo do desporto.
A investigação jornalística
O jornalista de análise e de opinião
O papel dos media no mundo do desporto
A escrita, a palavra e a imagem
Direito desportivo e código deontológico.
Géneros jornalísticos
O Digital e os Novos Media
O essencial do Jornalismo de Rádio, TV e Jornal.
Comunicação
Concetualização teórica / científica e prática
Elementos da história da comunicação organizacional
Da comunicação analógica à comunicação 360º
Comunicação das Organizações / Clubes
Comunicação mediática, digital e por meios próprios:
Da comunicação interna à externa.
Como elaborar e vantagens de um plano de comunicação de um clube
Como organizar e funções de um gabinete de comunicação num clube
Técnicas de entrevistas e elaboração de mensagens. Mensagem e imagem num clube.
Caso prático: O que querem os jornalistas de um clube e o que podem fazer por ele, cumprindo o Código Deontológico a que estão sujeitos. Como deve um clube lidar com os jornalistas.
Concetualização
Estratégia, visão e missão num clube
História da estratégia de Sun Tsu à teoria dos Jogos
Teorias estratégicas: a relação, a competitividade e a coopetição
Estratégia e tática face a objetivos existentes
Estratégias e liderança integral:
Princípios e técnicas de liderança
Caso prático: Os passos de um plano estratégico de um clube
Da importância da comunicação interna
Como tornar eficiente a comunicação interna num clube: técnicas e meios a utilizar
Noções de gestão
Modelos de gestão dos anos 80 à atualidade
O modelo de gestão inteligente e o papel da comunicação interna
O papel dos técnicos e assessores de comunicação no processo de gestão de um clube
A Transformação Digital num clube e a sua importância para a comunicação e para a gestão
A comunicação em situações de crise na vida de um clube
Caso prático: Como elaborar um plano de transformação digital num clube
Da importância e fundamentos do marketing
Termos, siglas e conceitos. O digital versus o tradicional
O que é o marketing digital e a sua aplicação num clube
Como criar e afirmar a marca de um Clube
Dos atributos tangíveis e intangíveis da marca à logo marca
O relacionamento da marca com o consumidor
Evolução do Comportamento do Consumidor e o Neuromarketing
O Marketing na vida de um clube
Caso prático: Análise ao marketing pelas redes sociais de um clube
As crises na vida das organizações, empresas e clubes
Da história de gestão de crises
As causas e origens das crises e as suas tipologias
Os princípios de gestão de uma situação de crise
Do risco extremo a máxima oportunidade nas situações crises
O papel da comunicação em situações de crise
As 12 principais estratégias de gestão e comunicação de crise
Caso prático: Resolução concreta de uma situação de crise num club
O que é o marketng desportivo
O contexto
O plano de marketing
Patrocinadores / Sponsers
Vantagens do Marketing Desportivo
A gestão dos Recursos Humanos no quadro global da gestão
Estratégia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos
O processo de escolha de pessoas
Definição e análise de funções
Acolhimento e Integração de novos Colaboradores
O processo de socialização
Acolhimento e manual de acolhimento
O processo de desenvolver pessoas
Avaliação do desempenho
Quem deve fazer a avaliação?
Métodos de avaliação de pessoas
O que motiva as pessoas?
Estratégias motivacionais
Objetivos e funções de GRH
Consagração Constitucional do Desporto
Organização pública do desporto
Internormatividade desportiva e Homo Sportivus
Ordenamento jurídico desportivo
Elementos constitutivos do ordenamento desportivo
Dissonâncias da internormatividade
A multidimensionalidade do desporto
Ordenamento do Estado Versus Ordenamento Desportivo
Ordenamento da União Europeia versus Ordenamento Desportivo
O dirigente desportivo à face da Lei
Consagração Constitucional do Desporto:
Os riscos do ciclo do dinheiro nas empresas
Funções do Departamento Financeiro
Gestão de Tesouraria
Gestão de Riscos Financeiros
Relação com Investidores
Relação entre risco e retorno
Balanço
Demonstração de resultados
Demonstração de fluxos de caixa
O que é a alavancagem?
O que são os ativos?
O que são os instrumentos financeiros?
Fontes de Informação Financeira:
balanço.
demostração de resultados.
demostração de fluxos de caixa.
KPI - Key Performance Indicators.
Cálculo de Análise Cash- Flow
Avaliação da empresa
Fundo de maneio
Planear, promover e organizar eventos desportivos
Como realizar o contacto com clientes (pessoa física ou jurídica) para divulgar os serviços de marketing
O projeto
O evento desportivo
Gestão do evento desportivo
Elementos de qualidade
Gestão de fornecedores e compras para oferecer serviços de qualidade
O Empreendedorismo aplicado ao desporto
O que é a comunicação 360º e como praticá-la
O que é e a função do Storytelling
Neuromarketing e comunicação
Neuromarketing e gestão
Os Big data nos clubes
As emoções inteligentes na comunicação e no marketing – comunicação emocional
A comunicação integral como meio para alcançar objetivos e obter resultados
Caso prático: Construção do storytelling de um clube
As Novas Tendências na Gestão das SAD e dos Clubes
Técnicas de Falar em Público e Media Training
Debate com Dirigentes e Diretores Desportivos
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Bruno Prata
Jornalista
Foi jornalista no jornal O Jogo, jornal Expresso e integrou o grupo de jornalistas que criou, o Público. Foi ainda editor do Desporto e Redator Principal no Público. Colabora na Rádio TSF e na RTP. Passou a colaborar com o Record com a página de opinião “Ludopédio”. Foi co-autor da Crónica de Ouro do Futebol Português. Publicou textos em diversos jornais europeus, principalmente no diário espanhol El País.
José Miguel Sampaio Nora
Advogado e Consultor
Advogado, Consultor e Arbitro da Comissão Arbitral Paritária da LPFP/SJPF. Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Direito Desportivo.
Miguel Ribeiro
Advogado
Licenciatura em Direito. Presidente da SAD do Futebol Clube de Famalicão. Director Geral do Rio Ave F.C. (2011-2018). Assessor do Presidente do Marítimo da Madeira Futebol SAD (2010-2011). Advogado e Diretor Desportivo do Varzim Sport Clube (2006-2010).
João Paulo Meneses
Jornalista, doutorado e docente de comunicação
Jornalista há 30 anos, docente em cursos de comunicação há 20. Trabalhou em mais de uma dezena de órgãos de comunicação social. Esteve 25 anos na TSF. Colabora regularmente com a imprensa de língua portuguesa e inglesa de Macau. Lecionou em mestrados e pós-graduação do ISCSP/Lisboa e Universidade de Vigo, onde se doutorou em Comunicação.
Condições de inscrição
Grau superior com licenciatura ou equivalente.
O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
Currículo vitae
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
Certificado de habilitações e respetiva classificação final
Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Investimento
Matrícula: 100 €
Propina: 2.180 €
Certificado e diploma: 100 €
Investimento total: 2.380€
Modalidades de pagamento
Pronto pagamento: 1.962 € (usufrui de 10% de desconto)
Modalidade 8 prestações: 272,50 € (sem desconto)
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
Dotar os pós-graduados de um conjunto de saberes práticas que lhes permitam ter um alto rendimento ao serviço do desporto e dos clubes.
João Eduardo Gurgel
3 de maio, 2023
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"Essa Pós-Graduação é de grande valia a quem tem interesse em trabalhar dentro do desporto, pois aborda de tudo um pouco o que acontece na parte externa dos relvados e das quadras. Além disso, a principal vertente foi o networking feito com professores, extremamente competente e de altíssimo nível, e com os colegas dentro da sala de aula, que irei de levar para a vida"
Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.
João Eduardo Gurgel
3 de maio, 2023"Essa Pós-Graduação é de grande valia a quem tem interesse em trabalhar dentro do desporto, pois aborda de tudo um pouco o que acontece na parte externa dos relvados e das quadras. Além disso, a principal vertente foi o networking feito com professores, extremamente competente e de altíssimo nível, e com os colegas dentro da sala de aula, que irei de levar para a vida"