Num contexto global de mudança na indústria do Turismo, nas motivações e no mercado turístico, a Pós-Graduação em Gestão e Marketing em Turismo visa consolidar e atualizar conhecimentos sobre o setor e/ou a formação de profissionais trabalhando competências ao nível da estruturação da oferta, da qualificação e promoção dos destinos e das empresas turísticas, com conhecimentos e ferramentas que permitam aos alunos serem profissionais de sucesso.
A Pós-Graduação propõe um plano de estudos com um forte equilíbrio entre a componente teórica e prática e com um corpo docente altamente qualificado, com ligação ao setor e experiência nas diferentes áreas do Turismo.
Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos. Pretende-se com a combinação de distintas abordagens metodológicas que o Estudante participe de forma ativa no decorrer das aulas. Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.
Aulas
Este curso tem a duração de seis meses, em B-Learning, agrega 120 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.
Objetivos
Compreender o turismo enquanto sistema e clarificar as oportunidades que advêm de uma boa gestão dos destinos turísticos, quer para as empresas, quer para os territórios e respetivas comunidades, numa perspetiva de turismo como negócio sustentável.
Desenvolver competências de comunicação na procura turística potencial e real, bem como de produção de conteúdos adaptados ao mercado turístico e às respetivas tendências.
Compreender o ciclo de valor da viagem e desenvolver competências de mapeamento, identificação dos ativos patrimoniais e gestão dos instrumentos de marketing, comercialização e distribuição turística nos canais tradicionais e no digital.
Compreender a importância da captação de eventos de lazer e de negócios para a dinamização e promoção dos destinos e desenvolver competências na organização de eventos orientados ao mercado turístico.
Fornecer conhecimentos avançados e experiências relevantes como alavancas de êxito profissional na atividade turística.
Desenhar o modelo de negócio de um projeto turístico.
Destinatários
A pós-graduação destina-se especialmente:
Profissionais de turismo que pretendam melhorar as suas competências para fazer face ao mercado competitivo do turismo.
Recém-licenciados de todas as áreas do conhecimento que pretendam uma especialização em turismo.
Técnicos do setor do turismo em geral, especialmente os que se encontrem a desempenhar funções em autarquias.
Empreendedores
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e o desenvolvimento de um projeto no final do curso e defendido em aula. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 13 valores; bom, de 14 a 15 valores; muito bom, de 16 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores. A avaliação é determinada em função do número de ECTS.
Duração e ECTS
Este curso tem a duração de oito meses, em B-Learning, agrega 120 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.
ECTS
ECTS (European Credit Transfer Accumulation System) é o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Todas as ofertas formativas têm associadas a cada unidade curricular, um determinado número de ECTS. Saiba mais aqui.
Novas tendências
A oferta e a procura turística
O processo de tomada de decisão do consumidor turístico
A hospitalidade turística
A comunicação e o marketing: relação e complementaridades
A comunicação e o turismo
A Comunicação interpessoal e discursiva
A comunicação organizacional, estratégica e sistémica
Princípios de uma comunicação eficiente
A comunicação em situações de crise
Casos práticos
O Digital - Principais Tendências
Social Media - Os desafios de comunicar no Digital
Desenho de Estratégia - O quê, como, quando e onde publicar
Criação de Conteúdos - Ferramentas, Canais e Formatos
Planeamento de uma campanha digital
Conhecimento da empresa e definição do produto turístico
Conhecer o meio envolvente, concorrência e o potencial cliente
Produtos turísticos
Posicionamento de Portugal nos vários mercados turísticos - Top Mercados
Conhecer os principais mercados emissores
Realização de conteúdos
Definir estratégias de promoção e comercialização
Realização de Caso de estudo
Pós-Covid
Os eventos e os destinos turísticos
Captação de eventos de lazer e de negócios
Planificação e gestão de eventos
A função financeira na empresa
Análise da situação económico-financeira
Métodos e técnicas de análise financeira
Métodos e técnicas de análise económica
O turismo em Portugal
Desempenho do turismo em Portugal
A organização do turismo em Portugal
A Estratégia para o Turismo 2027
Planos Regionais Desenvolvimento Turístico – apresentação do case study da ER Turismo Centro de Portugal
A importância dos Planos de Marketing para a gestão do destino
Estratégia de Produto
Estratégia de Mercados
Estratégia de Segmentos
Estratégia de Marca
Seminários e/ou aulas abertas
Conceitos básicos para a avaliação de projetos
Critérios de avaliação de projetos
Seleção de projetos de investimento
Decisões de financiamento e custo do capital
Análise de risco
Implementação e gestão de projetos.
Complementado com acompanhamento dos docentes envolvidos nos respetivos módulos, de acordo com as temáticas selecionadas para o projeto. Apresentação final dos projetos individuais.
Isabel Borges
Turismo e Promoção Turística
Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Licenciada em Marketing Internacional e Promoção Turística pelo ISCET, e Bacharel em Gestão de Operadores Turísticos da ESHTE-Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Trabalhou 15 anos na área do Enoturismo, desenvolvendo projetos relacionados com turismo, nomeadamente hotelaria e eventos, em várias regiões vitivinícolas.
Custódio Oliveira
Consultor e Doutorado em Comunicação
Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 40 anos de experiência.
Madalena Dinis
Especialista em marketing strategist
Especialista em marketing strategist na indústria do turismo e da hospitalidade. Conta com mais de 25 anos de background profissional em marketing de destinos, gestão hoteleira, consultoria de marketing digital e ensino. É professora adjunta convidada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão – IPVC. É atualmente diretora de Marketing, Comunicação e Apoio à Venda da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP) – Convention & Visitors Bureau.
Susana Ribeiro
Especialista em Turismo e Desenvolvimento Regional
Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra, e Mestre em Turismo e Desenvolvimento Regional pela Universidade Católica Portuguesa. Licenciada em Relações Públicas pelo ISMAI e Bacharel em Ciências Empresariais pelo ISCET. É professora universitária e investigadora na Universidade de Coimbra, na Universidade Portucalense e ainda na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Possui 20 anos de experiência no turismo, tendo ocupado, entre 2013 e 2016, cargos de direção no turismo da C.M. Porto e na ATC Porto Tours - Associação de Empresários para o Desenvolvimento do Turismo Cultural no Porto e Região. É atualmente Diretora geral operacional na Associação de Turismo do Porto - Convention & Visitors Bureau.
Margarida Rodrigues
Gestão de Empresas, Recursos e Sustentabilidade
Professora adjunta na ESTF e coordenadora da Licenciatura em Gestão, é licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (1989), Pós-graduada em Contabilidade Financeira Avançada, Mestre em Gestão pela Universidade da Beira Interior (2016) e Doutorada em Gestão pela Universidade da Beira Interior (2019). Membro integrado do CEFAGE UBI. Adicionalmente, atua como investigadora em projetos com universidades internacionais sobre recursos humanos e sustentabilidade.
Paulo Sérgio Pais
Administrador Executivo
Licenciado em Economia, pós-graduado em Finanças e em Gestão do Desporto, doutorando em Turismo na Universidade de Coimbra. É, desde 2001, Administrador Executivo da Empresa Feira Viva, Cultura e Desporto entidade Empresarial Municipal. Esta empresa é responsável pela gestão do Europarque, do Parque Temático de Natal Perlim, da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, da equipa de Natação Adaptada Feira Viva e por 5 piscinas.
Candidatura
O processo de candidatura é instruído com os seguintes documentos:
Certificado de habilitações com grau superior de licenciatura ou equivalente
Documento de Identificação (cartão de cidadão ou passaporte)
Curriculum Vitae (modelo europeu)
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Nota: Toda a informação constante no Curriculum Vitae deve ser fundamentada em documentação oficial.
Nota: O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Investimento
Candidatura: 100€
Matrícula: 150€
Seguro: 35€
Propina (8 Meses): 8 x 125€ (Novo preço com o valor total de 1.000€)
Diploma de Curso de Pós-Graduação: 100€
Descontos
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
Fornecer conhecimentos avançados e experiências relevantes como alavancas de êxito profissional na atividade turística.
Compreender o turismo enquanto sistema e clarificar as oportunidades que advêm de uma boa gestão dos destinos turísticos, quer para as empresas, quer para os territórios e respetivas comunidades, numa perspetiva de turismo como negócio sustentável.
Desenvolver competências de comunicação na procura turística potencial e real, bem como de produção de conteúdos adaptados ao mercado turístico e às respetivas tendências.
Compreender o ciclo de valor da viagem e desenvolver competências de mapeamento, identificação dos ativos patrimoniais e gestão dos instrumentos de marketing, comercialização e distribuição turística quer nos canais tradicionais do turismo quer no digital.
Compreender a importância da captação de eventos de lazer e de negócios para a dinamização e promoção dos destinos e desenvolver competências na organização de eventos orientados ao mercado turístico.
Desenhar o modelo de negócio de um projeto turístico.
Parceria
Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.