ECTS

  • Início
  • European Credit Transfer Accumulation System

ECTS - European Credit Transfer Accumulation System


ECTS (European Credit Transfer Accumulation System) é o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Todas as ofertas formativas das Instituições de Ensino Superior têm associadas a cada unidade curricular, um determinado número de ECTS.


O que é o sistema ECTS?
É um sistema de pontos desenvolvido pela União Europeia, com o objetivo de facilitar a interpretação das qualificações no ensino superior, melhorando, assim, a transparência dos planos de estudo.


Para que serve o sistema ECTS?
Desenvolvido a pensar na flexibilização dos sistemas de ensino, o sistema permite assegurar a comparabilidade necessária ao reconhecimento de estudos a nível europeu. Esta flexibilidade constitui-se tanto como um apoio fundamental à conceção dos planos de estudos, como numa garantia de qualidade. Desenvolvido dentro do processo de Bolonha, o sistema constitui-se como uma ferramenta fulcral na identificação das compatibilidades das estruturas de ensino superior de cada país.


Como funciona o sistema ECTS?
Na descrição de cada uma das unidades curriculares de um plano formativo, e a par das competências a adquirir (designadas por resultados de aprendizagem), é também apresentado o valor dos ECTS. Este valor mede a carga de trabalho média, expectável, para cada unidade curricular, ou seja, o tempo que os estudantes necessitam, em média, para atingir os resultados de aprendizagem. Esta capacidade de se poder expressar os resultados de aprendizagem em créditos permite, não só a uniformização ou a clarificação da carga de trabalho estimada para a média dos estudantes, como serve de ponto base para organização do trabalho de cada um. O valor dos ECTS é o somatório de todas as horas dedicadas à unidade curricular (horas de contacto, ou seja, horas de interação direta entre o docente e o estudante e horas de trabalho autónomo do estudante), medindo o volume de trabalho total estimado (e não o grau de maior ou menor dificuldade da unidade curricular). A monitorização e o ajuste dos ECTS são feitos de uma forma regular, através dos resultados de inquéritos dirigidos a docentes e a estudantes. No sistema ECTS, por norma um trimestre de trabalho corresponde a 20 créditos e um semestre a 30 créditos.


Posso utilizar os ECTS em outro curso ou em outra instituição de ensino?
Sim. O registo académico acompanha toda a vida do estudante. As instituições de ensino superior emitem, completam e atualizam os registos académicos dos seus estudantes. Se o estudante pretender mudar para outra instituição de ensino superior, dentro ou fora do país de origem, ou decidir interromper os estudos e mais tarde reiniciá-los, o trabalho já efetuado, expresso em ECTS, é validado.