Identidade gráfica

Logótipo ESJ

Apresentação


As instituições são constituídas por um sistema de mensagens e de recursos significantes complexos (logótipos, símbolos, tipografia, cores, grafismo complementar, signos acústicos, arquitetura, comunicações internas e externas, etc.), manifestadas em todas e em cada uma das partes, promovendo uma determinada imagem.

Além disso, o atual paradigma da comunicação institucional baseia-se na sociedade de informação, na economia do conhecimento, na expansão e na internacionalização. Neste contexto, as marcas gráficas são elementos fundamentais na identificação, diferenciação, reconhecimento e valorização institucional.

Toda a estrutura verbal e visual (nomes, tipografia, logótipos, símbolo e cores), foi desenhada de modo a possibilitar uma correta orientação e aplicação em todos os produtos de comunicação. É utilizada uma única linguagem gráfica, independentemente dos diferentes serviços ou estruturas da ESJ, veiculadas por todos os canais de comunicação, consolidando a sua imagem junto dos seus públicos específicos, criando uma maior notoriedade e reconhecimento. Qualquer comunicação ou promoção da marca é suportada por estes mesmos princípios.


Marca gráfica e os formatos de ficheiro
Através dos links, poderá efetuar o download do marca gráfica da Escola de Jornalismo do Porto em diferentes formatos. Deste modo e de acordo com o manual de normas, existe uma orientação específica para uma correta utilização ou aplicação dos elementos gráficos.
  • .SVG | ficheiro formato vetorial | usado para edição e impressão profissional
  • .PDF | ficheiro formato vetorial | usado para edição e impressão profissional
  • .PNG | formato de imagem comprimido | usado para web e documentos
  • .JPG | formato de imagem comprimido | usado para web e documentos
Em caso de dúvidas na utilização da identidade visual da ESJ, contacte através do e-mail: secretaria@esj.pt.