Os clubes desportivos, em geral, necessitam de quadros técnicos, com conhecimentos avançados nas áreas da gestão, da comunicação e do marketing. Se é certo que isto já acontece com os principais clubes, a grande maioria ainda precisa de dar este passo. Com esta pós-graduação pretende-se formar quadros que respondam com elevado desempenho profissional às necessidades dos clubes. Quadros profissionais que facilitem a gestão eficiente das Direções na conquista dos objetivos de cada clube.
Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos. Pretende-se com a combinação de distintas abordagens metodológicas que o Estudante participe de forma ativa no decorrer das aulas. Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.
Aulas
Este curso tem a duração de oito meses, em B-Learning, agrega 148 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.
Objetivos
Fornecer conhecimentos avançados numa lógica de saber-fazer que permitam aos formandos desempenhar funções com elevada competência e rentabilidade.
Além da parte teórica, partilhar experiências atuais e inovadoras de interesse para os clubes.
Destinatários
Profissionais de clubes que pretendam melhorar conhecimentos nas áreas da gestão, da comunicação e do marketing.
Licenciados na área do desporto.
Licenciados nas áreas das ciências sociais que admitam exercer funções especializadas em clubes desportivos.
Outros interessados.
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e o desenvolvimento de um projeto no final do curso e defendido em aula. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 13 valores; bom, de 14 a 15 valores; muito bom, de 16 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores. A avaliação é determinada em função do número de ECTS.
Duração e ECTS
Este curso tem a duração de oito meses, em B-Learning, agrega 148 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.
ECTS
ECTS (European Credit Transfer Accumulation System) é o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Todas as ofertas formativas têm associadas a cada unidade curricular, um determinado número de ECTS. Saiba mais aqui.
Concetualização teórica / científica e prática
Elementos da história da comunicação organizacional
Da comunicação analógica à comunicação 360º
Comunicação das Organizações/Clubes
Comunicação mediática, digital e por meios próprios
Da comunicação interna à externa
Como elaborar e vantagens de um plano de comunicação de um clube
Como organizar e funções de um gabinete de comunicação num clube
Técnicas de entrevistas e elaboração de mensagens. Mensagem e imagem num clube
Como deve um clube lidar com os jornalistas?
Caso prático: O que querem os jornalistas de um clube e o que podem fazer por ele, cumprindo o Código Deontológico a que estão sujeitos
Concetualização
Estratégia, visão e missão num clube
História da estratégia de Sun Tsu à teoria dos Jogos
Teorias estratégicas: a relação, a competitividade e a coopetição
Estratégia e tática face a objetivos existentes
Estratégias e liderança integral
Princípios e técnicas de liderança
Caso prático: Os passos de um plano estratégico de um clube
Introdução aos conceitos e modelos de gestão
Gestão da qualidade (Normas ISO)
Gestão inteligente
Os clubes como organizações do terceiro sector da economia social
Gestão dos recursos
A importância da comunicação interna
Como tornar eficiente a comunicação interna num clube: técnicas e meios a utilizar
Noções de gestão
Modelos de gestão dos anos 80 à atualidade
O modelo de gestão inteligente e o papel da comunicação interna
O papel dos técnicos e assessores de comunicação no processo de gestão de um clube
A transformação digital num clube e a sua importância para a comunicação e para a gestão
A comunicação em situações de crise na vida de um clube
Caso prático: Como elaborar um plano de transformação digital num clube
A importância e os fundamentos do marketing
Termos, siglas e conceitos. O digital versus o tradicional
O que queremos ser? Para onde vamos?
Primal branding e Moodboard
O que é o marketing digital e a sua aplicação num clube
Como criar e afirmar a marca de um clube
Dos atributos tangíveis e intangíveis da marca à logo marca
O relacionamento da marca com o consumidor
Evolução do comportamento do consumidor e o neuromarketing
O marketing na vida de um clube
Websites, apps e redes sociais
Métricas e dados
Caso prático: Análise ao marketing pelas redes sociais de um clube
O que é o marketing desportivo
O contexto
O plano de marketing
Patrocinadores / Sponsers
Partnership versus Sponsorship
Vantagens do Marketing Desportivo
As crises na vida das organizações, empresas e clubes
Da história de gestão de crises
As causas e origens das crises e as suas tipologias
Os princípios de gestão de uma situação de crise
Do risco extremo a máxima oportunidade nas situações crises
O papel da comunicação em situações de crise
As 12 principais estratégias de gestão e comunicação de crise
Caso prático: Resolução concreta de uma situação de crise num clube
A gestão dos Recursos Humanos no quadro global da gestão
Estratégia organizacional e gestão de Recursos Humanos
O processo de escolha de pessoas
Definição e análise de funções
Acolhimento e integração de novos colaboradores
O processo de socialização
Acolhimento e manual de acolhimento
O processo de desenvolver pessoas
Avaliação do desempenho
Quem deve fazer a avaliação?
Métodos de avaliação de pessoas
O que motiva as pessoas?
Estratégias motivacionais
Objetivos e funções de GRH
Consagração constitucional do Desporto
Organização pública do Desporto
Internormatividade desportiva e Homo Sportivus
Ordenamento jurídico desportivo
Elementos constitutivos do ordenamento desportivo
Dissonâncias da internormatividade
A multidimensionalidade do desporto
Ordenamento do Estado versus Ordenamento Desportivo
Ordenamento da União Europeia versus Ordenamento Desportivo
O dirigente desportivo à face da Lei
O ciclo do dinheiro no Desporto
Os riscos do ciclo do dinheiro nas empresas
Funções do departamento financeiro
Gestão de tesouraria
Gestão de riscos financeiros
Relação com investidores
Relação entre risco e retorno
Balanço
Demonstração de resultados
Demonstração de fluxos de caixa
O que é a alavancagem?
O que são os ativos?
O que são os instrumentos financeiros?
Fontes de informação financeira: balanço, demostração de resultados, demostração de fluxos de caixa, KPI – Key Performance Indicators
Cálculo de Análise Cash – Flow
Avaliação da empresa
Fundo de maneio
Planear, promover e organizar eventos desportivos
Como realizar o contato com clientes (pessoa física ou jurídica) para divulgar os serviços de marketing
O projeto
O evento desportivo
Gestão do evento desportivo
Elementos de qualidade
Gestão de fornecedores e compras para oferecer serviços de qualidade
O empreendedorismo aplicado ao desporto
Desenvolver capacidades e técnicas de relações públicas
Dotar os participantes de comportamentos e conhecimentos necessários a um bom desempenho em situações protocolares
Desenvolver competências técnicas ao nível da organização e gestão de eventos que permitam conceber, planificar e organizar diferentes tipos de eventos
O que é a comunicação 360º e como praticá-la
O que é e qual a função do storytelling
Neuromarketing e comunicação
Neuromarketing e gestão
Os big data nos clubes
As emoções inteligentes na comunicação e no marketing – comunicação emocional
A comunicação integral como meio para alcançar objetivos e obter resultados
Caso prático: Construção do storytelling de um clube
Desafios e oportunidades
Contextualização histórica
O caso do futebol feminino
A formação como área de ação vital para os clubes
A formação como forma de rentabilidade desportiva e financeira
O papel social dos clubes
As modalidades mais procuradas e as novas tendências
SEMINÁRIO I – O papel de uma Associação de Distrital de Futebol. O caso da AFP como a maior do País | José Neves, presidente da AFP
SEMINÁRIO II – As Sociedades Anónimas Desportivas. O caso da SAD do Famalicão | Miguel Ribeiro, Presidente da SAD do Famalicão
SEMINÁRIO III – O Desporto na sociedade e na vida de cada pessoa | Professor Doutor Jorge Bento
SEMINÁRIO IV – O Desporto e a Televisão | Hugo Gilberto, jornalista e subdiretor da RTP
SEMINÁRIO V – Os desafios de um clube eclético | Alexandrina Cruz, presidente do Rio Ave F. C.
SEMINÁRIO VI – O Desporto e a Rádio | João Ricardo Pateiro, jornalista TSF.
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Bruno Prata
Jornalista
Foi jornalista no jornal O Jogo, jornal Expresso e integrou o grupo de jornalistas que criou, o Público. Foi ainda editor do Desporto e Redator Principal no Público. Colabora na Rádio TSF e na RTP. Passou a colaborar com o Record com a página de opinião “Ludopédio”. Foi co-autor da Crónica de Ouro do Futebol Português. Publicou textos em diversos jornais europeus, principalmente no diário espanhol El País.
José Miguel Sampaio Nora
Advogado e Consultor
Advogado, Consultor e Arbitro da Comissão Arbitral Paritária da LPFP/SJPF. Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Direito Desportivo.
Miguel Ribeiro
Advogado
Licenciatura em Direito. Presidente da SAD do Futebol Clube de Famalicão. Director Geral do Rio Ave F.C. (2011-2018). Assessor do Presidente do Marítimo da Madeira Futebol SAD (2010-2011). Advogado e Diretor Desportivo do Varzim Sport Clube (2006-2010).
João Paulo Meneses
Jornalista, doutorado e docente de comunicação
Jornalista há 30 anos, docente em cursos de comunicação há 20. Trabalhou em mais de uma dezena de órgãos de comunicação social. Esteve 25 anos na TSF. Colabora regularmente com a imprensa de língua portuguesa e inglesa de Macau. Lecionou em mestrados e pós-graduação do ISCSP/Lisboa e Universidade de Vigo, onde se doutorou em Comunicação.
Candidatura
O processo de candidatura é instruído com os seguintes documentos:
Certificado de habilitações com grau superior de licenciatura ou equivalente
Documento de Identificação (cartão de cidadão ou passaporte)
Curriculum Vitae (modelo europeu)
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Nota: Toda a informação constante no Curriculum Vitae deve ser fundamentada em documentação oficial.
Nota: O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Investimento
Candidatura: 100€
Matrícula: 150€
Seguro: 35€
Propina (8 Meses): 8 x 125€ (Novo preço com o valor total de 1.000€)
Diploma de Curso de Pós-Graduação: 100€
Descontos
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
Dotar os alunos com saberes práticos que lhes permitam ter um alto rendimento nas organizações desportivas.
Capacidade máxima na gestão eficiente das Direções na conquista dos objetivos de cada oraganização.
Dominar as melhores ferramentas e estratégias de Marketing e de Comunicação.
João Eduardo Gurgel
3 de maio, 2023
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"Esta pós-graduação é de grande valia a quem tem interesse em trabalhar dentro do desporto, pois aborda de tudo um pouco o que acontece na parte externa dos relvados e das quadras. Além disso, a principal vertente foi o networking feito com professores, extremamente competente e de altíssimo nível, e com os colegas dentro da sala de aula, que irei de levar para a vida".
Parceria
Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.
João Eduardo Gurgel
3 de maio, 2023"Esta pós-graduação é de grande valia a quem tem interesse em trabalhar dentro do desporto, pois aborda de tudo um pouco o que acontece na parte externa dos relvados e das quadras. Além disso, a principal vertente foi o networking feito com professores, extremamente competente e de altíssimo nível, e com os colegas dentro da sala de aula, que irei de levar para a vida".