30 ECTS 148 Horas B-Learning Quartas 18h30-22h30 Porto 25 vagas

Gestão, Comunicação e Marketing em Desporto

Bruno Prata
Coordenador:
Bruno Prata
Tipo de curso:
Pós-graduação
Categoria:
Desporto
Data de Início:
27 de novembro, 2024
Gestão, Comunicação e Marketing em Desporto
Os clubes desportivos, em geral, necessitam de quadros técnicos, com conhecimentos avançados nas áreas da gestão, da comunicação e do marketing. Se é certo que isto já acontece com os principais clubes, a grande maioria ainda precisa de dar este passo. Com esta pós-graduação pretende-se formar quadros que respondam com elevado desempenho profissional às necessidades dos clubes. Quadros profissionais que facilitem a gestão eficiente das Direções na conquista dos objetivos de cada clube.


Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos. Pretende-se com a combinação de distintas abordagens metodológicas que o Estudante participe de forma ativa no decorrer das aulas. Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.


Aulas
Este curso tem a duração de oito meses, em B-Learning, agrega 148 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.

Objetivos
  • Fornecer conhecimentos avançados numa lógica de saber-fazer que permitam aos formandos desempenhar funções com elevada competência e rentabilidade.
  • Além da parte teórica, partilhar experiências atuais e inovadoras de interesse para os clubes.

Destinatários
  • Profissionais de clubes que pretendam melhorar conhecimentos nas áreas da gestão, da comunicação e do marketing.
  • Licenciados na área do desporto.
  • Licenciados nas áreas das ciências sociais que admitam exercer funções especializadas em clubes desportivos.
  • Outros interessados.

Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e o desenvolvimento de um projeto no final do curso e defendido em aula. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 13 valores; bom, de 14 a 15 valores; muito bom, de 16 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores. A avaliação é determinada em função do número de ECTS.


Duração e ECTS
Este curso tem a duração de oito meses, em B-Learning, agrega 148 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.


ECTS
ECTS (European Credit Transfer Accumulation System) é o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Todas as ofertas formativas têm associadas a cada unidade curricular, um determinado número de ECTS. Saiba mais aqui.
  • Concetualização teórica / científica e prática
  • Elementos da história da comunicação organizacional
  • Da comunicação analógica à comunicação 360º
  • Comunicação das Organizações/Clubes
  • Comunicação mediática, digital e por meios próprios
  • Da comunicação interna à externa
  • Como elaborar e vantagens de um plano de comunicação de um clube
  • Como organizar e funções de um gabinete de comunicação num clube
  • Técnicas de entrevistas e elaboração de mensagens. Mensagem e imagem num clube
  • Como deve um clube lidar com os jornalistas?
  • Caso prático: O que querem os jornalistas de um clube e o que podem fazer por ele, cumprindo o Código Deontológico a que estão sujeitos
Bruno Prata

Bruno Prata

Jornalista

Foi jornalista no jornal O Jogo, jornal Expresso e integrou o grupo de jornalistas que criou, o Público. Foi ainda editor do Desporto e  Redator Principal no Público. Colabora na Rádio TSF e na RTP. Passou a colaborar com o Record com a página de opinião “Ludopédio”. Foi co-autor da Crónica de Ouro do Futebol Português. Publicou textos em diversos jornais europeus, principalmente no diário espanhol El País.

Miguel Sampaio Nora

José Miguel Sampaio Nora

Advogado e Consultor

Advogado, Consultor e Arbitro da Comissão Arbitral Paritária da LPFP/SJPF. Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Direito Desportivo.

Miguel Ribeiro

Miguel Ribeiro

Advogado

Licenciatura em Direito. Presidente da SAD do Futebol Clube de Famalicão. Director Geral do Rio Ave F.C. (2011-2018). Assessor do Presidente do Marítimo da Madeira Futebol SAD (2010-2011). Advogado e Diretor Desportivo do Varzim Sport Clube (2006-2010).

João Paulo Meneses

João Paulo Meneses

Jornalista, doutorado e docente de comunicação

Jornalista há 30 anos, docente em cursos de comunicação há 20. Trabalhou em mais de uma dezena de órgãos de comunicação social. Esteve 25 anos na TSF. Colabora regularmente com a imprensa de língua portuguesa e inglesa de Macau. Lecionou em mestrados e pós-graduação do ISCSP/Lisboa e Universidade de Vigo, onde se doutorou em Comunicação.

Candidatura

O processo de candidatura é instruído com os seguintes documentos:
  • Certificado de habilitações com grau superior de licenciatura ou equivalente
  • Documento de Identificação (cartão de cidadão ou passaporte)
  • Curriculum Vitae (modelo europeu)
  • Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Nota: Toda a informação constante no Curriculum Vitae deve ser fundamentada em documentação oficial.
Nota: O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).



Investimento
  • Candidatura: 100€
  • Matrícula: 150€
  • Seguro: 35€
  • Propina (8 Meses): 8 x 125€ (Novo preço com o valor total de 1.000€)
  • Diploma de Curso de Pós-Graduação: 100€

Descontos
  • Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
  • Dotar os alunos com saberes práticos que lhes permitam ter um alto rendimento nas organizações desportivas.
  • Capacidade máxima na gestão eficiente das Direções na conquista dos objetivos de cada oraganização.
  • Dominar as melhores ferramentas e estratégias de Marketing e de Comunicação.
  • João Eduardo Gurgel

    João Eduardo Gurgel

    3 de maio, 2023

    "Esta pós-graduação é de grande valia a quem tem interesse em trabalhar dentro do desporto, pois aborda de tudo um pouco o que acontece na parte externa dos relvados e das quadras. Além disso, a principal vertente foi o networking feito com professores, extremamente competente e de altíssimo nível, e com os colegas dentro da sala de aula, que irei de levar para a vida".

Parceria

ESEF

Candidatura

Li e aceito os termos da Política de Privacidade

Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.