30 ECTS 153 Horas B-Learning Sextas 18h30-22h30 Porto 25 vagas

Comunicação e Marketing Municipal

Luís Paulo Rodrigues
Coordenador:
Luís Paulo Rodrigues
Tipo de curso:
Pós-graduação
Categoria:
Comunicação
Data de Início:
29 de novembro, 2024
Comunicação e Marketing Municipal
A comunicação e o marketing municipal são determinantes para o êxito das lideranças e para a afirmação dos territórios no espaço público global. Exigem conhecimentos e saber-fazer específicos que se desenvolveram ao longo dos últimos 60 anos.

A comunicação constitui um pilar essencial das lideranças municipais no desenvolvimento da sua missão quotidiana, sendo fundamental na relação dos municípios com uma variedade de públicos distintos, cada um deles com as suas próprias necessidades, interesses e expetativas em relação aos serviços públicos e à qualidade de vida da população.

Cabe ao marketing compreender e atender às necessidades e preocupações desses diferentes grupos sociais, enquanto a comunicação produz a informação e os conteúdos essenciais para uma gestão municipal eficaz e inclusiva.


Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos. Pretende-se com a combinação de distintas abordagens metodológicas que o Estudante participe de forma ativa no decorrer das aulas. Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.


Aulas
Este curso tem a duração de sete meses, em B-Learning, agrega 153 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.


Objetivos
  • Contribuir para que a comunicação municipal seja cada vez mais eficiente
  • Ter capacidade de afirmação de cada Município e Território
  • Divulgar as notícias da Câmara Municipal
  • Reforçar os conhecimentos práticas sobre a comunicação digital nas redes sociais
  • Reforçar a capacidade técnica, o saber-fazer, a visão e a estratégia de quem faz comunicação municipal
  • Garantir um emprego desafiador e de qualidade
  • Possibilitar equivalências a diversas unidades curriculares do mestrado

Destinatários
  • Aos vereadores e outros responsáveis políticos com responsabilidades diretas nestas áreas
  • Aos de técnicos de comunicação, de marketing, de turismo, de relações públicas, protocolo e de organização de eventos
  • Aos jovens que aspiram exercer funções em instituições ligadas ao poder autárquico numa profissão que é um grande desafio
  • A todos os licenciados em marketing, comunicação e jornalismo que tenham interesse em adquirir novos conhecimentos e ferramentas profissionais na área específica da comunicação municipal.

Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e o desenvolvimento de um projeto no final do curso e defendido em aula. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 13 valores; bom, de 14 a 15 valores; muito bom, de 16 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores. A avaliação é determinada em função do número de ECTS.

Duração e ECTS
Este curso tem a duração de oito meses, em B-Learning, agrega 156 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.

ECTS
ECTS (European Credit Transfer Accumulation System) é o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Todas as ofertas formativas têm associadas a cada unidade curricular, um determinado número de ECTS. Saiba mais aqui.
  • Principais conceitos e teorias da comunicação a partir de investigadores como Jakobson, Watzalawick, Morin, Wolton e Canel.
  • As funções e técnicas da comunicação.
  • Os desafios e as tendências da comunicação na atualidade: Big data, Storytelling, mensagem, imagem, emoções, neuro-comunicação e comunicação interna.
  • Comunicação empresarial, organizacional e municipal.
  • Análise de casos práticos de storytelling.
AS ESPECIFICIDADES DA COMUNICAÇÃO DOS GOVERNOS FACE À COMUNICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
2 ECTS
Luís Paulo Rodrigues

Luís Paulo Rodrigues

Consultor de Comunicação

Licenciado em Ciências da Comunicação e da Cultura, no ramo Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas, pela Universidade Lusófona do Porto. Tem vasta experiência como profissional de comunicação. Autor do livro “Comunicação – Riscos e Oportunidades” (Media XXI, 2016). Foi jornalista, nomeadamente nas redações de "O Comércio do Porto" e do "Público”, tornando-se especialista em questões municipais. Dirigiu a comunicação do Município de Vila Nova de Famalicão durante mais de uma década. É consultor de comunicação há mais de 20 anos.

Custódio Oliveira

Custódio Oliveira

Consultor e Doutorado em Comunicação

Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 40 anos de experiência.

Carlos Alberto Cardoso

Carlos Alberto Cardoso

Produtor e Especialista em Realização Audiovisual

Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, com especialização em Produção e Realização Audiovisual. É co-fundador da agência de comunicação H2com. É consultor de Comunicação e especialista em Marketing Político. É criador de imagem, com vários prémios na área. Mais de 20 anos de experiência em assessoria de comunicação. Assistente no Parlamento Europeu desde janeiro de 2019.

Leonor Ferreira

Leonor Ferreira

Jornalista na TSF Rádio Notícias

Jornalista da TSF há mais de 30 anos. Foi durante 5 anos Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas.
Colaborou com vários órgãos de comunicação social. Docente universitária

Gabriela Marques

Gabriela Marques

Formada em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP de Lisboa, Master pelo ISCTE.

Exerce funções na divisão de financiamento da Câmara Municipal do Porto. Durante 16 anos esteve ao serviço da Câmara Municipal de Lisboa. Reúne mais de 20 anos de experiência na administração pública.

Elói Gouveia Santos

Elói Gouveia Santos

Coordenador de comunicação empresarial

Com formação em Assessoria, Marketing e Relações Públicas, atualmente é coordenador de Comunicação Empresarial. Já desempenhou funções como Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem e como responsável de Comunicação e Marketing. Na assessoria esteve quase meia década. Profissional de comunicação há mais de 15 anos.

Joana Seixas Pereira

Joana Seixas Pereira

Diretora de Comunicação

Mestre em Marketing pela Escola Superior de Ciências Empresariais (IPVC) com um projeto desenvolvido na área do Content Marketing. Começou o percurso profissional no jornalismo e na organização de eventos, tendo mais tarde assumido a direção de marketing numa instituição de ensino superior onde, nos últimos anos, desempenhou funções como Subdiretora.

Anabela Maganinho

Anabela Maganinho

Técnica de Comunicação

Formada em Comunicação pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, de Vila Nova de Gaia, Master pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Participou em diversos projetos e colaborou com órgãos de comunicação. Desempenhou funções como responsável de Comunicação e Imagem.

Candidatura

O processo de candidatura é instruído com os seguintes documentos:
  • Certificado de habilitações com grau superior de licenciatura ou equivalente
  • Documento de Identificação (cartão de cidadão ou passaporte)
  • Curriculum Vitae (modelo europeu)
  • Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Nota: Toda a informação constante no Curriculum Vitae deve ser fundamentada em documentação oficial.
Nota: O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).



Investimento
  • Candidatura: 100€
  • Matrícula: 150€
  • Seguro: 35€
  • Propina (8 Meses): 8 x 125€ (Novo preço com o valor total de 1.000€)
  • Diploma de Curso de Pós-Graduação: 100€

Descontos
  • Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto* no valor da propina.
  • *Os descontos não são acumuláveis com outras promoções ou outros descontos.
Saberes e Competências
  • Contribuir para que a comunicação municipal seja cada vez mais eficiente.
  • Capacidade de afirmação de cada Município e Território.
  • Divulgação das notícias da Câmara Municipal.
  • Concretizar a famosa ideia do Presidente da Câmara de Metz de que “Gerir é Comunicar”.
  • Reforçar os conhecimentos práticas sobre a comunicação digital nas redes sociais.
  • Reforçar a capacidade técnica, o saber fazer, a visão e a estratégia de quem faz comunicação municipal.
  • Garantir um emprego desafiador e de qualidade.
  • Maria João Baptista

    Maria João Baptista

    8 de maio, 2023

    "Curso Técnico em Comunicação e Marketing Municipal é uma mais-valia para o desempenho da minha atividade profissional. Tem contribuído para consolidar conhecimentos, adquirir novas competências, compreender melhor, otimizar ferramentas de trabalho e encontrar as melhores e mais eficientes soluções face aos permanentes desafios da contemporaneidade no domínio municipal."

  • Emanuel Baleizão

    Emanuel Baleizão

    3 de maio, 2023

    "Formação de excelência alicerçada em conhecimento, inovação, análise e partilha. Garantia de melhoria de conhecimentos e capacidades profissionais que nos elevam para outro patamar de estrutura e interligação entre a Comunicação e Marketing, duas forças motrizes da sociedade atual e vindouras. Quadro de formadores de reconhecida competência e méritos. Recomendo convictamente."

  • Célia Domingues

    Célia Domingues

    3 de maio, 2023

    "Na Escola de Jornalismo do Porto, no Curso Técnico, pude encontrar docentes com experiência nas áreas de trabalho, o que na minha opinião dá outra forma ao Ensino. Uma coisa é o “saber por ir fazendo” outra é “aprender a fazer melhor”. Foi o meu caso e sou grata a esta escola. Destaco também os excelentes colegas de turma que conheci. "

Parceria

IEES

Candidatura

Li e aceito os termos da Política de Privacidade

Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.