A comunicação e o marketing municipal são determinantes para o êxito das lideranças e para a afirmação dos territórios no espaço público global. Exigem conhecimentos e saber-fazer específicos que se desenvolveram ao longo dos últimos 60 anos.
A comunicação constitui um pilar essencial das lideranças municipais no desenvolvimento da sua missão quotidiana, sendo fundamental na relação dos municípios com uma variedade de públicos distintos, cada um deles com as suas próprias necessidades, interesses e expetativas em relação aos serviços públicos e à qualidade de vida da população.
Cabe ao marketing compreender e atender às necessidades e preocupações desses diferentes grupos sociais, enquanto a comunicação produz a informação e os conteúdos essenciais para uma gestão municipal eficaz e inclusiva.
Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos. Pretende-se com a combinação de distintas abordagens metodológicas que o Estudante participe de forma ativa no decorrer das aulas. Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.
Aulas
Este curso tem a duração de sete meses, em B-Learning, agrega 153 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.
Objetivos
Contribuir para que a comunicação municipal seja cada vez mais eficiente
Ter capacidade de afirmação de cada Município e Território
Divulgar as notícias da Câmara Municipal
Reforçar os conhecimentos práticas sobre a comunicação digital nas redes sociais
Reforçar a capacidade técnica, o saber-fazer, a visão e a estratégia de quem faz comunicação municipal
Garantir um emprego desafiador e de qualidade
Possibilitar equivalências a diversas unidades curriculares do mestrado
Destinatários
Aos vereadores e outros responsáveis políticos com responsabilidades diretas nestas áreas
Aos de técnicos de comunicação, de marketing, de turismo, de relações públicas, protocolo e de organização de eventos
Aos jovens que aspiram exercer funções em instituições ligadas ao poder autárquico numa profissão que é um grande desafio
A todos os licenciados em marketing, comunicação e jornalismo que tenham interesse em adquirir novos conhecimentos e ferramentas profissionais na área específica da comunicação municipal.
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e o desenvolvimento de um projeto no final do curso e defendido em aula. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 13 valores; bom, de 14 a 15 valores; muito bom, de 16 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores. A avaliação é determinada em função do número de ECTS.
Duração e ECTS
Este curso tem a duração de oito meses, em B-Learning, agrega 156 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.
ECTS
ECTS (European Credit Transfer Accumulation System) é o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Todas as ofertas formativas têm associadas a cada unidade curricular, um determinado número de ECTS. Saiba mais aqui.
Principais conceitos e teorias da comunicação a partir de investigadores como Jakobson, Watzalawick, Morin, Wolton e Canel.
As funções e técnicas da comunicação.
Os desafios e as tendências da comunicação na atualidade: Big data, Storytelling, mensagem, imagem, emoções, neuro-comunicação e comunicação interna.
Comunicação empresarial, organizacional e municipal.
Análise de casos práticos de storytelling.
A comunicação na história humana.
A ciência da comunicação numa perspetiva histórica.
A história da comunicação em Portugal.
A história da comunicação na Europa.
A história da comunicação municipal em Portugal e na Europa.
Tony Puig Picard e a perspetiva histórica da comunicação em Barcelona.
Análise de casos práticos Montpellier, Barcelona, Oeiras, Famalicão e Porto, numa perspetiva histórica.
Os princípios éticos da comunicação.
Comunicação, propaganda, publicidade e marketing.
As lideranças sólidas e as imagens políticas duradouras com base na autenticidade e coerência.
A coerência como princípio-chave da credibilidade e confiança.
O papel da comunicação e do marketing (citymarketing) na criação de uma imagem credível do Município e da Câmara.
O papel da comunicação na afirmação da liderança municipal.
Análise de casos práticos: Barcelona, Bilbau, Montpellier, Óbidos e Montalegre.
A integração ou lugar da comunicação na organização municipal.
O Município e os seus públicos.
As funções em concreto de um Gabinete de Comunicação.
A comunicação planeia-se e gere-se para conquistar objetivos.
A visão e missão como pilares de planeamento.
Os Eixos Estratégicos do Município e a Comunicação.
A Comunicação Municipal é política ou técnica?
Caso prático: Elaboração de um organograma da comunicação na estrutura de um município de média dimensão e respetivas funções.
Noção de planeamento e as vantagens do plano – a comunicação uma atividade planificável e gerível.
As estratégias de comunicação e a planificação estratégica
As etapas essenciais do Plano
Diagnóstico - Investigação inicial (organização municipal, munícipes e opinião pública em geral; sistema mediático local, regional e nacional; meios digitais e redes sociais…)
Objetivos estratégicos integrantes dos objetivos municipais, objetivos instrumentais, objetivos de curto, médio e longo prazo);
Meios e recursos disponíveis para a comunicação e o marketing;
Programação de meios, ações e eventos comunicacionais.
Modelo e normas de controlo e avaliação
Caso prático: elaboração de um plano estratégico de comunicação de um município de média dimensão.
Introdução ao Marketing (Philip Kotler).
O marketing municipal.
O citymarketing.
Marketing de serviços locais.
Marketing dos bens municipais.
Marketing institucional.
Marketing político municipal.
A planificação do marketing municipal.
Quem são os jornalistas e a sua ontologia profissional.
As relações com os jornalistas e com os media.
Como funcionam e quais os objetivos dos órgãos de comunicação social na atualidade: jornais, rádios e televisões.
As bases de dados dos media e dos jornalistas imprescindíveis para a comunicação.
Quando temos uma mensagem a difundir: meios a utilizar, melhores dias e horas, forma (eventos comunicacionais).
O press release mais eficiente. Como se elabora e dissemina? (escrito, imagem e audiovisual).
A comunicação municipal vista por um jornalista
Caso prático: elaboração de vários press release.
Diferenças e semelhanças entre a comunicação por meios analógicos e a comunicação digital.
Os formatos integrados de publicidade online.
O e-mail marketing.
O web site.
Os blogs.
Os microblogs.
Como utilizar com eficiência cada uma das redes sociais.
O papel das redes sociais no espaço mediático contemporâneo.
Os utilizadores das redes sociais; perfil e caraterísticas base.
Eficiência da publicidade digital – Os vários meios.
Caso prático: simulação da utilização das redes com imagens vídeos e textos.
Modelos e conceitos de gestão dos anos 80 até ao presente.
O modelo de gestão inteligente.
A comunicação interna como meio essencial da gestão inteligente.
A comunicação interna como fator de consolidação das lideranças técnicas e políticas.
Interação multissectorial, trabalho colaborativo e comunicação interna.
Intranet.
Outros meios e metodologias de comunicação interna.
Caso prático: planear a comunicação interna numa Câmara Municipal de média dimensão e traçar as bases da gestão inteligente.
O papel da comunicação na base das decisões políticas, pessoais e organizacionais.
O papel da comunicação e do citymarketing na promoção dos territórios e dos produtos turísticos.
A comunicação na afirmação das lideranças políticas municipais.
Análise de casos práticos: Metro do Porto, Autoestrada Porto-Famalicão.
Conceitos de conflito e crise.
A comunicação como elemento da crise.
Conflito e crises como risco e oportunidade.
Tipologias de conflitos e de crises.
Fases dos conflitos e das crises.
Preparação (recenseamento, check list).
Gabinete de Crise.
A relação com o sistema mediático sobre uma situação de crise.
As doze estratégias de comunicação de crise.
A internet e as crises.
Casos práticos: elaborar plano de atuação perante uma crise numa câmara municipal.
Conceito de Opinião Pública. Existe opinião pública concelhia?
Conceito de Sondagens.
Teorias da influência da comunicação política na Opinião Pública.
Como estudar a opinião públicas. Outras técnicas além das sondagens.
Como elaborar um inquérito para uma sondagem. As fases da sondagem e os dados objetivos que a sondagem nos garante.
Como ler e compreender uma sondagem, tirando proveito para a gestão municipal.
Casos práticos: Elaborar um inquérito para uma sondagem. Analisar uma sondagem do Centro de Investigaciones Sociológicas.
A comunicação 360º como principal tendência da comunicação contemporânea.
Conceito de comunicação 360º.
A comunicação Interna no âmbito da 360º.
Estratégias de comunicação 360º.
Meios analógicos e meios digitais
Comunicação constante e permanente.
Comunicação e Relações Públicas
Comunicação e organização de eventos
Comunicação e protocolo.
Comunicação
Caso prático: elaborar um plano na ótica da comunicação 360º.
AS ESPECIFICIDADES DA COMUNICAÇÃO DOS GOVERNOS FACE À COMUNICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
2 ECTS
Semelhanças e diferenças entre a comunicação dos governos e a comunicação municipal.
A comunicação do governo do Reino Unido – principais especificidades.
A comunicação na administração presidencial Americana.
A comunicação do governo português.
A comunicação nos municípios portugueses (pequeno, médio e grande)
Relações Públicas, Organização de Eventos e Protocolo
Caso prático: análise à comunicação na Câmara Municipal do Porto.
A comunicação municipal é obrigatória nos termos da Constituição e da Lei.
A eficácia das decisões municipais obriga á sua publicitação.
A Lei das Autarquias e a Comunicação (Lei 75/2013 de 12 de setembro).
A Lei de Imprensa (Lei 2/99 de 13 de janeiro), que regula o direito de resposta).
A Lei das Sondagens (Lei 10/2011 de 21 de janeiro).
Caso prático: análise a artigos concretos de cada uma das Leis).
Conceitos modernos de marketing e de publicidade.
Publicidade digital e marketing digital.
Estratégias de marketing.
O Marketing no processo de resposta às necessidades e expetativas dos munícipes.
Princípios de marketing.
Técnicas de segmentação.
Marketing Misto.
Buzz marketing.
Marketing viral.
Plano de Marketing.
Medir o retorno nas campanhas de marketing.
Caso prático: elaborar os tópicos de um plano de marketing municipal.
Hoje os públicos não querem ler, primeiro querem ver e depois ouvir. Ou a força do audiovisual.
As caraterísticas da mensagem eficiente.
Conceito de mensagem.
A mensagem como slogan político.
Conceito de imagem.
Imagem: da fotografia ao vídeo.
As redes sociais e os vídeos.
A imagem e as marcas
A marca cidade, a marca concelho e a marca do território.
Caso prático: análise de vídeos virais de municipais.
Conceitos de discurso e de falar em público.
Principais técnicas.
Os gestos, a expressão corporal e o discurso.
Tipologias de discurso.
Como escrever um discurso.
O valor das palavras e da expressão num discurso.
O discurso e a liderança.
O discurso como pilar do poder.
Workshop de media training (4 horas).
Teoria da Comunicação de Dominique Wolton.
Comunicação não é propaganda.
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
OS JORNALISTAS NA REDAÇÃO DE UM JORNAL E OS GABINETES DE COMUNICAÇÃO COMO FONTES DE INFORMAÇÃO
O seminário será orientado por um jornalista de um jornal nacional
A RÁDIO E AS NOTÍCIAS DE UM MUNICÍPIO
O seminário será orientado por um jornalista de uma radio nacional
A TELEVISÃO E AS CÂMARAS MUNICIPAIS
O seminário será orientado por um jornalista da LUSA
A AGÊNCIA LUSA E OS GABINETES DE COMUNICAÇÃO MUNICIPAL
O seminário será orientado por um jornalista da RTP
COMO UM MUNICÍPIO E TERRITÓRIO SE AFIRMA ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO E DA CULTURA – O CASO DE PAREDES DE COURA
O seminário será orientado por um Presidente de Câmara
DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL EM PORTUGAL E ESPANHA
O seminário será orientado por um Presidente de Câmara Espanhol
Luís Paulo Rodrigues
Consultor de Comunicação
Licenciado em Ciências da Comunicação e da Cultura, no ramo Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas, pela Universidade Lusófona do Porto. Tem vasta experiência como profissional de comunicação. Autor do livro “Comunicação – Riscos e Oportunidades” (Media XXI, 2016). Foi jornalista, nomeadamente nas redações de "O Comércio do Porto" e do "Público”, tornando-se especialista em questões municipais. Dirigiu a comunicação do Município de Vila Nova de Famalicão durante mais de uma década. É consultor de comunicação há mais de 20 anos.
Custódio Oliveira
Consultor e Doutorado em Comunicação
Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 40 anos de experiência.
Carlos Alberto Cardoso
Produtor e Especialista em Realização Audiovisual
Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, com especialização em Produção e Realização Audiovisual. É co-fundador da agência de comunicação H2com. É consultor de Comunicação e especialista em Marketing Político. É criador de imagem, com vários prémios na área. Mais de 20 anos de experiência em assessoria de comunicação. Assistente no Parlamento Europeu desde janeiro de 2019.
Leonor Ferreira
Jornalista na TSF Rádio Notícias
Jornalista da TSF há mais de 30 anos. Foi durante 5 anos Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas.
Colaborou com vários órgãos de comunicação social. Docente universitária
Gabriela Marques
Formada em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP de Lisboa, Master pelo ISCTE.
Exerce funções na divisão de financiamento da Câmara Municipal do Porto. Durante 16 anos esteve ao serviço da Câmara Municipal de Lisboa. Reúne mais de 20 anos de experiência na administração pública.
Elói Gouveia Santos
Coordenador de comunicação empresarial
Com formação em Assessoria, Marketing e Relações Públicas, atualmente é coordenador de Comunicação Empresarial. Já desempenhou funções como Coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem e como responsável de Comunicação e Marketing. Na assessoria esteve quase meia década. Profissional de comunicação há mais de 15 anos.
Joana Seixas Pereira
Diretora de Comunicação
Mestre em Marketing pela Escola Superior de Ciências Empresariais (IPVC) com um projeto desenvolvido na área do Content Marketing. Começou o percurso profissional no jornalismo e na organização de eventos, tendo mais tarde assumido a direção de marketing numa instituição de ensino superior onde, nos últimos anos, desempenhou funções como Subdiretora.
Anabela Maganinho
Técnica de Comunicação
Formada em Comunicação pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, de Vila Nova de Gaia, Master pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Participou em diversos projetos e colaborou com órgãos de comunicação. Desempenhou funções como responsável de Comunicação e Imagem.
Candidatura
O processo de candidatura é instruído com os seguintes documentos:
Certificado de habilitações com grau superior de licenciatura ou equivalente
Documento de Identificação (cartão de cidadão ou passaporte)
Curriculum Vitae (modelo europeu)
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Nota: Toda a informação constante no Curriculum Vitae deve ser fundamentada em documentação oficial.
Nota: O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Investimento
Candidatura: 100€
Matrícula: 150€
Seguro: 35€
Propina (8 Meses): 8 x 125€ (Novo preço com o valor total de 1.000€)
Diploma de Curso de Pós-Graduação: 100€
Descontos
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto* no valor da propina.
*Os descontos não são acumuláveis com outras promoções ou outros descontos.
Saberes e Competências
Contribuir para que a comunicação municipal seja cada vez mais eficiente.
Capacidade de afirmação de cada Município e Território.
Divulgação das notícias da Câmara Municipal.
Concretizar a famosa ideia do Presidente da Câmara de Metz de que “Gerir é Comunicar”.
Reforçar os conhecimentos práticas sobre a comunicação digital nas redes sociais.
Reforçar a capacidade técnica, o saber fazer, a visão e a estratégia de quem faz comunicação municipal.
Garantir um emprego desafiador e de qualidade.
Maria João Baptista
8 de maio, 2023
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"O Curso Técnico em Comunicação e Marketing Municipal é uma mais-valia para o desempenho da minha atividade profissional. Tem contribuído para consolidar conhecimentos, adquirir novas competências, compreender melhor, otimizar ferramentas de trabalho e encontrar as melhores e mais eficientes soluções face aos permanentes desafios da contemporaneidade no domínio municipal."
Emanuel Baleizão
3 de maio, 2023
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"Formação de excelência alicerçada em conhecimento, inovação, análise e partilha. Garantia de melhoria de conhecimentos e capacidades profissionais que nos elevam para outro patamar de estrutura e interligação entre a Comunicação e Marketing, duas forças motrizes da sociedade atual e vindouras. Quadro de formadores de reconhecida competência e méritos. Recomendo convictamente."
Célia Domingues
3 de maio, 2023
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"Na Escola de Jornalismo do Porto, no Curso Técnico, pude encontrar docentes com experiência nas áreas de trabalho, o que na minha opinião dá outra forma ao Ensino. Uma coisa é o “saber por ir fazendo” outra é “aprender a fazer melhor”. Foi o meu caso e sou grata a esta escola. Destaco também os excelentes colegas de turma que conheci. "
Parceria
Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.
Maria João Baptista
8 de maio, 2023"O Curso Técnico em Comunicação e Marketing Municipal é uma mais-valia para o desempenho da minha atividade profissional. Tem contribuído para consolidar conhecimentos, adquirir novas competências, compreender melhor, otimizar ferramentas de trabalho e encontrar as melhores e mais eficientes soluções face aos permanentes desafios da contemporaneidade no domínio municipal."
Emanuel Baleizão
3 de maio, 2023"Formação de excelência alicerçada em conhecimento, inovação, análise e partilha. Garantia de melhoria de conhecimentos e capacidades profissionais que nos elevam para outro patamar de estrutura e interligação entre a Comunicação e Marketing, duas forças motrizes da sociedade atual e vindouras. Quadro de formadores de reconhecida competência e méritos. Recomendo convictamente."
Célia Domingues
3 de maio, 2023"Na Escola de Jornalismo do Porto, no Curso Técnico, pude encontrar docentes com experiência nas áreas de trabalho, o que na minha opinião dá outra forma ao Ensino. Uma coisa é o “saber por ir fazendo” outra é “aprender a fazer melhor”. Foi o meu caso e sou grata a esta escola. Destaco também os excelentes colegas de turma que conheci. "