Encerramento do Ano Letivo 2024/2025 na Escola de Jornalismo do Porto
Distinção, Inspiração e Novos Caminhos na Comunicação
21 de julho, 2025
O ano letivo 2024/2025 da Escola de Jornalismo do Porto (ESJ) chegou oficialmente ao fim, no passado dia 8 de julho, com a divulgação das classificações finais.
O momento marcou o encerramento de mais um ciclo académico repleto de desafios, conquistas e crescimento para os estudantes do Curso de Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação Marketing e Relações Públicas, neste que foi o primeiro ano de protocolo estabelecido entre a ESJ e o IEES (Instituto Europeu de Estudos Superiores).
Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, realizaram-se as apresentações dos trabalhos finais, num ambiente dinâmico e exigente – já nas novas instalações que acolhem a Escola –, onde os alunos puderam demonstrar o conhecimento adquirido ao longo do ano. Entre os vários projetos apresentados destacou-se o de Liliana Oliveira, que obteve a nota máxima de 20 valores, atribuída por unanimidade pelo júri. O seu trabalho foi amplamente elogiado pela criatividade, solidez metodológica e pertinência na aplicação prática.
O encerramento do ano foi também ocasião para solicitar testemunhos a alguns dos alunos que terminaram agora o seu percurso na Escola de Jornalismo do Porto e que partilharam as suas experiências com entusiasmo e gratidão.
Para João Pires esta foi uma experiência marcante e reveladora:
«A Comunicação é um Mundo, mas eu apenas conhecia esse Mundo de uma perspetiva: a jornalística. A Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas da Escola de Jornalismo do Porto tinha duas garantias fundamentais: o carimbo de uma escola conceituada e de qualidade e a possibilidade de explorar outros campos da área da Comunicação. Foi muito importante para o meu crescimento profissional, mas, também, pessoal, já que conheci professores e colegas fantásticos de todas as zonas do globo. Realço também, por último, o privilégio de poder ter como coordenador da Pós-Graduação um dos grandes mestres da Comunicação em Portugal: Custódio Oliveira.».
Também Maria Serrano, que frequentou a mesma pós-graduação em regime online, destacou a qualidade da formação e o impacto positivo que teve na sua vida profissional e pessoal:
«Frequentar a Pós-Graduação em Assessoria, Comunicação, Marketing e Relações Públicas foi, sem dúvida, uma decisão acertada! Participei sempre em regime online, o que me permitiu conciliar esta aventura académica com o caos organizado da vida profissional e pessoal. Entre e-mails, Zooms, deadlines (e muitos cafés), fui encontrando não só conhecimento técnico e estratégico, mas também inspiração. Aprendi com docentes que dominam a arte de comunicar com clareza e paixão, e com colegas que, mesmo à distância, conseguiram criar laços que atravessaram rios e ecrãs.
Sinto, com toda a certeza, que hoje sou uma melhor profissional. Esta pós-graduação deu-me ferramentas práticas, espírito crítico e uma nova forma de pensar a comunicação, com mais estratégia, mais sensibilidade e, claro, mais empatia.».
Com o encerramento do ano letivo, a Escola de Jornalismo do Porto reafirma a sua missão de transmitir conhecimentos atualizados e práticos aos profissionais que interagem com o mundo da Comunicação.
As inscrições para o próximo ano letivo continuam a decorrer dentro do prazo das candidaturas disponível em esj.pt.