Comunicação, Marketing Digital e Inteligência Artificial
Coordenador:
Joana Seixas Pereira
Tipo de curso:
Pós-graduação
Categoria:
Marketing Digital
Data de Início:
6 de outubro, 2025
Num mundo cada vez mais rápido, exigente e em constante evolução digital, os profissionais devem estar preparados para utilizar as ferramentas e estratégias inovadoras para atuar de forma eficaz no mercado.
Esta Pós-Graduação oferece uma abordagem integrada e multidisciplinar, unindo comunicação, marketing digital, inteligência artificial e análise de dados. O curso foi desenhado para proporcionar uma aprendizagem prático e direto, capacitando os alunos para desenvolver soluções criativas e eficientes para enfrentar os desafios da transformação digital.
Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos. Pretende-se com a combinação de distintas abordagens metodológicas que o Estudante participe de forma ativa no decorrer das aulas. Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.
Aulas
Este curso tem a duração de sete meses, em sistema de ensino Híbrido (presencial e/ou totalmente à distância), agrega 129 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.
Objetivos
Proporcionar aos alunos uma visão 360º da comunicação e das oportunidades e desafios que as organizações enfrentam na era digital.
Capacitar os alunos de ferramentas para aplicação de estratégias eficazes, incluindo marketing de conteúdo, SEO, e-commerce e social media.
Desenvolver competências práticas para análise de dados e uso de ferramentas de Big Data e Inteligência Artificial, com foco na personalização e eficiência das campanhas digitais.
Fomentar a inovação e a criatividade na comunicação digital, permitindo que os alunos construam soluções personalizadas para marcas e empresas no espaço digital.
Destinatários
A pós-graduação destina-se especialmente:
Profissionais de qualquer sector de atividade que pretendam obter conhecimentos e competências em Comunicação e Marketing Digital, Inovação, Inteligência Artificial, Big Data, etc.
Empresários e Empreendedores que pretendam aumentar e/ou melhorar a presença e performance online.
Técnicos de Marketing, comércio eletrónico, gestão de clientes, outros negócios.
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e o desenvolvimento de um projeto no final do curso e defendido em aula. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 13 valores; bom, de 14 a 15 valores; muito bom, de 16 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores. A avaliação é determinada em função do número de ECTS.
Duração e ECTS
Este curso tem a duração de sete meses, em regime de b-learning. Agrega 118 horas letivas, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.
ECTS
ECTS (European Credit Transfer Accumulation System) é o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Todas as ofertas formativas têm associadas a cada unidade curricular, um determinado número de ECTS. Saiba mais aqui.
Fundamentos e evolução da comunicação e do marketing
Princípios e conceitos fundamentais do marketing digital
Comportamento do consumidor digital
Estratégias integradas de comunicação e marketing
Missão, visão, valores e posicionamento
Construção de identidade e propósito de marca
Identidade visual, estratégia e presença digital
Ecossistema digital: websites, blogs, redes sociais e newsletters
Gestão de redes sociais (Instagram, LinkedIn, TikTok, etc.)
Técnicas de copywriting e storytelling digital
Ferramentas de gestão e produção de conteúdo
Anúncios em redes sociais (Meta Ads, LinkedIn Ads)
Marketing de influência e User Generated Content
Funil de vendas e costumer journey
Estratégias para conversão e fidelização
Estratégias de email marketing e segmentação
Ferramentas de automação
Introdução à gestão de relacionamento com o cliente (CRM)
Integração com campanhas digitais
Indicadores em marketing digital
Ferramentas de análise
Interpretação de dados para tomada de decisão
Modelos de negócio no comércio eletrónico
Principais plataformas de e-commerce
Estratégias para aumentar conversão e retenção
UX, meios de pagamento e logística digital
Fundamentos de IA e Machine Learning
Plataformas de IA, Chatbots e personalização
Ética no uso de IA e impacto no mercado digital
Conceitos de Big Data e os 5 V’s
Recolha e tratamento de dados: redes sociais e websites
Ferramentas para analisar dados (nível introdutório)
GDPR, LGPD e boas práticas de gestão de dados
Seminários
Elaboração e apresentação de um projeto integrado
Joana Seixas Pereira
Coordenadora da Pós-Graduação
Mestre em Marketing pela Escola Superior de Ciências Empresariais (IPVC) com um projeto desenvolvido na área do Content Marketing. Começou o percurso profissional no jornalismo e na organização de eventos, tendo mais tarde assumido a direção de marketing numa instituição de ensino superior onde, nos últimos anos, desempenhou funções como Subdiretora.
Custódio Oliveira
Consultor e Doutorado em Comunicação
Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 40 anos de experiência.
Tiago Pereira
Investigador e Docente
Doutorado em Sistemas e Tecnologias de Informação, em regime de tempo integral na ESTF, tem formação pedagógica em Profissionalização em Serviço, pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, e com vinte anos de docência. Atualmente é coordenador da Licenciatura em Tecnologias e Gestão de Sistemas de Informação da Escola Superior de Tecnologias de Fafe.
Carlos Alberto Cardoso
Produtor e Especialista em Realização Audiovisual
Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, com especialização em Produção e Realização Audiovisual. É co-fundador da agência de comunicação H2com. É consultor de Comunicação e especialista em Marketing Político. É criador de imagem, com vários prémios na área. Mais de 20 anos de experiência em assessoria de comunicação. Assistente no Parlamento Europeu desde janeiro de 2019.
Daniela Costa
Jornalista e Docente
Licenciada em Ciências da Comunicação com pós-graduação em Marketing Digital e Carreira e Bem-Estar. É master em Cultura e Interatividade e doutoranda em Trabalho, Tecnologias e Saúde Mental. Gestora de Comunicação e Marketing e Aprendizagem Coletiva mais de uma década. Atuou na gestão de projetos e de pessoas. Especialista também em Neurociência e Comportamento e em Liderança.
Candidatura
O processo de candidatura é instruído com os seguintes documentos:
Certificado de habilitações com grau superior de licenciatura ou equivalente
Documento de Identificação (cartão de cidadão ou passaporte)
Curriculum Vitae (modelo europeu)
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Nota: Toda a informação constante no Curriculum Vitae deve ser fundamentada em documentação oficial. Podem igualmente ser admitidos não licenciados, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-cientifico da ESTF como atestando capacidade para a sua realização.
Vagas
O número máximo de vagas para a presente edição é a definida na tabela infra. A presente edição funcionará com um mínimo de 15 alunos e um máximo de 25 alunos por curso/pós-graduação.
Prazos
Procedimentos de candidatura:
1ª FASE
Candidaturas - 17 de março a 14 de maio de 2025
Afixação de resultados - 15 de maio de 2025
Reclamações - 16 de maio de 2025
Matrículas - 19 de maio a 2 de junho de 2025
2ª FASE* (vagas sobrantes)
Candidaturas - 15 de maio a 14 de julho de 2025
Resultados - 15 de julho de 2025
Reclamações - 16 de julho de 2025
Matrículas - 17 a 22 de julho de 2025
3ª FASE* (vagas sobrantes)
Candidaturas - 15 de julho a 12 de agosto de 2025
Resultados - 13 de agosto de 2025
Reclamações - 14 de agosto de 2025
Matrículas - 18 a 25 de agosto de 2025
4ª FASE* (vagas sobrantes)
Candidaturas - 13 de agosto a 2 de setembro de 2025
Resultados - 3 de setembro de 2025
Reclamações - 4 de setembro de 2025
Matrículas - 5 a 15 de setembro de 2025
5ª FASE* (vagas sobrantes)
Candidaturas - 3 de setembro a 15 de setembro de 2025
Resultados - 16 de setembro de 2025
Reclamações - 17 de setembro de 2025
Matrículas - 18 a 23 de setembro de 2025
6ª FASE* (vagas sobrantes)
Candidaturas - 16 a 30 de setembro de 2025
Resultados - 1 de outubro de 2025
Reclamações - 2 de outubro de 2025
Matrículas - 3 a 8 de outubro de 2025
7ª FASE* (vagas sobrantes)
Candidaturas - 1 de outubro a 14 de outubro de 2025
Resultados - 15 de outubro de 2025
Reclamações - 16 de outubro de 2025
Matrículas - 17 a 22 de outubro de 2025
8ª FASE* (vagas sobrantes)
Candidaturas - 15 a 23 de outubro de 2025
Resultados - 24 de outubro de 2025
Reclamações - 27 de outubro de 2025
Matrículas - 28 a 31 de outubro de 2025
Investimento
Candidatura: 100€
Matrícula: 150€
Seguro: 35€
Propina (8 Meses): 8 x 250€ (valor total de 2.000€)
Diploma de Curso de Pós-Graduação: 100€
Descontos
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto* no valor da propina.
*Os descontos não são acumuláveis com outras promoções ou outros descontos.
Visão 360º das oportunidades e dos desafios que as organizações e os profissionais enfrentam.
Aplicar estratégias de marketing online.
Apreender conhecimentos teóricos com aplicabilidade prática, encontrando novas soluções.
Dominar as plataformas e prompts na utilização da inteligência artificial.
Gestão e formação em big data.
Teresa Araújo
2 de maio, 2023
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"A pós-graduação em Digital Marketing, permitiu-me expandir na minha área de formação. Ao longo destes meses, e com a ajuda da diretora do curso, que é uma excelente profissional, tornei-me mais segura e confiante no que sou capaz de fazer. É importante termos bons profissionais, aqueles que nos ensinam, a acreditar em nós. O empenho que entregam aos seus alunos é o método diferenciador. Não tenho dúvidas que escolhi bem a instituição, admitindo que me irá enriquecer e prosperar no futuro."
Helena Ribeiro
2 de maio, 2023
Avaliação 4.50 out of 5 based on 1 customer rating
"A frequência nesta pós-graduação tem sido uma experiência enriquecedora. Bom apoio administrativo, conteúdos relevantes abordados por Professores de excelência, inspiradores, que incentivam o desenvolvimento do espírito crítico e fortalecem a criatividade, promovendo sinergias entre o grupo multidisciplinar de alunos para, através da partilha de ideias e experiências, encontrar soluções inovadoras."
Parceria
Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.
Teresa Araújo
2 de maio, 2023"A pós-graduação em Digital Marketing, permitiu-me expandir na minha área de formação. Ao longo destes meses, e com a ajuda da diretora do curso, que é uma excelente profissional, tornei-me mais segura e confiante no que sou capaz de fazer. É importante termos bons profissionais, aqueles que nos ensinam, a acreditar em nós. O empenho que entregam aos seus alunos é o método diferenciador. Não tenho dúvidas que escolhi bem a instituição, admitindo que me irá enriquecer e prosperar no futuro."
Helena Ribeiro
2 de maio, 2023"A frequência nesta pós-graduação tem sido uma experiência enriquecedora. Bom apoio administrativo, conteúdos relevantes abordados por Professores de excelência, inspiradores, que incentivam o desenvolvimento do espírito crítico e fortalecem a criatividade, promovendo sinergias entre o grupo multidisciplinar de alunos para, através da partilha de ideias e experiências, encontrar soluções inovadoras."