Organização e Liderança Campanhas Eleitorais Autárquicas
Coordenador:
Susana de Assunção
Tipo de curso:
Executivo
Categoria:
Comunicação e Marketing
Data de Início:
22 de novembro, 2024
Com um programa prático, inovador e dinâmico e apartidário, com docentes, investigadores experimentados, o Curso Executivo em Gestão de Campanhas Eleitorais é uma formação complementar avançada, centrada no planeamento, controlo e coordenação de campanhas políticas, por forma a garantir que estas correspondam às expectativas dos eleitores contribuindo, assim, para que os seus candidatos, partido ou posição, ganhem eleições.
Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos. Pretende-se com a combinação de distintas abordagens metodológicas que o Estudante participe de forma ativa no decorrer das aulas. Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.
Aulas
As aulas decorrem em formato B-Learning (maior parte do estudo é feito a distância, mas inclui sessões presenciais).
Metodologia
Mais que a teoria privilegia-se a experiência.
Mais que o saber abstrato, importa o saber fazer.
Mais que aprender, interessa compreender as coisas, os fenómenos e os atos vendo todas as dimensões.
Quem compreende é capaz de construir soluções e de ser líder.
Mais que assistir pretende-se a participação proactiva.
Mais que técnicos queremos formar líderes.
Destinatários
Licenciados nas áreas das Ciências Sociais (Comunicação, Relações-Públicas e Marketing e Ciência Política)
Profissionais de Comunicação e Marketing.
Atores e dirigentes políticos e seus assessores, em especial aos que desenvolvem a sua ação nos Municípios.
Voluntários de campanhas que pretendem mudar para a gestão de campanhas.
Confidencialidade
Aos alunos que necessitarem, mediante solicitação por escrito, garantimos a salvaguarda do anonimato e de confidencialidade e proteção de toda a informação facultada pelos mesmos, nomeadamente dados pessoais e/ou dados decorrentes do exercício da sua atividade profissional.
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e o desenvolvimento de um projeto no final do curso e defendido em aula. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 13 valores; bom, de 14 a 15 valores; muito bom, de 16 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores. A avaliação é determinada em função do número de ECTS.
ECTS
ECTS (European Credit Transfer Accumulation System) é o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Todas as ofertas formativas têm associadas a cada unidade curricular, um determinado número de ECTS. Saiba mais aqui.
O Plano Estratégico Eleitoral
Modelos e Fases de Campanhas.
Diagnóstico do Espaço Eleitoral.
Importância e Conteúdos ou Matéria a Diagnosticar.
Meios de Diagnóstico.
Focus Group e Sondagens
Estudos Eleitorais.
Objetivos Estratégicos e Conjunturais.
Organização, Recursos e Meios.
Programação e Avaliação.
Gerir Situações de Crise em Campanha Eleitoral.
SEMINÁRIO: CASO PRÁTICO DE UMA CAMPANHA MUNICIPAL
Análise de uma Campanha Eleitoral Vencedora | Orador Convidado - 3H
Principais Teorias, Modelos e Dimensões de Comunicação e de Marketing Político.
A Interação entre o Sistema Mediático, o Sistema Político e a Opinião Pública.
A Comunicação e o Marketing Digital.
O Plano de Comunicação e de Marketing.
A Mensagem Política e a Teoria de Comunicação por Processos.
PARTE 1. COMUNICAÇÃO 360º
A Comunicação 360º como Principal Tendência da Comunicação Hoje.
Conceito de Comunicação 360º.
Estratégias de Comunicação 360º.
A Interação entre o Sistema Mediático, o Sistema Político e a Opinião Pública.
Meios Analógicos e Meios Digitais.
Comunicação Constante e Permanente.
PARTE 2. COMUNICAÇÃO INTERNA – O ENVOLVIMENTO DOS ATIVOS (MILITANTES) E DOS ELEITORES
A Comunicação Interna na Organização de Campanhas Eleitorais.
Noções Básicas de Relações Públicas na Campanha.
Organização de Eventos.
PARTE 3. COMUNICAÇÃO DIGITAL: CONTEÚDOS, TEMPOS E DINÂMICAS NAS REDES SOCIAIS
O Plano de Comunicação e de Marketing: meios próprios, meios analógicos e digitais.
Design, Lettering e Cores e Logo musical.
Cartazes, Outdoors, Desdobráveis, Revistas ou Jornais, Cartas abertas, etc.
Os Formatos Integrados de Publicidade Online.
O E-mail Marketing.
O Web Site.
Os Blogs e Microblogs.
Como Utilizar com Eficiência cada uma das Redes Sociais.
Os Utilizadores das Redes Sociais: perfil e características base.
Eficiência da Publicidade Digital – os vários meios.
Caso Prático: simulação de utilização das redes com imagens vídeos e textos.
SEMINÁRIO: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Como organizar um evento | Isabel Borges - 3H
PARTE 1. LIDERANÇA/EMOÇÕES DO CANDIDATO
As Emoções na Liderança Política.
A Liderança do Candidato.
PARTE 2. RAZÃO DA DECISÃO DO VOTO
Posição Social e Clivagens.
Processo Causal do Voto.
Diagnóstico do Candidato.
O Candidato: preparação, atributos de imagem, notoriedade e identidade.
Storytelling: diferenciação, fidelização e envolvimento com os eleitores.
Imagem Pessoal vs. Imagem Profissional.
Aconselhamento Vestimentar: Dress Codes.
Regras do Protocolo Vestimentar.
Comunicação Não Verbal: gestos que ajudam vs. gestos que prejudicam.
Gestos como Marca Pessoal de Figuras Públicas.
Imagem em TV/Entrevistas com Câmara ou Fotografia: o que usar e o que evitar.
Análise da Linguagem Não Verbal nos Cartazes das Campanhas Eleitorais: Do’s and Dont’s
Comunicação Não Verbal durante os debates políticos: para onde olhar e o que procurar.
Visionamento, Análise e Discussão de Gravações Televisivas.
PARTE 1. COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL, CONSTRUÇÃO DO DISCURSO E COMO FALAR EM PÚBLICO
Conceitos de Discurso e de Falar em Público.
Principais Técnicas da Comunicação Interpessoal e de Falar em Público.
Os Gestos, a Expressão Corporal e o Discurso.
Tipologias de Discurso.
A Construção do Discurso e a Mensagem.
O Papel da Argumentação e da Expressão Corporal: o valor das palavras e da expressão num discurso.
O Discurso e a Liderança.
O Discurso como Pilar do Poder.
PARTE 2. MEDIA TRAINING: COMO LIDAR COM AS QUESTÕES DOS JORNALISTAS E DOS MEDIA
O que Diferencia e o que se Assemelha nas Entrevistas de Imprensa, de Rádio e de Televisão.
Limitações, Constrangimentos e Mais Valias nas Entrevistas de Imprensa, de Rádio e de Televisão.
Evitar os Ruídos nas Entrevistas Concedidas ao Telefone ou Por Telemóvel.
A Distância de Um a Dois Palmos dos Microfones de Mão e dos Microfones de Lapela.
Cuidados a Ter na Escolha do Cenário da Entrevista (cenários interiores e exteriores).
Como Lidar com os Desafios de uma Entrevista ao Vivo.
Lidar com Questões, Interrupções e Entrevistas Hostis.
Identificar e Evitar “trick questions” (questões com segundas intenções).
Como Manter a Entrevista Centrada numa Mensagem-chave.
Estabelecer Ligação entre os Diferentes Pontos da Mensagem.
Usar Uma ou Duas Expressões que o Jornalista usará como Soundbite.
Visionamento, Análise e Discussão de Notícias (de jornais, de rádio e da TV).
Sessão Prática de Expressão Corporal em Grupo.
Sessão Prática de Media Training Individual e em Grupo.
Centrar a Conversa numa Mensagem-Chave e Desenvolver o seu Argumento e Contra- argumento.
Ter Presentes Dados Estatísticos e Numéricos.
Debate One on One (aluno vs. professor).
Debate em Painel (3 alunos e professor representam 4 partidos diferentes e debatem entre si).
Debate Parlamentar (um contra vários opositores – aluno vs. turma + professor).
Visionamento, Análise e Discussão de gravações televisivas.
NOTA: neste módulo os alunos deverão trazer roupa e calçado confortável
Susana de Assunção
Consultora de Imagem
Formada em Consultoria de Imagem no IDRI, em Paris, exerce a atividade desde 2005. Consultora de imagem, na vertente pessoal e empresarial, tem desempenhado funções na área política.
Custódio Oliveira
Consultor e Doutorado em Comunicação
Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 40 anos de experiência.
Carlos Alberto Cardoso
Produtor e Especialista em Realização Audiovisual
Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, com especialização em Produção e Realização Audiovisual. É co-fundador da agência de comunicação H2com. É consultor de Comunicação e especialista em Marketing Político. É criador de imagem, com vários prémios na área. Mais de 20 anos de experiência em assessoria de comunicação. Assistente no Parlamento Europeu desde janeiro de 2019.
Maria Pereira
Gestão de Marketing e Branding Pessoal
Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing - Porto. Formadora em Marketing e Marketing Digital, Social Media e Neuromarketing. Desenvolve projetos de marketing e comunicação com micro e pequenas empresas através na Pixy Agency.
Gabriela Marques
Formada em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP de Lisboa, Master pelo ISCTE.
Exerce funções na divisão de financiamento da Câmara Municipal do Porto. Durante 16 anos esteve ao serviço da Câmara Municipal de Lisboa. Reúne mais de 20 anos de experiência na administração pública.
Anabela Maganinho
Técnica de Comunicação
Formada em Comunicação pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, de Vila Nova de Gaia, Master pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desempenhou funções como responsável de Comunicação e Imagem.
Candidatura
O processo de candidatura é instruído com os seguintes documentos:
Certificado de habilitações autenticado
Documento de Identificação (cartão de cidadão ou passaporte)
Curriculum Vitae (modelo europeu)
Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Nota: Toda a informação constante no Curriculum Vitae deve ser fundamentada em documentação oficial.
Investimento
Candidatura: 100€
Seguro: 35€
Propina: 750€ (Novo preço)
Certificado: 100 €
Descontos
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto* no valor da propina.
*Os descontos não são acumuláveis com outras promoções ou outros descontos.
Saberes e Competências
Os alunos adquirirão competências e conhecimentos fundamentais para a gestão de campanhas, incluindo os seguintes:
Organizar, desenhar a estratégia e liderar uma campanha eleitoral.
Organizar campanhas eleitorais autárquicas.
Saber utilizar, de modo eficiente, a comunicação e o marketing nas instituições públicas e políticas.
Compreender os sistemas que interagem diretamente com o sistema político.
Saber criar uma plataforma política relevante que atraia os eleitores.
Parceria
Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.