Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas
Coordenador:
Custódio Oliveira
Tipo de curso:
Pós-graduação
Categoria:
Comunicação e Marketing
Data de Início:
26 de novembro, 2024
Um curso que esteve na base de emprego para uns e de maior sucesso profissional para outros. Com este curso, a ESJ pretende contribuir para que cada aluno adquira conhecimentos de saber fazer para uma profissão nas áreas da comunicação, do marketing e de relações públicas.
Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos. Pretende-se com a combinação de distintas abordagens metodológicas que o Estudante participe de forma ativa no decorrer das aulas. Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.
Aulas
Este curso tem a duração de oito meses, em B-Learning, agrega 156 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.
Objetivos
Fornecer conhecimentos avançados, quer do ponto de vista teórico, quer prático, que permitam aos estudantes desempenhar funções com elevada competência nas áreas da Comunicação, do Marketing e das Relações-Públicas.
Conhecimentos teóricos e práticos de desenho e execução de Planos Estratégicos de Comunicação e Marketing.
Saberes específicos de Comunicação e Marketing Digital.
Capacidades para desempenhos profissionais na relação das organizações com os meios de comunicação social.
Competências em domínios específicos da comunicação 360º tais como como: situações de crise, comunicação interpessoal e discurso presencial e através dos media.
Destinatários
A pós-graduação destina-se especialmente:
Profissionais de Comunicação e Marketing que pretendam melhorar as suas competências.
Recém-licenciados que pretendam uma especialização em assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas.
Técnicos de comunicação em geral.
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e o desenvolvimento de um projeto no final do curso e defendido em aula. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 13 valores; bom, de 14 a 15 valores; muito bom, de 16 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores. A avaliação é determinada em função do número de ECTS.
Duração e ECTS
Este curso tem a duração de oito meses, em B-Learning, agrega 156 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.
ECTS
ECTS (European Credit Transfer Accumulation System) é o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Todas as ofertas formativas têm associadas a cada unidade curricular, um determinado número de ECTS. Saiba mais aqui.
Principais escolas teóricas.
Cenários.
Tipologias.
O triângulo (emissor, interlocutor, mensagem).
Estratégias de comunicação.
Comunicação 360º.
Relações Públicas e Protocolo.
Comunicação interna.
Compreender os diferentes tipos de eventos.
Compreender as várias etapas da sua organização e gestão de eventos.
Adquirir conhecimentos técnicos como planear, organizar, gerir e avaliar.
Conhecer e compreender as principais tendências do setor.
Papéis da comunicação face à política e ao seu exercício.
Comunicação dos governos e comunicação municipal.
Principais diferenças da comunicação na política, na administração pública e no setor privado.
Estratégias eleitorais e comunicação.
Organização e plano de campanha como “maquinaria” para fazer passar uma mensagem.
Literacia (conceito) “A Notícia”.
linguagem “os valores notícia”.
os géneros jornalísticos
As fontes - tipos e acessos: CADA (Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos).
LADA - (Lei de Acesso aos Documentos Administrativos).
ERC- (Entidade Reguladora da Comunicação Social).
Press release.
Comunicado: Conferência de imprensa.
Declaração de organogramas de tv, rádio, jornais: a importância dos órgãos locais e regionais.
As tvs nos sites das autarquias.
A transmissão em streaming no site da câmara.
Os jornalistas querem é notícias.
Jornalistas e assessores: uma relação (im)possível; a interdependência; o conflito, o jornalês; o 'vai-e-vem' entre jornalistas e assessoria; o enquadramento ético-legal; estratégias de sedução.
Os jornalistas adoram crises de comunicação; analógicas e digitais; como reagir perante as crises; a preparação das crises; análise de casos.
A primeira mentira é dizer que não se mente": o spinning da informação; porquê o spinning; ferramentas de spinning; as fake news como spinning digital; análise de casos.
Introdução ao Marketing Digital.
Princípios do Marketing Digital.
Ferramentas mais utilizadas.
Funil de vendas e Jornada do Consumidor.
Os hábitos de consumo.
O papel das emoções na comunicação digital.
Criação de uma linha editorial para Social Media.
Temas e subtemas:
A Inteligência Artificial em Social Media.
Como utilizar as AI como aliada na criação e gestão de conteúdos digitais.
Introdução e significado de Crise.
Inevitabilidade das crises.
Passos Preventivos da Crise.
Características da crise.
Fases mediáticas da crise.
Comunicação proativa ou reativa.
Estratégias de crise.
Comunicar mais eficazmente.
Ferramentas de trabalho úteis, práticas, rigorosas.
Conhecimentos sobre o Marketing nas organizações.
Competências de Marketing para aplicação na vida profissional e pessoal.
Os casos da presidência americana e da Grã-Bretanha.
Partilha de conhecimento e experiência profissional por parte de Diretores de Comunicação.
Os vários media e suas especificidades.
Linguagem corporal, gestual, vocal e facial.
Preparar e executar apresentações ao vivo e para vídeo.
Preparar e ter entrevistas com jornalistas para TV, rádio e imprensa.
Comunicação empática e objetiva.
Exercícios práticos gravados com análise crítica.
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Custódio Oliveira
Consultor e Doutorado em Comunicação
Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 40 anos de experiência.
João Paulo Meneses
Jornalista, doutorado e docente de comunicação
Jornalista há 30 anos, docente em cursos de comunicação há 20. Trabalhou em mais de uma dezena de órgãos de comunicação social. Esteve 25 anos na TSF. Colabora regularmente com a imprensa de língua portuguesa e inglesa de Macau. Lecionou em mestrados e pós-graduação do ISCSP/Lisboa e Universidade de Vigo, onde se doutorou em Comunicação.
Carlos Alberto Cardoso
Produtor e Especialista em Realização Audiovisual
Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, com especialização em Produção e Realização Audiovisual. É co-fundador da agência de comunicação H2com. É consultor de Comunicação e especialista em Marketing Político. É criador de imagem, com vários prémios na área. Mais de 20 anos de experiência em assessoria de comunicação. Assistente no Parlamento Europeu desde janeiro de 2019.
Isabel Borges
Turismo e Promoção Turística
Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Licenciada em Marketing Internacional e Promoção Turística pelo ISCET, e Bacharel em Gestão de Operadores Turísticos da ESHTE-Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Trabalhou 15 anos na área do Enoturismo, desenvolvendo projetos relacionados com turismo, nomeadamente hotelaria e eventos, em várias regiões vitivinícolas.
Leonor Ferreira
Jornalista na TSF Rádio Notícias
Jornalista da TSF há mais de 30 anos. Foi durante 5 anos Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas.
Colaborou com vários órgãos de comunicação social. Docente universitária
Gabriela Marques
Formada em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP de Lisboa, Master pelo ISCTE.
Exerce funções na divisão de financiamento da Câmara Municipal do Porto. Durante 16 anos esteve ao serviço da Câmara Municipal de Lisboa. Reúne mais de 20 anos de experiência na administração pública.
Maria Pereira
Gestão de Marketing e Branding Pessoal
Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing - Porto. Formadora em Marketing e Marketing Digital, Social Media e Neuromarketing. Desenvolve projetos de marketing e comunicação com micro e pequenas empresas através na Pixy Agency.
João Belo
Assessor de Imprensa
Doutorando em Ciência Política e especialista em Campanhas Eleitorais.
Anabela Maganinho
Técnica de Comunicação
Formada em Comunicação pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, de Vila Nova de Gaia, Master pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Participou em diversos projetos e colaborou com órgãos de comunicação. Desempenhou funções como responsável de Comunicação e Imagem.
Candidatura
O processo de candidatura é instruído com os seguintes documentos:
Certificado de habilitações com grau superior de licenciatura ou equivalente
Documento de Identificação (cartão de cidadão ou passaporte)
Curriculum Vitae (modelo europeu)
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Nota: Toda a informação constante no Curriculum Vitae deve ser fundamentada em documentação oficial.
Nota: O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Investimento
Candidatura: 100€
Matrícula: 150€
Seguro: 35€
Propina (8 Meses): 8 x 125€ (Novo preço com o valor total de 1.000€)
Diploma de Curso de Pós-Graduação: 100€
Descontos
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto* no valor da propina.
*Os descontos não são acumuláveis com outras promoções ou outros descontos.
Saberes e Competências
Transmitir os conhecimentos mais avançados de comunicação e de marketing.
Conhecimentos teóricos e práticos de desenho e execução de Planos Estratégicos de Comunicação e Marketing.
Aprofundar temas específicos do dia-a-dia da comunicação, do marketing e das relações públicas.
Capacidade e conhecimentos práticos para a relação das organizações com os meios de comunicação social.
Competências na gestão da comunicação 360º, como por exemplo situações de crise e comunicação interpessoal.
Realizar workshops, nomeadamente sobre construir o discurso e o falar em público e media training.
Ana Príncipe
05 de maio, 2023
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"Escolhi a pós-graduação em Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas por ser das mais completas dentro da área da comunicação depois de muita pesquisa. O curso para além de excelente, tem diversos professores dotados de competências específicas e valências que me acrescentaram. Sinto que com o Curso Técnico consegui desenvolver e fomentar capacidades que já tinha, aprofundar conhecimentos, assim como ganhar novas competências. Fiquei bastante satisfeita com a minha escolha. Recomendo vivamente!"
Rosa Neves Azevedo
2 de maio, 2023
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"Esta pós-graduação foi a escolha acertada para o meu sucesso pessoal e profissional. Depois da minha Licenciatura e Mestrado na área da Comunicação e de cursos específicos, a minha profissão pedia a atualização de conhecimentos. O debate com outras pessoas da minha área foi uma mais-valia."
Carla Mendonça
9 de julho, 2018
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"Estou muito contente por ter decidido fazer esta pós-graduação. Para além dos conteúdos serem interessantíssimos, principalmente pela vertente prática, os formadores são de altíssima competência. Está a ser uma experiência que certamente não irei esquecer. Recomendo. Muito!"
Sara Sampaio
2 de junho, 2017
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"A Pós-Graduação permitiu-me ganhar novos conhecimentos e noções sobre várias áreas da comunicação que não explorei durante a minha formação académica. Estes conhecimentos são úteis e essenciais para as funções que desempenho atualmente…"
Parceria
Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.
Ana Príncipe
05 de maio, 2023"Escolhi a pós-graduação em Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas por ser das mais completas dentro da área da comunicação depois de muita pesquisa. O curso para além de excelente, tem diversos professores dotados de competências específicas e valências que me acrescentaram. Sinto que com o Curso Técnico consegui desenvolver e fomentar capacidades que já tinha, aprofundar conhecimentos, assim como ganhar novas competências. Fiquei bastante satisfeita com a minha escolha. Recomendo vivamente!"
Rosa Neves Azevedo
2 de maio, 2023"Esta pós-graduação foi a escolha acertada para o meu sucesso pessoal e profissional. Depois da minha Licenciatura e Mestrado na área da Comunicação e de cursos específicos, a minha profissão pedia a atualização de conhecimentos. O debate com outras pessoas da minha área foi uma mais-valia."
Carla Mendonça
9 de julho, 2018"Estou muito contente por ter decidido fazer esta pós-graduação. Para além dos conteúdos serem interessantíssimos, principalmente pela vertente prática, os formadores são de altíssima competência. Está a ser uma experiência que certamente não irei esquecer. Recomendo. Muito!"
Sara Sampaio
2 de junho, 2017"A Pós-Graduação permitiu-me ganhar novos conhecimentos e noções sobre várias áreas da comunicação que não explorei durante a minha formação académica. Estes conhecimentos são úteis e essenciais para as funções que desempenho atualmente…"