25 alunos Híbrido 120 Horas Terças 18h30-22h30 Porto

Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas

Custódio Oliveira
Diretor:
Custódio Oliveira
Tipo:
Curso de Técnico
Categoria:
Comunicação e Marketing
Data de Início:
24 de outubro, 2023
Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas
Um curso que esteve na base de emprego para uns e de maior sucesso profissional para outros.
Com este curso, a ESJ pretende contribuir para que cada aluno adquira conhecimentos de saber fazer para uma profissão nas áreas da comunicação, do marketing e de relações públicas.

Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos.
Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.

Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.

Metodologia
  • Mais que a teoria privilegia-se a experiência.
  • Mais que o saber abstrato, importa o saber fazer.
  • Mais que aprender, interessa compreender as coisas, os fenómenos e os atos vendo todas as dimensões.
  • Quem compreende é capaz de construir soluções e de ser líder.
  • Mais que assistir pretende-se a participação proactiva.
  • Mais que técnicos queremos formar líderes.

Destinatários
  • Profissionais de Comunicação e Marketing que pretendam melhorar as suas competências.
  • Recém-licenciados que pretendam uma especialização em assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas.
  • Técnicos de comunicação em geral.

Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.
  • Conceptualização de Comunicação: teorias e funções. Paul Watzlawick e Dominique Wolton.
  • Principais axiomas desde os anos 50 do Séc. XX. Os cinco cenários da comunicação.
  • Mensagem e imagem em comunicação.
  • Estratégias de comunicação. Estratégia e tática. Funções das estratégias.
  • Como elaborar planos estratégicos de comunicação.
  • Comunicação e gestão inteligente. A comunicação gere-se. Conceitos de gestão.
  • O papel da comunicação em sistemas de gestão inteligente.
  • Comunicação e gestão de situações de crise. Conceitos. Fases. Gabinete. Estratégias.
Custódio Oliveira

Custódio Oliveira

Consultor e Doutorado em Comunicação

Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 40 anos de experiência.

João Paulo Meneses

João Paulo Meneses

Jornalista, doutorado e docente de comunicação

Jornalista há 30 anos, docente em cursos de comunicação há 20. Trabalhou em mais de uma dezena de órgãos de comunicação social. Esteve 25 anos na TSF. Colabora regularmente com a imprensa de língua portuguesa e inglesa de Macau. Lecionou em mestrados e pós-graduação do ISCSP/Lisboa e Universidade de Vigo, onde se doutorou em Comunicação.

Carlos Alberto Cardoso

Carlos Alberto Cardoso

Produtor e Especialista em Realização Audiovisual

Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, com especialização em Produção e Realização Audiovisual. É co-fundador da agência de comunicação H2com. É consultor de Comunicação e especialista em Marketing Político. É criador de imagem, com vários prémios na área. Mais de 20 anos de experiência em assessoria de comunicação. Assistente no Parlamento Europeu desde janeiro de 2019.

Isabel Borges

Isabel Borges

Turismo e Promoção Turística

Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Licenciada em Marketing Internacional e Promoção Turística pelo ISCET, e Bacharel em Gestão de Operadores Turísticos da ESHTE-Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Trabalhou 15 anos na área do Enoturismo, desenvolvendo projetos relacionados com turismo, nomeadamente hotelaria e eventos, em várias regiões vitivinícolas.

Condições de inscrição
  • Licenciatura na área das ciências sociais ou equivalente.
  • O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).

Documentos necessários
  • Currículo vitae
  • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
  • Certificado de habilitações e respetiva classificação final
  • Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
  • Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular

Investimento
  • Matrícula: 100 €
  • Propina: 2.180 €
  • Certificado e diploma: 100 €
  • Investimento total: 2.380€

Modalidades de pagamento
  • Pronto pagamento: 1.962 € (usufrui de 10% de desconto)
  • Modalidade 8 prestações: 272,50 € (sem desconto)
  • Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
  • Transmitir os conhecimentos mais avançados de comunicação e de marketing.
  • Aprofundar temas específicos do dia-a-dia da comunicação, do marketing e das relações públicas.
  • Realizar workshops, nomeadamente sobre construir o discurso e o falar em público e media training.
  • Ana Príncipe

    Ana Príncipe

    05 de maio, 2023

    "Escolhi o Curso Técnico em Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas por ser das mais completas dentro da área da comunicação depois de muita pesquisa. O curso para além de excelente, tem diversos professores dotados de competências específicas e valências que me acrescentaram. Sinto que com o Curso Técnico consegui desenvolver e fomentar capacidades que já tinha, aprofundar conhecimentos, assim como ganhar novas competências. Fiquei bastante satisfeita com a minha escolha. Recomendo vivamente!"

  • Rosa Neves Azevedo

    Rosa Neves Azevedo

    2 de maio, 2023

    "Este Curso Técnico foi a escolha acertada para o meu sucesso pessoal e profissional. Depois da minha Licenciatura e Mestrado na área da Comunicação e de cursos específicos, a minha profissão pedia a atualização de conhecimentos. O debate com outras pessoas da minha área foi uma mais-valia."

  • Susana Caravana

    Susana Caravana

    13 de junho, 2020

    "A turma é dinamicamente fantástica. A experiência está a ser muito boa e o facto dos formadores terem a experiência do mercado de trabalho ajuda imenso. Não ficamos apenas com o conhecimento académico e cientifico... A troca de conhecimentos e saberes dos formandos também tem sido excecional."

  • Carla Mendonça

    Carla Mendonça

    9 de julho, 2018

    "Estou muito contente por ter decidido fazer este Curso Técnico. Para além dos conteúdos serem interessantíssimos, principalmente pela vertente prática, os formadores são de altíssima competência. Está a ser uma experiência que certamente não irei esquecer. Recomendo. Muito!"

  • Cristiano Correia

    Cristiano Correia

    22 de julho, 2017

    "Formação de excelência, com grandes formadores e com uma turma dinâmica, de grande capacidade e experiência profissional! Ideal para quem quer saber sempre mais e certificar as suas competências. A questão da comunicação digital foi fulcral e alvo de reforçada aposta…"

  • Sara Sampaio

    Sara Sampaio

    2 de junho, 2017

    "O curso permitiu-me ganhar novos conhecimentos e noções sobre várias áreas da comunicação que não explorei durante a minha formação académica. Estes conhecimentos são úteis e essenciais para as funções que desempenho atualmente…"

Candidatura

Li e aceito os termos da Política de Privacidade

Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.