• Presencial e/ou online

Pós-graduação

Gestão e Marketing em Turismo


Os novos desafios do turismo no século XXI.


Datas e Horários Matrículas: 1.ª fase: até 31 de julho de 2020 (vagas limitadas a 14 alunos respeita-se a ordem temporal das matrículas). 2.ª fase: de 1 de setembro a 9 de novembro (sujeita às vagas existentes).
Início: 13 de novembro, 2020 (130 horas). Interrupção letiva no Natal e na Páscoa.
Horário: Sexta-feira das 18H30 às 22H00 e Sábado das 9H30 às 13H00.


Objetivos gerais
  • Dotar os alunos de conhecimentos práticos nas áreas específicas da Gestão e do Marketing em turismo, aplicáveis na qualificação e promoção dos destinos e das empresas turísticas.
  • Fornecer aos alunos conhecimentos e ferramentas que lhes permitam ser atores profissionais de sucesso


Objetivos específicos
  • Compreender o turismo enquanto sistema e clarificar as oportunidades que advêm de uma boa gestão dos destinos turísticos, quer para as empresas, quer para os territórios e respetivas comunidades, numa perspetiva de turismo como negócio sustentável.
  • Desenvolver competências de comunicação na procura turística potencial e real, bem como de produção de conteúdos adaptados ao mercado turístico e às respetivas tendências.
  • Compreender o ciclo de valor da viagem e desenvolver competências de mapeamento e gestão dos instrumentos de marketing, comercialização e distribuição turística quer nos canais tradicionais do turismo, quer no digital.
  • Compreender a importância da captação de eventos de lazer e de negócios para a dinamização e promoção dos destinos e desenvolver competências na organização de eventos orientados ao mercado turístico.
  • Desenhar o modelo de negócio de um projeto turístico, por parte de cada aluno.


Destinatários
  • Profissionais de turismo que pretendam melhorar as suas competências nas matérias da gestão e do marketing para fazer face ao mercado competitivo do turismo.
  • Recém-licenciados de todas as áreas do conhecimento que pretendam uma especialização em turismo.
  • Técnicos do sector do turismo em geral, especialmente os que se encontrem a desempenhar funções em autarquias.


Condições de Matrícula Licenciatura ou grau superior. Podem ser admitidos alunos com experiência profissional comprovada.
Inscições limitadas a 14 alunos.


Metodologia Mais do que aprender pretende-se que os alunos apreendam, compreendam e desenvolvam competências que lhes permitam acrescentar valor à experiência, saberes e intuição de que são possuidores. Como explica Edgar Morin: hoje a nossa necessidade histórica é de encontrar um método que detete e não oculte as ligações, articulações, solidariedades, implicações, sobreposições, interdependências e complexidades. Os conhecimentos desgarrados mais ou menos enciclopédicos estão à disposição de todos na Internet. O problema é de organização e de compreensão na lógica do saber fazer a partir
dos conhecimentos.
Considerando a experiência profissional do corpo docente, e respetiva ligação ao mundo empresarial e às organizações de turismo no âmbito local e regional, o ensino teórico-prático será complementado com visitas educacionais, workshops e seminários.


Investimento Matrícula: 100 €
Propina: 2180 €
Certificado e diploma: 100 €


Modalidades de pagamento Pronto pagamento: 1.962 € (usufrui de 10% de desconto)
Modalidade 8 prestações: 272,50 € (sem desconto)
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Descontos não acumuláveis.


Diretor do Curso Isabel Borges


Programa
1. O TURISMO: ANÁLISE DE CASOS DE SUCESSO (17,5 HORAS)
Docente: Visitas educacionais, workshops e seminários


2. CONTEÚDOS, COMUNICAÇÃO E STORYTELLING (17,5 HORAS)
Docente: Custódio Oliveira

3. MARKETING DIGITAL (21 HORAS)
Docente: Maria Pereira

4. PROMOÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO (17,5 HORAS)
Docente: Marta Marques

5. EVENTOS TURÍSTICOS DE LAZER E DE NEGÓCIOS (17,5 HORAS)
Docente: Isabel Borges

6. GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS (17,5 HORAS)
Docente: Adriana Rodrigues

7. DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EM TURISMO - LABORATÓRIO (21,5 HORAS)
Docentes: Isabel Borges (regente). Complementado com acompanhamento dos alunos por parte dos docentes envolvidos nos respetivos módulos, de acordo com as temáticas selecionadas para o projeto. Apresentação final dos projetos individuais.


Notas curriculares dos docentes
ISABEL BORGES
Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Licenciada em Marketing Internacional e Promoção Turística pelo ISCET, e Bacharel em Gestão de Operadores Turísticos da ESHTE-Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Trabalhou 15 anos na área do Enoturismo, desenvolvendo projetos relacionados com turismo, nomeadamente hotelaria e eventos, em várias regiões vitivinícolas. Atualmente é docente e coordenadora no Ensino Superior e investigadora nas áreas do turismo e desenvolvimento, enoturismo, eventos,  acessibilidade e marketing territorial no CEGOT, REMIT e no CEPESE. É associada da URWELCOME2VISIT, uma empresa especializada na gestão de recursos turísticos.

MARTA MARQUES
Bacharel em Gestão Hoteleira e Graduação em Direção Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Possui 14 anos de experiência profissional na área da hotelaria e um conhecimento profundo acerca da operação diária de uma unidade hoteleira. Foi assistente de direção e diretora comercial no Grande Hotel do Porto. Realizou a abertura do Hotel Teatro como diretora comercial e terminou a sua experiência na área de hotelaria em 2013 como diretora geral do Miravillas Hotel, ano em que iniciou o seu percurso na área do turismo, como Assistente de Direção na Associação de Turismo do Porto, agência regional de promoção turística do Porto e Norte de Portugal. De 2016 a 2018 foi responsável pelo desenvolvimento do Departamento de Incoming da empresa Pinto Lopes Viagens. Atualmente é CEO na Wild Douro.

ADRIANA RODRIGUES
Doutorada em Psicologia Social Aplicada aos Contextos Organizacionais e Político-Jurídicos pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Iniciou sua carreira profissional como técnica de Recursos Humanos, com responsabilidades nos domínios da formação profissional, Executive Search e Recrutamento e Seleção, em dois grandes grupos nacionais: Unicer (2004 - 2006) e Visabeira (2006-2005). De 2007 a 2009, foi diretora de Desenvolvimento Organizacional no IPDT - Instituto de Planejamento e Desenvolvimento do Turismo. De 2009 a 2013, foi Vereadora da Câmara Municipal de Vale de Cambra nas áreas de Cultura, Desporto, Turismo, Associativismo e Juventude. Desde 2013 assumiu a posição de Chefe do Núcleo de Administração Geral e Comunicação do Centro de Entidade Regional de Turismo de Portugal (TCP). Atualmente é Chefe de Núcleo Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo Centro de Portugal.

CUSTÓDIO OLIVEIRA
Licenciado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 30 anos de experiência.

MARIA PEREIRA
Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing. Formadora em Marketing e Marketing Digital. Desde 2007, colabora com a Portside nos Departamentos Comercial e Comunicação & Marketing. Diretora da empresa MRP – Marketing e Comunicação – onde desenvolve projetos de marketing e comunicação com micro e pequenas empresas. Responsável pelo projeto (acabado de sair do forno) Pixie Agency – Uma agência de comunicação direcionada para o ensino e formação de Marketing Digital e Branding Pessoal a empreendedores e micro/ pequenas empresas.

Inácio Rozeira
Licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing. Está ligado à área da publicidade como New Bizz e Strategic Manager da People - Your Creative Agency e é Founder e CEO da Chocolate Box - primeira agência de viagens, em Portugal, a organizar viagens para destinos surpresa. Esteve ligado, desde os primeiros anos, à Nomad - Agência de Viagens de Evasão e Expedições e é produtor da sua própria cerveja.

 

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