Pós-graduação

Gestão e Marketing em Turismo

O turismo está a transformar-se na mais relevante
indústria do século XXI.


Datas e Horários
Inscrições: até 13 de Novembro
Início: 17 de novembro de 2017 a 28 de abril de 2018 (130 horas). Interrupção letiva no Natal e na Páscoa.
Horário das aulas: Sexta-feira das 18H30 às 22H00 e Sábado das 9H30 às 13H00


Objetivos gerais
  • Dotar os alunos de conhecimentos práticos nas áreas específicas da Gestão e do Marketing em turismo, aplicáveis na qualificação e promoção dos destinos e das empresas turísticas.
  • Fornecer aos alunos conhecimentos e ferramentas que lhes permitam ser atores profissionais de sucesso.

Objetivos específicos
  • Compreender o turismo enquanto sistema e clarificar as oportunidades que advêm de uma boa gestão dos destinos turísticos, quer para as empresas, quer para os territórios e respetivas comunidades, numa perspetiva de turismo como negócio sustentável.
  • Desenvolver competências de comunicação na procura turística potencial e real, bem como de produção de conteúdos adaptados ao mercado turístico e às respetivas tendências.
  • Compreender o ciclo de valor da viagem e desenvolver competências de mapeamento e gestão dos instrumentos de marketing, comercialização e distribuição turística quer nos canais tradicionais do turismo, quer no digital.
  • Compreender a importância da captação de eventos de lazer e de negócios para a dinamização e promoção dos destinos e desenvolver competências na organização de eventos orientados ao mercado turístico.
  • Desenhar o modelo de negócio de um projeto turístico, por parte de cada aluno.

Destinatários
  • Profissionais de turismo que pretendam melhorar as suas competências nas matérias da gestão e do marketing para fazer face ao mercado competitivo do turismo.
  • Recém-licenciados de todas as áreas do conhecimento que pretendam uma especialização em turismo.
  • Técnicos do sector do turismo em geral, especialmente os que se encontrem a desempenhar funções em autarquias.

Condições de inscrição
Licenciatura ou grau superior. Podem ser admitidos alunos com experiência profissional comprovada.
Inscrições limitadas a 14 alunos.


Metodologia
Mais do que aprender pretende-se que os alunos apreendam, compreendam e desenvolvam competências que lhes permitam acrescentar valor à experiência, saberes e intuição de que são possuidores. Como explica Edgar Morin: hoje a nossa necessidade histórica é de encontrar um método que detete e não oculte as ligações, articulações, solidariedades, implicações, sobreposições, interdependências e complexidades. Os conhecimentos desgarrados mais ou menos enciclopédicos estão à disposição de todos na Internet. O problema é de organização e de compreensão na lógica do saber fazer a partir dos conhecimentos.
Considerando a experiência profissional do corpo docente, e respetiva ligação ao mundo empresarial e às organizações de turismo no âmbito local e regional, o ensino teórico-prático será complementado com workshops e seminários que contarão com a presença de convidados externos.


Investimento
Sete mensalidades de 250€ cada, com início em Novembro de 2017 e final em Abril de 2018. Inscrição 50€; Diploma final – 50€.
10% de desconto a quem em Novembro pague as sete mensalidades.
10% de desconto para antigos alunos da ESJ.
Descontos não acumuláveis.


Diretor do Curso
Susana Ribeiro


Programa

1. O TURISMO: ANÁLISE DE CASOS DE SUCESSO (14 HORAS)
Docentes: Workshops com convidados
Datas: 17 e 18 novembro  / 24 e 25 novembro

2. CONTEÚDOS, COMUNICAÇÃO E STORYTELLING (21 HORAS)
Docentes: João Paulo Meneses e Custódio Oliveira
Datas: 2 e 9 dezembro / 15 e 16 dezembro / 5 e 6 janeiro

3. MARKETING, COMERCIALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA TRADICONAL (21 HORAS)
Docente: Marta Marques
Datas: 12 e 13 janeiro / 19 e 20 janeiro / 26 e 27 janeiro

4. E-MARKETING E E-BUSINESS PARA OS DESTINOS E DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA (21 HORAS)
Docente: João Pedro Capelo
Datas: 2 e 3 fevereiro / 9 e 10 fevereiro / 16 e 17 fevereiro

5. EVENTOS TURÍSTICOS DE LAZER E DE NEGÓCIOS (21 HORAS)
Docente: Isabel Borges
Datas: 23 e 24 fevereiro/ 2 e 3 março / 9 e 10 março

6. GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS (21 HORAS)
Docente: Susana Ribeiro
Datas: 16 e 17 março / 23 e 24 março / 06 e 07 abril

7. DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EM TURISMO (21 HORAS)
Docentes: Acompanhamento dos alunos por parte dos docentes envolvidos nos respetivos módulos, de acordo com as temáticas selecionadas para o projeto. Apresentação dos projetos.
Datas: 13 e 14 abril / 20 e 21 abril / 27 e 28 abril


Notas curriculares dos docentes

Custódio Oliveira
Licenciado em Ciências Políticas e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela.
Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal.
Consultor sénior de comunicação com 30 anos de experiência.

Isabel Borges
Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Licenciada em Marketing Internacional e Promoção Turística pelo ISCET, e Bacharel em Gestão de Operadores Turísticos da ESHTE-Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Trabalhou 15 anos na área do Enoturismo, desenvolvendo projetos relacionados com turismo, nomeadamente hotelaria e eventos, em várias regiões vitivinícolas. Atualmente é docente no Ensino Superior e investigadora nas áreas do turismo e desenvolvimento, enoturismo, eventos e marketing territorial no CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, no REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies e no CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade.

João Paulo Meneses
Jornalista há 30 anos, docente em cursos de comunicação há 20.
Trabalhou em mais de uma dezena de órgãos de comunicação social; esteve 25 anos na TSF, desempenhando todas as funções e tarefas (exceto ser diretor e relatar jogos de futebol…).
Colabora regularmente com a imprensa de língua portuguesa e inglesa de Macau. Atualmente é colaborador na elaboração de um suplemento mensal sobre temáticas económicas na revista Macau Business.
Apresentou programas de televisão em Macau e em Portugal ("Clube de Jornalistas")
Autor de vários livros sobre jornalismo (e não só...).
Doutoramento em comunicação pela Universidade de Vigo.
No presente leciona no curso de comunicação do ISMAI (depois de ter passado pela Escola Superior de Jornalismo, ISLA Gaia, Instituto Superior Miguel Torga. Lecionou em mestrados e pós-graduação do ISCSP/Lisboa e Universidade de Vigo.

João Pedro Capelo
Foi consultor e líder de projetos e estratégia digital de diversos projetos incluindo o portal juventude.gov.pt, criado pela Fundação para a Divulgação de Tecnologia de Informação. Depois de trabalhar como consultor externo da Microsoft (Parcerias para o Acesso à Tecnologia - PTA), juntou-se à Associação Porto Digital, em setembro de 2009, com o objetivo de liderar o projeto de construção de um sistema avançado de informações turísticas na cidade do Porto e região Norte de Portugal, um projeto patrocinado pela Associação de Turismo e o Município do Porto.

Marta Marques
Bacharel em Gestão Hoteleira e Graduação em Direção Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Possui 14 anos de experiência profissional na área da hotelaria e um conhecimento profundo acerca da operação diária de uma unidade hoteleira. Foi assistente de direção e diretora comercial no Grande Hotel do Porto. Realizou a abertura do Hotel Teatro como diretora comercial e terminou a sua experiência na área de hotelaria em 2013 como diretora geral do Miravillas Hotel, ano em que iniciou o seu percurso na área do turismo, como  Assistente de Direção na Associação de Turismo do Porto, agência regional de promoção turística do Porto e Norte de Portugal. Atualmente e desde 2016, é responsável pelo desenvolvimento do Departamento de Incoming da empresa Pinto Lopes Viagens.

Susana Ribeiro
Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra, e Mestre em Turismo e Desenvolvimento Regional pela Universidade Católica Portuguesa. É docente na Universidade de Coimbra, na Universidade Portucalense e na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. No campo da investigação, desenvolve projetos na área da governança e gestão de destinos turísticos no  CEGOT e no REMIT. Possui 20 anos de experiência no turismo, tendo ocupado, entre 2013 e 2016, cargos de direção na Câmara Municipal do Porto e na ATC Porto Tours - Associação de Empresários para o Desenvolvimento do Turismo Cultural no Porto e Região. É CEO & Founder da URWELCOME2VISIT, uma empresa especializada na gestão de recursos turísticos.

 

Contactos

Rua Júlio Dinis,
Edifício Parque Itália,
nº 764, 8º Dto,
4050-012 Porto
Telefone:
+351 22 600 30 65
FAX:
+351 22 040 09 22
E-mail:
secretaria@esj.pt

Pré-inscrição