• Presencial

Pós-graduação

Gestão e Marketing em Turismo


O turismo está a transformar-se na mais relevante
indústria do século XXI.


Datas e Horários Matrículas: 1.ª fase: até 31 de julho de 2019 (vagas limitadas a 14 alunos respeita-se a ordem temporal das matrículas). 2.ª fase: de 1 de setembro a 5 de outubro (sujeita às vagas existentes).
Início: 4 de outubro, 2019 (130 horas). Interrupção letiva no Natal e na Páscoa.
Horário: Sexta-feira das 18H30 às 22H00 e Sábado das 9H30 às 13H00.


Objetivos gerais
  • Dotar os alunos de conhecimentos práticos nas áreas específicas da Gestão e do Marketing em turismo, aplicáveis na qualificação e promoção dos destinos e das empresas turísticas.
  • Fornecer aos alunos conhecimentos e ferramentas que lhes permitam ser atores profissionais de sucesso


Objetivos específicos
  • Compreender o turismo enquanto sistema e clarificar as oportunidades que advêm de uma boa gestão dos destinos turísticos, quer para as empresas, quer para os territórios e respetivas comunidades, numa perspetiva de turismo como negócio sustentável.
  • Desenvolver competências de comunicação na procura turística potencial e real, bem como de produção de conteúdos adaptados ao mercado turístico e às respetivas tendências.
  • Compreender o ciclo de valor da viagem e desenvolver competências de mapeamento e gestão dos instrumentos de marketing, comercialização e distribuição turística quer nos canais tradicionais do turismo, quer no digital.
  • Compreender a importância da captação de eventos de lazer e de negócios para a dinamização e promoção dos destinos e desenvolver competências na organização de eventos orientados ao mercado turístico.
  • Desenhar o modelo de negócio de um projeto turístico, por parte de cada aluno.


Destinatários
  • Profissionais de turismo que pretendam melhorar as suas competências nas matérias da gestão e do marketing para fazer face ao mercado competitivo do turismo.
  • Recém-licenciados de todas as áreas do conhecimento que pretendam uma especialização em turismo.
  • Técnicos do sector do turismo em geral, especialmente os que se encontrem a desempenhar funções em autarquias.


Condições de Matrícula Licenciatura ou grau superior. Podem ser admitidos alunos com experiência profissional comprovada.


Metodologia Mais do que aprender pretende-se que os alunos apreendam, compreendam e desenvolvam competências que lhes permitam acrescentar valor à experiência, saberes e intuição de que são possuidores. Como explica Edgar Morin: hoje a nossa necessidade histórica é de encontrar um método que detete e não oculte as ligações, articulações, solidariedades, implicações, sobreposições, interdependências e complexidades. Os conhecimentos desgarrados mais ou menos enciclopédicos estão à disposição de todos na Internet. O problema é de organização e de compreensão na lógica do saber fazer a partir
dos conhecimentos.
Considerando a experiência profissional do corpo docente, e respetiva ligação ao mundo empresarial e às organizações de turismo no âmbito local e regional, o ensino teórico-prático será complementado com visitas educacionais, workshops e seminários.


Investimento Matrícula: 100 €
Propina: 1.680 €
Certificado e diploma: 100 €


Modalidades de pagamento Pronto pagamento: 1.512 € (usufrui de 10% de desconto)
Modalidade 6 prestações: 280 € (sem desconto)
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Descontos não acumuláveis.


Diretor do Curso Susana Ribeiro


Programa
1. O TURISMO: ANÁLISE DE CASOS DE SUCESSO (17,5 HORAS)
Docente: Visitas educacionais, workshops e seminários
Datas: 04 / 11 e 12 outubro / 18 e 19 outubro

2. CONTEÚDOS, COMUNICAÇÃO E STORYTELLING (17,5 HORAS)
Docente: Custódio Oliveira
Datas: 25 e 26 outubro / 2 novembro / 8 e 9 novembro

3. MARKETING DIGITAL (21 HORAS)
Docente: Maria Pereira
Datas: 15 e 16 novembro / 22 e 23 novembro / 29 e 30 novembro

4. PROMOÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO (17,5 HORAS)
Docente: Marta Marques
Datas: 06 e 07 dezembro / 13 e 14 dezembro / 20 dezembro

5. EVENTOS TURÍSTICOS DE LAZER E DE NEGÓCIOS (17,5 HORAS)
Docente: Isabel Borges
Datas:  03 e 04 janeiro / 10 e 11 janeiro / 17 janeiro

6. GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS (17,5 HORAS)
Docente: Susana Ribeiro
Datas:  18 janeiro / 24 e 25 janeiro / 31 janeiro / 01 fevereiro

7. DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EM TURISMO - LABORATÓRIO (21,5 HORAS)
Docentes: Susana Ribeiro (regente). Complementado com acompanhamento dos alunos por parte dos docentes envolvidos nos respetivos módulos, de acordo com as temáticas selecionadas para o projeto. Apresentação final dos projetos individuais.
Datas: 7 e 8 fevereiro / 14 e 15 fevereiro / 21 e 22 fevereiro


Notas curriculares dos docentes
Custódio Oliveira
Licenciado em Ciências Políticas e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela.
Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal.
Consultor sénior de comunicação com 30 anos de experiência.

Isabel Borges
Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Licenciada em Marketing Internacional e Promoção Turística pelo ISCET, e Bacharel em Gestão de Operadores Turísticos da ESHTE-Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Trabalhou 15 anos na área do Enoturismo, desenvolvendo projetos relacionados com turismo, nomeadamente hotelaria e eventos, em várias regiões vitivinícolas. Atualmente é docente no Ensino Superior e investigadora nas áreas do turismo e desenvolvimento, enoturismo, eventos e marketing territorial no CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, no REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies e no CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade.

Maria Pereira
Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing. Formadora em Marketing e Marketing Digital. Desde 2007, colabora com a Portside nos Departamentos Comercial e Comunicação & Marketing. Directora da empresa MRP – Marketing e Comunicação – onde desenvolve projectos de marketing e comunicação com micro e pequenas empresas. Responsável pelo projecto (acabado de sair do forno) Pixie Agency – Uma agência de comunicação direccionada para o ensino e formação de Marketing Digital e Branding Pessoal a empreendedores e micro/ pequenas empresas.

Marta Marques
Bacharel em Gestão Hoteleira e Graduação em Direção Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Possui 14 anos de experiência profissional na área da hotelaria e um conhecimento profundo acerca da operação diária de uma unidade hoteleira. Foi assistente de direção e diretora comercial no Grande Hotel do Porto. Realizou a abertura do Hotel Teatro como diretora comercial e terminou a sua experiência na área de hotelaria em 2013 como diretora geral do Miravillas Hotel, ano em que iniciou o seu percurso na área do turismo, como Assistente de Direção na Associação de Turismo do Porto, agência regional de promoção turística do Porto e Norte de Portugal. De 2016 a 2018 foi responsável pelo desenvolvimento do Departamento de Incoming da empresa Pinto Lopes Viagens. Atualmente é CEO na Wild Douro.

Susana Ribeiro
Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra, e Mestre em Turismo e Desenvolvimento Regional pela Universidade Católica Portuguesa. É docente no Ensino Superior e na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e na área da governança e gestão de destinos turísticos no CEGOT e no REMIT. Possui 20 anos de experiência no turismo, em inúmeros projetos de desenvolvimento turístico na cidade do Porto, e ocupou, entre 2013 e 2016, cargos de direção na Câmara Municipal do Porto e na ATC Porto Tours - Associação de Empresários para o Desenvolvimento do Turismo Cultural no Porto e Região. É CEO & Founder da URWELCOME2VISIT, uma empresa especializada na gestão de recursos turísticos.

Contactos

Rua Júlio Dinis,
Edifício Parque Itália,
nº 764, 8º Dto,
4050-012 Porto
Telefone:
+351 22 600 30 65
FAX:
+351 22 040 09 22
E-mail:
secretaria@esj.pt

Candidaturas

Li e aceito os termos da Política de Privacidade