Pós-graduação em Organização e Liderança de Campanhas Eleitorais
Diretor:
Custódio Oliveira
Tipo:
Curso de Pós-graduação
Categoria:
Comunicação
Data de Início:
6 de outubro, 2023
A ação política, quer como exercício do poder democrático, quer como oposição ao poder estabelecido, exige conhecimentos avançados de comunicação numa lógica integrada e estratégica. O funcionamento do sistema político passa em grau elevado pela comunicação nas vertentes dos media e das redes sociais, numa lógica sistémica analógica e digital. Inclui as técnicas de comunicação interpessoal e discursiva. O campo da comunicação política confunde-se, em grau muito elevado, com a própria ação política.
As campanhas eleitorais, como expressão da competitividade política, têm um papel decisivo no funcionamento do sistema político democrático e na determinação de quem exerce o poder. O conjunto de ações e de tarefas que as constituem visam criar preferências racionais e emocionais por candidatos e organizações políticas por parte dos cidadãos.
Mais do que ministrar saberes, a pós-graduação tem como objetivo principal contribuir para a compreensão dos fenómenos de comunicação, do marketing e das campanhas eleitorais. Mais que o conhecimento abstrato nos interessa o saber-fazer. O desafio para os pós-graduandos mais que aprender é de compreender e apreender saberes indispensáveis e experiências com valor. O objetivo é de garantir aos pós-graduados competências, com base na experiência e nos conhecimentos científicos, de organização e liderança de uma campanha eleitoral.
A pós-graduação em Organização e Liderança de Campanhas Eleitorais é uma formação avançada e complementar para quem tem interesses específicos pelos fenómenos da política, da comunicação política e das campanhas eleitorais.
Metodologia Inovadora
Mais do que o saber teórico, pretende-se que os estudantes compreendam as diversas matérias e os fenómenos a elas ligadas. Quem compreende sabe fazer e é capaz de encontrar soluções para os problemas que surjam.
Segue-se uma metodologia participativa e envolvente dos estudantes numa turma muito pequena, em que o desafio é experimentar e fazer mais do que o simples aprender.
Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.
Destinatários
A licenciados nas áreas das ciências sociais (comunicação, relações públicas e marketing e ciência política).
A profissionais de comunicação e marketing.
A atores e dirigentes políticos e seus assessores, em especial aos que desenvolvem a sua ação nos Municípios.
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.
Política e Poder: como conceitos e como sistemas;
Caraterísticas e fontes do poder político;
Sistemas políticos democráticos e não democráticos;
Os partidos políticos: noções base de história, caraterísticas, tipologias e funções;
Do antigo regime e do poder teocrático ao estado moderno e soberania popular;
Eleições: história, funções e modelos eleitorais.
Principais teorias, modelos e dimensões de comunicação e de marketing político;
A interação entre o sistema mediático, o sistema político e a opinião pública;
A comunicação e o marketing digital;
O Plano de comunicação e de marketing;
A mensagem política e a teoria da comunicação por processos.
A teoria dos jogos e as estratégias;
Princípios estratégicos;
O Plano Estratégico Eleitoral:
Conceção e utilidade;
Diagnóstico do espaço eleitoral:
Importância e conteúdos ou matéria a diagnosticar;
Meios de diagnóstico:
Focus Group e Sondagens;
Estudos eleitorais
Objetivos: estratégicos e conjunturais;
Organização, recursos e meios;
Programação:
Avaliação.
Concetualização, tipologias e modelos;
Liderança e preparação dos candidatos;
Ordenamento jurídico das campanhas:
Legislação eleitoral;
Sistemas eleitorais;
Métodos eleitorais;
Teorias do comportamento eleitoral e a causalidade na decisão do voto;
Os tempos e as fases de uma campanha eleitoral;
As especificidades de uma campanha eleitoral autárquica;
Formação dos ativos, da campanha.
Teorias USP e ESP,
Storytelling,
Programa, mensagem (slogan) e temas,
Identidade do candidato (notoriedade e atributos de imagem) a lista candidata e o partido,
Grafismo, cores e design, logo musical
Ações de relações públicas;
Ações de marketing de rua e direto;
Ações de comunicação e marketing digita e eventos de marketing comunitário;
Os suportes de campanha:
Design, lettering: e cores:
Cartazes, outdoors, desdobráveis, revistas ou jornais, cartas abertas etc.
Seminário: Como ganhamos eleições – dois presidentes e um ex-presidente explicam como ganharam eleições
Diagnóstico (estudo eleitoral, focus group e sondagens)
Objetivos
Recursos humanos e meios financeiros
Modelo organizacional
Tipologia de campanha
Comunicação e marketing: meios analógicos e digitais
Imagem do candidato – storytelling
Mensagem e ausência de programa
Fases da campanha
Estratégias
A inesperada vitória para o exterior e esperada para o interior.
Técnicas de falar em público
O papel da argumentação e da expressão corporal
A construção do discurso e a mensagem
Sessões práticas de expressão corporal e media training
Um seminário por cada módulo
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Custódio Oliveira
Consultor e Doutorado em Comunicação
Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 40 anos de experiência.
Condições de inscrição
Grau superior com licenciatura ou equivalente.
O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
Currículo vitae
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
Certificado de habilitações e respetiva classificação final
Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Investimento
Matrícula: 100 €
Propina: 2.800 €
Certificado e diploma: 100 €
Investimento total: 3.000€
Modalidades de pagamento
Pronto pagamento: 2.520 € (usufrui de 10% de desconto)
Modalidade 7 prestações: 400 € (sem desconto)
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
Organizar, desenhar a estratégia e liderar uma campanha eleitoral.
Organizar campanhas eleitorais municipais.
Saber utilizar, de modo eficiente, a comunicação e o marketing nas instituições públicas e políticas.
Compreender os fenómenos da comunicação política nas suas várias dimensões.
Compreender os sistemas que interagem diretamente com o sistema político.
Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.