
Datas e Horários
Duração: 24 sessões de 5 horas cada. 20 horas teóricas, 3 de acompanhamento de projeto e 1 de apresentação de projetos
Horário: fim de semana (sextas das 18h30 às 23h e sábados das 9:00 às 14:00h)
Investimento: Inscrição 150€. Diploma 150€. Totalidade do curso 2900€. Cada prestação (total de 4 prestações) 725€.
Inscrições limitadas
Diretor de Curso
Javier López
Responsável de Negócio Digital, Ecommerce & Promociones de Diario AS.
ICEMD - Madrid
Objetivos
Público-alvo
Esta pós-graduação interessa:
Condições de inscrição
Licenciatura ou grau superior. Podem ser admitidos alunos com experiência profissional comprovada.
Programa
1. - Introdução e condições do jornalismo digital
2. - Modelos de negócio dos media. Empreendedorismo e novos agentes
3. - A gestão jornalística através dos novos meios digitais
4. - Documentação e investigação no jornalismo digital
5. - Elaboração de conteúdo para meios digitais
6. - Jornalismo de dados
7. - Televisão online e Podcasting
8. - SEO (Search Engine Optimization) e Analytics aplicados ao jornalismo digital
9. - Redes sociais- A principal janela do jornalismo digital
10. - Ferramentas de divulgação dos conteúdos digitais
11. - Ambiente mobile e apps
12. - Desenho, criação, edição e publicação
13. - Publicidade digital
14. - RTB e programação. Usos e necessidades de gerir o BIG DATA
15. - Estratégias de desenvolvimento do negócio digital
16. - Aspetos legais aplicados à comunicação
17. - Identidade e reputação digital
18. - Comunicação corporativa em contextos digitais
Duração: 24 sessões de 5 horas cada. 20 horas teóricas, 3 de acompanhamento de projeto e 1 de apresentação de projetos
Horário: fim de semana (sextas das 18h30 às 23h e sábados das 9:00 às 14:00h)
Investimento: Inscrição 150€. Diploma 150€. Totalidade do curso 2900€. Cada prestação (total de 4 prestações) 725€.
Inscrições limitadas
Diretor de Curso
Javier López
Responsável de Negócio Digital, Ecommerce & Promociones de Diario AS.
ICEMD - Madrid
Objetivos
- Adaptação do jornalista ao novo contexto digital;
- Compreender o “ecossistema” dos meios de comunicação online, os novos paradigmas de gerar clientes e as fórmulas necessárias para cativar audiencias e influência;
- Ensinar e demonstrar, na teoría como na prática, quais são os diversos departamentos dos meios de comunicação e como se podem gerir, desde o departamento editorial e de negócios e as ferramentas utilizadas para divulgar os conteúdos e rentabilizar um meio de comunicação;
- Adaptar a elaboração de textos e a produção de conteúdos audiovisuais utilizando as novas ferramentas digitais;
- Compreender os aspetos mais elementares da transformação de modelos de negócio e da rentabilidade dos media.
Público-alvo
Esta pós-graduação interessa:
- Jornalistas que pretendam adaptar-se ao digital;
- Licenciados em Jornalismo e em Comunicação que pretendam obter uma visão geral do novo jornalismo digital ao nível da redação e edição e conhecer tudo o que necessita um órgão de comunicação para rentabilizar o digital;
- Técnicos de comunicação.
Condições de inscrição
Licenciatura ou grau superior. Podem ser admitidos alunos com experiência profissional comprovada.
Programa
1. - Introdução e condições do jornalismo digital
- A influencia dos media.
- Evolução da informação e o esquema de comunicação. Novos meios e formatos.
- A sociedade da informação e as características da internet.
- Produtores e agregadores de conteúdos, como se democratiza a informação. As pessoas transformam-se em meios.
- Características de um jornalista digital.
- Jornalista 2.0.
- Jornalismo de segmentos.
- Meios pagos vs. meios gratuitos. Formas de pagamento de conteúdos, varios modelos.
- Redes sociais: a socialização da informação.
- Consumo de informação multiplataforma. Necessidade de uniformizar a apresentação de conteúdo.
- Tipos de conteúdos: vídeo, blogue, fotografía, texto.
2. - Modelos de negócio dos media. Empreendedorismo e novos agentes
- Tipos de negócio do jornalismo digital da imprensa online, vídeo e podcasting.
- Microsegmentação do mercado com ferramentas SAAS.
- O poder das massas e a capacidade de reação.
- Integração das redações.
- Referências internacionais.
- Como criar um meio online: conceito, estratégia, financiamento, estrutura e desenvolvimento operacional.
- Funcionamentos verticais e complementares para ampliar as audiências de cada media.
3. - A gestão jornalística através dos novos meios digitais
- A redação digital.
- Criadores, designers digitais e jornalistas.
- Definição e estrutura dos portais informativos.
- Redações integradas: papel/internet.
- Novos paradigmas da comunicação.
- A gestão da redação na comunicação.
- Valor e hierarquia das notícias.
- Credibilidade e comparação da informação na internet.
- Novos dispositivos para novas formas de trabalhar e de consumir conteúdos.
- A necessidade de articular a redação com o departamento de tecnologias da informação na gestão dos media. A dependência perante a tecnologia.
- Criação de blogues e plataformas de vídeo.
- A elaboração de um blogue.
- Como criar um meio online através do Wordpress.
- Caso prático de Wordpress. Comprar um domínio, hosting, estabelecer um organograma. Gestão de widgets e desenvolvimento de conteúdo.
- Como tornar viral o blogue para se transformar uma referência de conteúdo, estratégias de publicação.
- Como fazer SEO e gerir a base de dados.
- Exemplos de meios feitos com o Wordpress.
4. - Documentação e investigação no jornalismo digital
- Spam. A regra das três confirmações.
- A estrutura da informação.
- Como obter fontes e como tratá-las. Início das tarefas de documentação e de investigação.
- Tecnologias e ferramentas para utilizar na investigaçõ. Wikipédia?
- Como interpretar a comunicação institucional ou comercial e integrá-la com as próprias fontes.
- Critérios e tomada de decisões. Discriminar a informação inútil ou de pouco interesse para o público.
- Táticas: semruch, Facebook, Google Trends para perceber tendências, pesquisas, notas de imprensa de organismos oficiais, INE, notícias de outros meios para documentar uma informação.
- Organização da documentação e da investigação.
- Escalas e critérios jornalísticos para detetar os pontos-chave.
5. - Elaboração de conteúdo para meios digitais
- Como escrever para o mundo online. Como decidir por um artigo, uma foto ou um vídeo?
- Vencer o efémero e o tempo, a adesão da comunicação social e a empatía com o utilizador. Valorização do tempo.
- Como atuam os motores de pesquisa com o tempo de permanência na página e o conteúdo de alta qualidade.
- Novo jornalismo: formas de escrita e especialização. O perigo da endogamia. Criatividade digital.
- Escrever de forma audiovisual e com imagens. A tirania das páginas já visitadas.
- Comunicar com o leitor digital. Construir com dois tipos de leitura, a rápida e a reflexiva.
- Otimização de conteúdos para os motores de pesquisa.
- Jornalismo de dados vs. jornalismo analítico.
- Redesenhar a informação em função do canal.
- Infografia multimédia.
6. - Jornalismo de dados
- Gestão das bases de dados e jornalismo de dados.
- Nova tipología jornalística. Enriquecer os dados para atrair os utilizadores.
- A impaciência dos leitores e a leitura em diagonal.
- Pílulas informativas para evitar a fuga do leitor.
- Jornalismo do imediato. Utilização das keywords para mostrar os factos da atualidade.
- Evitar ser agência de informação e ser conciso nos conteúdos produzidos. A atenção tem os seus limites.
- Técnicas infográficas e de vídeo.
7. - Televisão online e Podcasting
- O novo consumo da informação. O ouvinte e o espectador decidem o que ver e como partilhar.
- Ecossistema e novos players. A queda do sistema tradicional. A multiplicação de criadores de conteúdo visual. Através do vídeo e do som, os meios cativam as audiências. Youtubers.
- Tecnologia e ferramentas que se aplicam na televisão e na rádio online.
- Estratégias para retransmitir conteúdos, hierarquização e tempos.
- Técnicas de comunicação específicas para os novos formatos e canais.
- Criadores de programas e de sons.
- Como produzir um podcast ou criar um canal do Youtube/Vimeo para gerar comunidade e audiência. Ferramentas gratuitas e pagas. Estratégias de captação de audiências.
- Rádio online. Produção de conteúdos intemporais para ouvir em direto ou através de podcasting.
- Conversão de plataformas. Rádio visual, retransmissão em direto de emissões de rádio.
- Fórmulas de financiamento, publicidade de branded content e posicionamento de produto nos programas a emitir.
8. - SEO (Search Engine Optimization) e Analytics aplicados ao jornalismo digital
- O que é o Search Engine Optimization? Análise dos principais motores de pesquisa.
- O departamento de SEO. Dimensão. Conhecimento de técnicas de relacionamento.
- O SEO aplicado ao jornalismo. Tags. Adaptação da escrita. Técnicas para que te encontrem mais facilmente.
- Utilização de keywords e valor dos cliques nos websites.
- O poder do text linking.
- Como conhecer o nosso público, saber como chegaram até nós, quanto tempo permanecem no website, qual o percurso que seguiram no website e o que mais lhes interessa.
- Ferramentas: Omniture e Google Analytics.
- Funcionamento do Comscore. Medição das audiências.
- Entender as informações do tráfego diário. Recorrência de leitores, dispositivos, etc.
- Principais métricas a ter em conta. Como elaborar um relatório e saber interpretá-lo para tomar decisões.
- Casos práticos. Utilização do Analytics.
9. - Redes sociais- A principal janela do jornalismo digital
- As redes sociais. Muito mais do que a figura do Community Manager.
- Como dimensionar um departamento de media social?
- Que tipo de canais há que abrir para comunicar com as audiências? Perfil da empresa ou perfil pessoal em representação da empresa?
- Segmentar os conteúdos e a redação das publicações para cada público
- Estratégias de Social Media. Quando, o quê e como publicar conteúdos em função das interações e dos momentos de contacto. Como segmentar o público?
- Perfil geral da organização e perfis de cada um dos jornalistas.
- Perfis profissionais para manter a coerência.
- Atrair fãs e enriquecê-los. Convertê-los em evangelizadores.
- Modelos de publicação e recursos disponíveis. Técnicas como Canvas, Facebook Video, Periscope e Instagram. Modelos no Twitter.
- Gestão de comentários e feedback.
- Como resolver crises nas redes sociais.
- Métricas para elaborar uma estratégia correta. Ferramentas disponíveis (I Love ROI, Pirendo, etc).
- Nem tudo é para partilhar. Confirmar a informação e escolher o momento certo. Manuais de estilo.
- Como establecer sinergias com outros canais de comunicação.
10. - Ferramentas de divulgação dos conteúdos digitais
- Visão geral das ferramentas disponíveis.
- Segmentação e personalização do conteúdo.
- Transmissão de dados. Apps para partilhar informação e permitir a combinação de aplicações.
- A influência da tecnología da forma de comunicar.
- Snapchat e Whatsapp. Novos canais de transmissão de conteúdos.
- Ferramentas de inteligência artificial.
- A utilização do Big Data para conhecer o leitor e fornecer-lhe informação mais especializada e atrativa.
- O Buzz, audiências vs. qualidade. O Buzz. Sustentabilidade temporal desses modelos.
11. - Ambiente mobile e apps
- Modelos de negócio mobile.
- O jornalismo através das aplicações. Competências com os agregadores de notícias.
- Formatos responsivos, ferramentas de desenho, priorizar módulos e recursos publicados.
- Modelos de negócio mobile.
- Web responsive, webapp ou app.
- Desenho da web responsiva. Estilos CSS
- Como causar impacto desde o primeiro canal.
- Adaptar a escrita ao ambiente mobile.
- Personalização dos conteúdos gerados.
- Atrair dados.
- Criação de uma app. Personalização do conteúdo, fórmulas de adaptabilidade da aplicação.
- Plataformas para o desenvolvimento de app.
- Posicionamento em stores. O ASO.
- Estratégias para gerar downloads.
- Difusão: SMS push, geolocalização.
12. - Desenho, criação, edição e publicação
- Introdução ao desenho gráfico.
- Tipos de desenho de meios. Estruturação da informação.
- Módulos de produto e módulos de conteúdo, fórmulas de redirecionar para outros conteúdos.
- Linguagem HTML/CSS/PHP
- Photoshop.
- Indesign.
- Sistemas de publicação de blogues (WordPress, TypePad, Blogger)
- Projeto/desenho de uma webpage: Hosting, design, publicação
- Editor NVU.
- Modelos de revistas/publicações online.
- Análise de caso.
Professor: Unica Aguilera, Jose Manuel
(BitBan Technologies / Director de Diseño y HTML)
13. - Publicidade digital
- Formatos publicitários clássicos: banners, preroll, Interstitial, billboard
- Entender o negócio da publicidade e criação de sinergias com a redação para a criação de produtos que podem gerar publicidade e incrementar as receitas nos meios.
- Publicidade online. As agências digitais.
- Tipos de campanhas digitais, opções criativas de interação com o utilizador.
- Google Adwords, Youtube, SEO, SEM, e-commerce, Content Marketing.
- Inbound Marketing: o conteúdo como ferramenta de persuasão
- Profissionalização na produção de conteúdo para a comercialização de produtos.
- Emailing. O poder da divulgação viral.
- Marketing offline em articulação com o marketing online.
- Como planificar uma campanha digital.
14. - RTB e programação. Usos e necessidades de gerir o BIG DATA
- Conceito e fundamentos. Os algoritmos que decidem o que o utilizador vê em cada momento.
- Novas fórmulas publicitárias: branded content, publicidade programática, RTB, publicidade natural.
- As dinámicas em tempo real.
- Conceitos técnicos: SSP, DSP, DMP.
- Os servidores Exchanges.
- Plataformas que gerem a transmissão de conteúdos e publicidade. Casos da Adform e AdExplora.
- A importância de conhecer o cliente e a gestão da publicidade e dos conteúdos em função das suas necessidades e perfis.
- Ferramentas de gestão do Big Data e a sua aplicação prática
- A comercialização dos leads e a sua utilização para conhecer o cliente e ampliar o consumo de conteúdos e produtos. Criar um maior LTV do leitor.
- A visão do Big Data aplicada ao negócio dos meios de comunicação online. Conhecimento do cliente. CRM sociais.
15. - Estratégias de desenvolvimento do negócio digital
- Ações de marketing. Estratégias e táticas dentro do ecossistema digital.
- Negócios digitais que produzem audiências. Casos dos meios online.
- Produção de ingressos alternativos, conceptualizar necessidades e criar marca e imagem com marketing e projetos táticos.
- Sinergias e joint venture com outras empresas.
- O modelo de fidelização. Como utilizar o espaço e a sinergia dos conteúdos para obter receitas da venda de productos e serviços.
- Modelos de ecommerce.
- Concursos, eventos e atividades especiais.
- Venda de conteúdos, comercialização para outras plataformas.
- Recomendadores de conteúdos: outbrain, ligatus e outros modelos.
16. - Aspetos legais aplicados à comunicação
- Normas aplicáveis em matéria de comunicação no âmbito estatal.
- Autoregulação: códigos de conduta, códigos éticos e códigos setoriais.
- Propriedade intelectual e industrial no jornalismo digital.
- Direito à honra, intimidade e à própria imagem.
- Uso de imagens, vídeos ou declarações de outros meios. Bancos de imagens e agências.
- Responsabilidades legais no jornalismo/comunicação nos meios digitais.
17. - Identidade e reputação digital
- Perfis jornalísticos e comunicação digital.
- O utilizador como principal criador de conteúdo. As empresas utilizam pessoas e não a marca em si mesma.
- O poder dos blogues e influencers. Qualquer pessoa pode transmitir informação e comunicar.
- Análise de empresas que têm uma imagem nas redes sociais diferente daquela que têm noutros canais. A utilização dos canais de comunicação e empresas que cuidam da sua imagem de marca e a apresentam corretamente.
- Como construir uma imagem digital.
- Deontologia profissional.
- Uma aproximação à comunicação de crise (ideias básicas sobre o que se pode e não deve fazer).
- Como resolver crises e como não as resolver. Exemplos de empresas dos media e de produtos.
- Medição e presença na rede: sistemas de relatório.
- Monitorização e ferramentas de escuta (diferentes ferramentas que existem atualmente e seus pontos fortes e debilidades).
18. - Comunicação corporativa em contextos digitais
- Os gabinetes de imprensa.
- Como atribuir credibilidade a informações de uma fonte fiável.
- Departamentos de comunicação governamentais.
- A nota de imprensa e convocatoria dos meios de comunicação.
- Fronteiras entre jornalista e gabinete de imprensa.
- Fórmulas de comunicação. Vídeos, infografias e comunicados.
- A comunicação social corporativa.
- Ferramentas da empresa ou gabinete de comunicação.
- Internet corporativa/blogues/eventos.
- Bloguers e influencers com reconhecimento social.
- Exemplos de comunicação. Polícia, Telepizza, Iberdrola.
- Redes sociais e o papel do Community Manager.
Consulte aqui o desdobrável da Pós-Graduação (.pdf)
Contactos
Rua Júlio Dinis,
Edifício Parque Itália,
nº 764, 8º Dto,
4050-012 Porto
Edifício Parque Itália,
nº 764, 8º Dto,
4050-012 Porto
- Telefone:
- +351 22 600 30 65
- FAX:
- +351 22 040 09 22
- E-mail:
- secretaria@esj.pt