• Presencial e/ou online

Pós-graduação

Marketing Digital e Comunicação


Na Pós Graduação de Marketing Digital a sala de aula transforma-se em laboratório onde os alunos experimentam, testam e analisam estratégias e ferramentas de Marketing Digital quer nos seus projectos individuais quer em casos e exemplos práticos que um Marketer e Social Media Creator encara diariamente.

A experiência profissional do grupo docente permite que a partilha de conhecimentos seja feita considerando os obstáculos que os gabinetes e departamentos de comunicação e marketing encontram no planeamento, gestão e criação de conteúdos bem como no desenho de estratégias ajustadas à realidade dos públicos alvo.

Abordamos as principais estratégias de Social Media, as ferramentas e as novas formas de conteúdo (voz e vídeo) de forma simples e prática que se concretizam na aplicação prática das mesmas num projecto final que corresponde à construção de um plano e estratégia de Marketing e Comunicação com aplicação no Digital


Datas Matrículas – 1.ª fase: até 31 de julho de 2021 (vagas limitadas a 12 alunos presenciais por ordem temporal de matrículas). 2.ª fase: de 1 de agosto a 22 de novembro (sujeita às vagas existentes).
Início – 24 de novembro, 2021. Interrupção letiva no Natal e na Páscoa.

Carga Horária 130 horas.

Horário das Aulas Quartas-feira das 18H30 às 22H30.

Aulas As aulas decorrem de forma presencial, existindo a possibilidade de serem frequentadas em regime online.

Objetivos principais
  • Dotar os estudantes com uma visão 360º das oportunidades e dos desafios que as organizações e os profissionais enfrentam nos dias de hoje
  • Aplicar estratégias de marketing online
  • Apreender conhecimentos teóricos com aplicabilidade prática, encontrando novas soluções

Destinatários
  • Profissionais de qualquer sector de atividade que pretendam obter conhecimentos e competências em Marketing Digital
  • Empresários e Empreendedores que pretendam ter formação para exercer funções em marketing e Marketing Digital
  • Técnicos de Marketing, Comunicação, vendas e gestão de clientes.

Metodologia Com uma elevada componente prática, esta pós-graduação foi desenhada para que os alunos possam apreender conceitos teóricos explicados e apresentados com casos práticos e reais. A sala de aula é transformada em laboratório para que os alunos possam experimentar, testar e analisar estratégias e ferramentas de Marketing Digital nos seus projetos. A experiência profissional do grupo docente permite que a partilha de conhecimentos seja feita considerando as dificuldades que as pequenas e médias empresas encontram no dia a dia.

Condições de matrículas Licenciatura na área das ciências sociais ou equivalente. O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo).

Avaliação Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito e defendido em aula por cada módulo com nota. Das duas notas resulta a nota final. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.

Investimento Matrícula: 100 €
Propina: 2.180 €
Certificado e diploma: 100 €

Modalidades de pagamento Pronto pagamento: 1.962 € (usufrui de 10% de desconto)
Modalidade 8 prestações: 272,50 € (sem desconto)
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Descontos não acumuláveis.

Diretor do Curso Maria Pereira


Módulo I MARKETING 5.0 (12 horas)
  • O Marketing Digital – Evolução e panorama
  • Aplicação do Marketing ao Digital

Módulo II DIGITAL MARKETING TRENDS (8 horas)
  • Principais tendências de marketing no Digital Voz, Vídeo e Inteligência Artificial

Módulo III BRANDING STRATEGY (12 horas)
  • Identidade e Arquitetura da Marca
  • Notoriedade
  • Desenvolvimento da Imagem de Marca
  • O relacionamento marca consumidor
  • Estratégia de Comunicação da Marca

Módulo IV LABORATÓRIO DE MARKETING DIGITAL (12 horas)
  • Construção de um plano de marketing adaptado ao Digital
  • Desenho de Personas
  • Construção da Narrativa ajustado às personas
     
Módulo V COSTUMER JOURNEY (8 horas)
  • O processo de decisão de compra
  • Análise do processo de tomada de decisão
  • Evolução do Comportamento do Consumidor
  • Neuromarketing - o botão de compra na mente do consumidor

Módulo VI SOCIAL MEDIA MARKETING (8 horas)
  • Mídias Socias
  • Estratégias de Marketing aplicadas a Social Media
  • Calendarização de Conteúdos
  • Métricas e KPI'S

Módulo VII SEM & SEO (24 horas)
  • Funcionamento dos Motores de Busca
  • Otimização de Conteúdos para Motores de Busca
  • SEM
  • SEO
  • E-Mail Marketing
  • Campanhas de PPC
  • Desenvolvimento de Landing Pages

Módulo VIII MOBILE MARKETING (12 horas)
  • Introdução ao Mobile Marketing
  • Mobile Advertising
  • Mobile Commerce
  • Mobile Trends

Módulo IX COMUNICAÇÃO & STORYTELLING (12 horas)
  • Comunicação Organizacional
  • Comunicação Interpessoal
  • Comunicação Falar em Público e o discurso
  • Mensagem e Storytelling

Módulo X BRANDING PESSOAL NO DIGITAL (12 horas)
  • Introdução ao Personal Branding
  • A Marca Pessoal
  • Identidade Online

Módulo XI LABORATÓRIO DE MARKETING DIGITAL (12 horas)
Acompanhamento da Construção de um plano de marketing adaptado ao Digital
  • Storytelling
  • Psicologia da Cor
  • Neuromarketing - Estímulos e Gatilhos Mentais

 
Notas curriculares dos docentes
MARIA PEREIRA
Gestão de Marketing e Branding Pessoal

Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing. Formadora em Marketing e Marketing Digital. Desde 2007, colabora com a Portside nos Departamentos Comercial e Comunicação & Marketing. Directora da empresa MRP – Marketing e Comunicação – onde desenvolve projectos de marketing e comunicação com micro e pequenas empresas.

CUSTÓDIO OLIVEIRA
Doutorado em Comunicação

Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 30 anos de experiência.

ANTÓNIO SOUSA

Consultor Informático

Licenciatura em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Programador, Engenheiro de Software, Analista de Software, Consultor Informático e Formador. Desenvolvimento de funcionalidades Web utilizando as tecnologias Base de Dados Oracle 11g e 12c , PL/SQL e PL/SQL Web Toolkit, JAVA, JavaScript, jQuery, jQuey UI, HTML, XHTML, HTML5, CSS 2.1, CSS3 e XML.

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