• Presencial

Pós-graduação

Marketing Digital e Comunicação


Caracteriza-se por uma forte orientação para as práticas empresariais
com a participação de um corpo docente de excelência


Datas e Horários Matrículas – 1.ª fase: até 31 de julho de 2019 (vagas limitadas a 14 alunos por ordem temporal de matrículas). 2.ª fase: de 1 de setembro a 5 de outubro (sujeita às vagas existentes).
Horário das aulas – Quartas-feira das 18H30 às 22H30
Carga horária – 130 horas


Objetivos principais
  • Dotar os estudantes com uma visão 360o das oportunidades e dos desafios que as organizações e os profissionais enfrentam nos dias de hoje
  • Aplicar estratégias de marketing online
  • Apreender conhecimentos teóricos com aplicabilidade prática, encontrando novas soluções


Destinatários
  • Profissionais de qualquer sector de atividade que pretendam obter conhecimentos e competências em Marketing Digital
  • Empresários e Empreendedores que pretendam ter formação para exercer funções em marketing e Marketing Digital
  • Técnicos de Marketing, Comunicação, vendas e gestão de clientes.


Metodologia Com uma elevada componente prática, esta pós-graduação foi desenhada para que os alunos possam apreender conceitos teóricos explicados e apresentados com casos práticos e reais. A sala de aula é transformada em laboratório para que os alunos possam experimentar, testar e analisar estratégias e ferramentas de Marketing Digital nos seus projetos. A experiência profissional do grupo docente permite que a partilha de conhecimentos seja feita considerando as dificuldades que as pequenas e médias empresas encontram no dia a dia.


Condições de matrículas Licenciatura na área das ciências sociais ou equivalente. O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo).


Aulas As aulas são presenciais, podendo em casos especiais serem seguidas por videoconferência.


Avaliação Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito e defendido em aula por cada módulo com nota. Das duas notas resulta a nota final. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.


Investimento Matrícula: 100 €
Propina: 2.080 €
Certificado e diploma: 100 €


Modalidades de pagamento Pronto pagamento: 1.872 € (usufrui de 10% de desconto)
Modalidade 8 prestações: 260 € (sem desconto)
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Descontos não acumuláveis.


Diretora do Curso Maria Pereira


Módulo I MARKETING 3.0 (16 horas)
  • Fundamentos do Marketing
  • Termos e Siglas mais utilizadas
  • Marketing Digital Vs Marketing Tradicional
  • Aplicação do Marketing ao Digital

Módulo II DIGITAL MARKETING TRENDS (4 horas)
  • Principais tendências de marketing no Digital

Módulo III BRANDING STRATEGY (12 horas)
  • Identidade e Arquitetura da Marca
  • Notoriedade
  • Desenvolvimento da Imagem de Marca
  • O relacionamento marca consumidor
  • Estratégia de Comunicação da Marca

Módulo IV LABORATÓRIO DE MARKETING DIGITAL (12 horas)
  • Construção de um plano de marketing adaptado ao Digital

Módulo V COSTUMER JOURNEY (8 horas)
  • O processo de decisão de compra
  • Análise do processo de tomada de decisão
  • Evolução do Comportamento do Consumidor
  • Neuromarketing

Módulo VI SOCIAL MEDIA MARKETING (8 horas)
  • Mídias Socias
  • Estratégias de Marketing aplicadas a Social Media
  • Calendarização de Conteúdos
  • Social Ads - Plataformas de Anúncios
  • Métricas e KPI'S

Módulo VII SEM & SEO (24 horas)
  • Funcionamento dos Motores de Busca
  • Otimização de Conteúdos para Motores de Busca
  • SEM
  • SEO
  • E-Mail Marketing
  • Campanhas de PPC
  • Desenvolvimento de Landing Pages

Módulo VIII MOBILE MARKETING (12 horas)
  • Introdução ao Mobile Marketing
  • Mobile Advertising
  • Mobile Commerce
  • Mobile Trends

Módulo IX COMUNICAÇÃO & STORYTELLING (12 horas)
  • Comunicação Organizacional
  • Comunicação Interpessoal
  • Comunicação Falar em Público e o discurso
  • Mensagem e Storytelling

Módulo X BRANDING PESSOAL NO DIGITAL (12 horas)
  • Introdução ao Personal Branding
  • A Marca Pessoal
  • Identidade Online

Módulo XI LABORATÓRIO DE MARKETING DIGITAL (12 horas)
  • Acompanhamento da Construção de um plano de marketing adaptado ao Digital


Notas curriculares dos docentes
Maria Pereira
Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing. Formadora em Marketing e Marketing Digital. Desde 2007, colabora com a Portside nos Departamentos Comercial e Comunicação & Marketing. Directora da empresa MRP – Marketing e Comunicação – onde desenvolve projectos de marketing e comunicação com micro e pequenas empresas. Responsável pelo projecto (acabado de sair do forno) Pixie Agency – Uma agência de comunicação direccionada para o ensino e formação de Marketing Digital e Branding Pessoal a empreendedores e micro / pequenas empresas.


Custódio Oliveira
Licenciado em Ciências Políticas e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela.
Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal.
Consultor sénior de comunicação com 30 anos de experiência.

Contactos

Rua Júlio Dinis,
Edifício Parque Itália,
nº 764, 8º Dto,
4050-012 Porto
Telefone:
+351 22 600 30 65
FAX:
+351 22 040 09 22
E-mail:
secretaria@esj.pt

Candidaturas

Li e aceito os termos da Política de Privacidade