Pós-graduação

Em Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas

Um curso que nos últimos anos esteve
na base de emprego para uns e de maior sucesso
profissional para outros.

Com este curso, a ESJ – Escola de Jornalismo do Porto pretende contribuir para que cada aluno adquira conhecimentos de saber fazer para uma profissão nas áreas da comunicação, do marketing e de relações públicas.


Datas
Inscrições e matrículas – até 29 de outubro de 2018 (limitadas a 14 alunos)
Início das aulas – 5 de Novembro de 2018
Final das aulas – 1 de Julho de 2019
Interrupções – Natal, 24 e 31 de Dezembro de 2018; Carnaval, 4 de março de 2019; Páscoa, 22 de Abril de 2019.
Carga horária – 120 horas


Horário das Aulas
Segundas-feiras, das 18h30 às 22h30.
As inscrições são limitadas a 14 alunos.  


Objetivos
Transmitir os conhecimentos mais avançados de comunicação e de marketing. Aprofundar temas específicos do dia-a-dia da comunicação, do marketing e das relações públicas. Realizar workshops, nomeadamente sobre construir o discurso e o falar em público e media training.


Metodologia
Mais que a teoria privilegia-se a experiência.
Mais que o saber abstrato, importa o saber fazer. Mais que aprender, interessa compreender as coisas, os fenómenos e os atos vendo todas as dimensões.
Quem compreende é capaz de construir soluções e de ser líder.
Mais que assistir pretende-se a participação proactiva.
Mais que técnicos queremos formar líderes.


Destinatários
  • Profissionais de Comunicação e Marketing que pretendam melhorar as suas competências;
  • Recém-licenciados que pretendam uma especialização em assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas.
  • Técnicos de comunicação em geral;

Condições de inscrição
Licenciatura na área das ciências sociais ou equivalente. O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo).


Aulas
As aulas são presenciais, podendo em casos especiais serem seguidas por videoconferência.


Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.


Diretor do Curso
Custódio Oliveira


Investimento
260€ mês (8 meses). Inscrição 100€. Diploma final 100€.
Desconto de 10% a quem pagar as mensalidades até final de Novembro de 2018.
10% de desconto para antigos alunos da ESJ.
Descontos não acumuláveis.


Módulo I
COMUNICAÇÃO: JORNALISMO E ASSESSORIA (16 horas)
Docente: João Paulo Meneses
  • Os jornalistas querem é notícias"; Jornalistas e assessores: uma relação (im)possível. A interdependência; o conflito, o jornalês; o 'vai-e-vem' entre jornalistas e assessoria; o enquadramento ético-legal;  estratégias de sedução;
  • “Os jornalistas adoram crises de comunicação"; analógicas e digitais; como reagir perante as crises; a preparação das crises; análise de casos;
  • “A primeira mentira é dizer que não se mente": o spinning da informação; porquê o spinning; ferramentas de spinning; as fake news como spinning digital; análise de casos
  • O press release: a filosofia do press release; as melhores técnicas; o press release e o jornalês; o press release digital; analise de casos e realização de exemplos práticos;
Módulo II
COMUNICAÇÃO, ESTRATÉGIA E GESTÃO (16 horas)
Docente: Custódio Oliveira
  • Conceptualização de Comunicação: teorias e funções. Paul Watzlawick e Dominique Wolton. Principais axiomas desde os anos 50 do Séc. XX. Os cinco cenários da comunicação. Mensagem e imagem em comunicação.
  • Estratégias de comunicação. Estratégia e tática. Funções das estratégias. Como elaborar planos estratégicos de comunicação.
  • Comunicação e gestão inteligente. A comunicação gere-se. Conceitos de gestão. O papel da comunicação em sistemas de gestão inteligente.
  • Comunicação e gestão de situações de crise. Conceitos. Fases. Gabinete. Estratégias.
Módulo III
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTERNA E EXTERNA. PROTOCOLO (16 horas)
Docente: Dora Gaspar
  • Comunicação Organizacional. Revisão de conceitos.
  • Comunicação Externa. Conceito e desafios.
  • Os Canais de comunicação externa e a eficiência da comunicação.
  • O Protocolo como instrumento de Comunicação Externa.
  • Introdução ao Protocolo – A imagem e a simbologia oficial (Bandeira e Hino).
  • Presidência e precedências – Aplicação da Lei nº40/2006.
  • Comunicação Interna. Definição e desafios da comunicação interna.
  • O contexto e os atores, identificação e extra expectativas
  • Canais de Comunicação Interna, vantagens e desvantagens.
  • Fluxos da comunicação e a evolução para a comunicação colaborativa e participativa.
  • Comunicação colaborativa, que canais utilizar?
  • Plano de Comunicação Interna, monitorização e avaliação.
Módulo IV
MARKETING ORGANIZACIONAL (16 horas)
Docente: Carlos Alberto Cardoso
  • Tendências e Evolução do Marketing
  • Marketing 1.0; Marketing 2.0; Marketing 3.0
  • Marketing 3.0 e a era da participação
  • Tecnologia da nova vaga
  • “OS DEZ PECADOS MORTAIS DO MARKETING”–Indícios e soluções - de PHILIP KOTLER
  • O Marketing como instrumento/ferramenta da comunicação
  • A comunicação de marketing
  • Comunicação integrada de marketing
  • O Marketing como um processo social
  • Métricas do marketing
  • Plano de Marketing – do objetivo à ação
  • Caso prático
  • Elaboração de um plano de marketing (em grupos de 2)
Módulo V
COMUNICAÇÃO POLÍTICA E CAMPANHAS ELEITORAIS (16 horas)
Docente: Custódio Oliveira
  • Comunicação política. Comunicação dos governos. Comunicação Municipal. Exemplos e especificidades.
  • A Comunicação nas campanhas eleitorais. Os vários tipos de campanha. O diagnóstico do espaço eleitoral. Segmentação do espaço eleitoral. Objetivos. Mensagem (slogan), imagem, discurso. Opções estratégicas e o lugar da batalha. O(s) candidato(s). Modelo organizacional de campanha. Plano de campanha.
Módulo VI
RELAÇÕES PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS (12 horas)
Docente: Isabel Martins

Módulo VII
WORKSHOP – CONSTRUIR O DISCURSO, FALAR EM PÚBLICO E MEDIA TRAINING (16 horas)
Docentes: Carlos Alberto Cardoso e Custódio Oliveira
  • Parte teórica.
    Tipos e modelos e discursos. A mensagem e o discurso. Valores das palavras. Expressão corporal. Linguagem gestual. Argumentação. As emoções e os sentimentos. A elaboração do discurso. A voz. O tom. A dicção. A sonoridade. O ritmo. A postura do orador. O tempo do discurso.
  • Parte prática:
  • Exercícios de expressão corporal, de linguagem gestual, de dicção e ritmo;
  • Gravação individual de entrevistas em áudio e vídeo e respetiva análise;
  • Segunda gravação individual de entrevista com desafio de correção de eventuais fragilidades:
  • Gravação de discurso em áudio e vídeo e respetiva análise em grupo.
Ensaio Final
ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO ENSAIO FINAL, COM METODOLOGIA DINÂMICA INTERATIVA (12 HORAS).



Alguns testemunhos de antigos alunos

A turma é dinamicamente fantástica. A experiência está a ser muito boa e o facto dos formadores terem a experiência do mercado de trabalho ajuda imenso. Não ficamos apenas com o conhecimento académico e cientifico... A troca de conhecimentos e saberes dos formandos também tem sido excecional. Por último, os coffee breaks têm sido fantásticos…
Susana Caravana

Estou muito contente por ter decidido fazer esta pós-graduação. Para além dos conteúdos serem interessantíssimos, principalmente pela vertente prática, os formadores são de altíssima competência. A cereja no topo deste bolo está nos colegas e na camaradagem que aqui se vive! Está a ser uma experiência que certamente não irei esquecer. Recomendo. Muito!
Carla Mendonça

Formação de excelência, com grandes formadores e com uma turma dinâmica, de grande capacidade e experiência profissional! ...mas que quer saber sempre mais e certificar as suas competências…
Questão digital (comunicação), fulcral e alvo de reforçada aposta…

Cristiano Correia

Com este curso adquiri e aprofundei conhecimentos fundamentais nas áreas da comunicação, marketing e relações públicas que me são úteis e essenciais para as funções que desempenho atualmente.
Teresa Sá Silva

O curso permitiu-me ganhar novos conhecimentos e noções sobre várias áreas da comunicação que não explorei tanto durante a minha formação académica. No geral, considero valiosos os conhecimentos que obtive neste curso.
Sara Sampaio



Notas curriculares dos docentes

Custódio Oliveira
Licenciado em Ciências Políticas e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela.
Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal.
Consultor sénior de comunicação com 30 anos de experiência.

João Paulo Meneses
Jornalista há 30 anos, docente em cursos de comunicação há 20.
Trabalhou em mais de uma dezena de órgãos de comunicação social; esteve 25 anos na TSF, desempenhando todas as funções e tarefas (exceto ser diretor e relatar jogos de futebol…).
Colabora regularmente com a imprensa de língua portuguesa e inglesa de Macau. Atualmente é colaborador na elaboração de um suplemento mensal sobre temáticas económicas na revista Macau Business.
Apresentou programas de televisão em Macau e em Portugal ("Clube de Jornalistas")
Autor de vários livros sobre jornalismo (e não só...).
Doutoramento em comunicação pela Universidade de Vigo.
No presente leciona no curso de comunicação do ISMAI (depois de ter passado pela Escola Superior de Jornalismo, ISLA Gaia, Instituto Superior Miguel Torga. Lecionou em mestrados e pós-graduação do ISCSP/Lisboa e Universidade de Vigo.

Carlos Alberto Cardoso
Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, com especialização em Produção e Realização Audiovisual.
É diretor-geral da agência de comunicação H2com.
É consultor de Comunicação e especialista em Marketing Político, sendo responsável por inúmeras campanhas eleitorais e campanhas publicitárias.
É coautor do livro “Como Gerir bem a sua Autarquia”.
Foi docente convidado da Escola de Jornalismo do Porto, da pós-graduação Assessoria de Comunicação, lecionando “Comunicação Política” e “Marketing Político”, entre 2005 e 2010.
É criador de imagem, com vários prémios na área.
Foi coordenador do curso Técnico de Multimédia, na Escola Profissional de Braga e diretor pedagógico da Escola de Negócios e Administração (V. N. Gaia) e da Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos.
Entre os anos de 2000 e 2009, foi consultor de comunicação e marketing da Câmara Municipal de Barcelos.
Foi presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos.
Mais de 20 anos de experiencia em assessoria comunicação.

Isabel Martins
Licenciada em Jornalismo Internacional, pela Escola Superior de Jornalismo, possui  a Formação Pedagógica de Formadores, integrado no Programa de Formação Empresarial de Quadros, da AEP – Associação Empresarial do Porto. Começou o seu percurso profissional como redatora no «O Comércio do Porto», vindo mais tarde a integrar os quadros da empresa MEDIANA, onde assumiu anos mais tarde a presidência do Conselho de Administração e a Direção-geral. Entre 2000 e 2009 fundou e geriu a empresa longoalcance. Em 2009 funda a empresa Essência Completa e assume a direção-geral e a gerência da mesma.
 

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