• Presencial

Pós-graduação

Assessoria de Comunicação no Desporto Profissional


Visa contribuir para o desenvolvimento da Comunicação no aliciante mundo do Desporto, proporcionando a aquisição e/ou atualização de competências a todos aqueles que trabalham, ou sonham vir a trabalhar, nesta área aliciante.


Datas e Horários Matrículas – 1.ª fase: até 31 de julho de 2020 (vagas limitadas a 12 alunos por ordem temporal de matrículas). 2.ª fase: de 1 de setembro a 5 de outubro (sujeita às vagas existentes).
Horário das aulas – Quintas-feira das 18H30 às 22H30
Carga horária – 110 horas


Objetivos principais
  • Transmitir os conhecimentos mais avançados e atuais na área da comunicação no desporto.
  • Aprofundar temas específicos relacionados com a atividade diária de um assessor de comunicação ao serviço de um atleta, clube, associação ou federação desportiva.
  • Fornecer informação abrangente sobre as mais diversas áreas que se relacionam, direta ou indiretamente, com a atividade do assessor de comunicação no desporto.
  • Enriquecer a aprendizagem com a presença de docentes e oradores nacionais e internacionais com vasta experiência na área da comunicação, marketing e organização de grandes eventos desportivos.


Destinatários
  • Profissionais de comunicação e de marketing que pretendam melhorar as suas competências.
  • Recém-licenciados que pretendam uma especialização em Assessoria de Comunicação no Desporto.
  • Técnicos de comunicação em geral.


Metodologia A metodologia de aprendizagem baseia-se na aplicação predominante do método ativo, complementado pelos métodos expositivo e interrogativo. Terá por base a realização de aulas presenciais e de seminários/workshops. Será proporcionada uma visão ampla e objetiva da atividade da assessoria de comunicação em várias modalidades desportivas e em diferentes contextos. A aprendizagem será enriquecida com exemplos reais e com docentes e oradores convidados de referência a nível nacional e internacional.


Condições de matrículas Licenciatura na área das ciências sociais ou equivalente. O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo).


Aulas As aulas são presenciais, podendo em casos especiais serem seguidas por videoconferência.


Avaliação A avaliação tem por base a participação proativa nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo. No final do curso, os alunos deverão entregar um trabalho escrito, que será apresentado e defendido perante um júri composto por três docentes. Das duas notas resulta a nota final, numa ponderação de 70% para o trabalho/apresentação final e 30% para a avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 valores ou mais.


Investimento Matrícula: 100 €
Propina: 2.180 €
Certificado e diploma: 100 €


Modalidades de pagamento Pronto pagamento: 1.962 € (usufrui de 10% de desconto)
Modalidade 8 prestações: 272,50 € (sem desconto)
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Descontos não acumuláveis.


Diretor do Curso Pedro Bessa


Módulo I COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NO DESPORTO (12 horas)Docentes: Pedro Bessa, António José Leite e João Malha
  • Módulo introdutório que visa fornecer informações detalhadas sobre o papel da comunicação estratégica no Desporto. São identificadas as diferenças entre as estratégias de Comunicação no futebol profissional e nas restantes modalidades, nomeadamente o basquetebol, andebol, hóquei em patins e ciclismo.

Módulo II ASSESSORIA DE IMPRENSA NO DESPORTO (15 horas)Docentes: Pedro Bessa, António Barroso e António José Leite
  • Este módulo explora a relação entre a Assessoria de Comunicação no Desporto e os órgãos de comunicação social, aprofundando as competências necessárias para o desenvolvimento de uma Assessoria de Imprensa eficaz. O módulo aborda questões fundamentais como:
  • organização de conferências de imprensa;
  • agendamento e acompanhamento de entrevistas a dirigentes, treinadores e atletas;
  • acreditação de jornalistas e organização de tribunas de imprensa nos recintos desportivos;
  • produção e difusão de press releases;
  • gestão das operações de Media na competição.
  • Ao longo do módulo são, ainda, abordadas as especificidades da relação entre a assessoria de imprensa e os jornalistas, bem como a produção jornalística nos diferentes meios.
     
Módulo III ÉTICA NA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO (9 horas)Docentes: Pedro Bessa e Miguel Ricou
  • Neste módulo são explorados os princípios éticos que devem estar presentes na atividade da Assessoria de Comunicação Desportiva. É, também, analisado o impacto da comunicação dos diferentes agentes do desporto profissional na sociedade. Pretende-se que os alunos pesquisem, analisem e debatam os principais desafios éticos da profissão.

Módulo IV TEMAS ESPECÍFICOS DA LEGISLAÇÃO DO DESPORTO (9 horas)Docentes: João Martins, Rafael Teixeira Ramos, Lúcio Miguel Correia
  • Este módulo visa fornecer os conhecimentos fundamentais acerca da legislação desportiva em Portugal, designadamente as especificidades das Sociedades Desportivas. Em virtude da crise atual, aborda, também, os reflexos da pandemia COVID-19, designadamente ao nível dos contratos de Direito do Desporto e Transferências de Atletas.

Módulo V ORGANIZAÇÃO DE GRANDES EVENTOS DESPORTIVOS (12 horas)Docentes: Pedro Correia, Paula Oliveira, Ana Ribeiro, Raquel Cavaco Nunes
  • Este módulo visa enquadrar o papel da Assessoria de Comunicação e de Imprensa na organização e divulgação de um grande evento desportivo, nacional ou internacional. Dá a conhecer as diversas dimensões práticas da organização de um grande evento desportivo, designadamente ao nível de:
  • Planeamento e implementação de grandes eventos desportivos
  • Hospitalidade e Protocolo  
  • Gestão das Operações de Media
  • Responsabilidade Social

Módulo VI CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS E PRODUÇÃO DIGITAL (12 horas) Maria Pereira
  • Este módulo visa fornecer as competências práticas necessárias para a produção de conteúdos profissionais e explorar os princípios do marketing digital aplicados à comunicação no desporto profissional. Os estudantes são estimulados a pesquisar e analisar os mais recentes e disruptivos planos de comunicação e marketing digital no desporto.

Módulo VII FAN ENGAGEMENT E BRANDING DESPORTIVO (12 horas)Docentes: Pedro Bessa, Pedro Reis Sá, João Cunha
  • Este módulo explora o comportamento do consumidor do espetáculo desportivo. Visa fornecer aos estudantes as competências necessárias para a criação de campanhas digitais e experienciais, com impacto no consumidor e no patrocinador do espetáculo desportivo. Explora, ainda, a importância da Marca para os clubes, treinadores e atletas profissionais.

Módulo VIII RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO DE CRISE NO DESPORTO (9 horas)Docentes: António Barroso e Custódio Oliveira
  • Este módulo aborda o papel e as funções das Relações Públicas no Desporto Profissional. Visa explorar as principais estratégias para minimizar os impactos de acontecimentos negativos para a imagem de uma entidade/organização desportiva ou de um treinador/atleta.

SEMINÁRIO I A COMUNICAÇÃO NA LALIGA. ESTRATÉGIA PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO (3 horas)Docentes: Joris Evers (Diretor de Comunicação Global da LaLiga)
  • Neste seminário, Joris Evers vai apresentar a estratégia de internacionalização da LaLiga, um dos mais mediáticos campeonatos de futebol do mundo, bem como a organização de todo o departamento que lidera.

SEMINÁRIO II O ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E AS RELAÇÕES COM A COMUNICAÇÃO SOCIAL (3 horas)
  • Este seminário terá o formato de mesa redonda e pretende promover o debate sobre as relações entre a assessoria de comunicação no desporto e a Comunicação Social.

SEMINÁRIO III DIA DE TREINO: FALAR EM PÚBLICO, ENCARAR OS JORNALISTAS, DOMINAR AS EMOÇÕES (4 horas)Docentes: Pedro Bessa
  • Seminário em formato workshop, destinado a dotar os alunos de competências de media training e de resiliência emocional. Visa, também, preparar os formandos para a apresentação e defesa do trabalho final de curso.

Apresentação Final DEFESA DOS TRABALHOS INDIVIDUAIS DE CURSO (10 horas)


Notas curriculares dos docentes
PEDRO BESSA
Licenciado em Psicologia pela Universidade Portucalense e Mestre em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto Superior da Maia (ISMAI). Assessor de Comunicação e de Imprensa com 13 anos de experiência, tendo desempenhado essa função na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), entre 2017 e 2019, entre outras entidades públicas e privadas, além de agências de comunicação. Na LPFP liderou o grupo de trabalho responsável pela apresentação de propostas de alterações regulamentares na área da Comunicação, foi autor do Código de Ética na Comunicação do Futebol Profissional e criador/Chairman da 1ª edição do FuteCOM – Encontro Nacional de Gabinetes de Comunicação e Imprensa do Futebol Profissional. Foi jornalista durante 18 anos, com passagem pelas redações da Rádio Comercial, Correio da Manhã, O Primeiro de Janeiro, O Comércio do Porto, Agência Lusa e RTP, entre outras. Foi, ainda, professor assistente convidado no ensino superior.

ANA RIBEIRO
Licenciada em Animação Cultural e Educação Comunitária, desde o início de carreira coordenou projetos de inserção social através do desporto e ações de responsabilidade social. Durante 10 anos fez parte da equipa técnica do Gabinete Psicopedagógico da Academia Sporting e foi coordenadora-geral de projetos lúdico-desportivos no Sporting C.P., SAD. Formadora desde 2006 e pós-graduada em Gestão da Formação.
Foi Assistente de Direção na APAF, Assessora do Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e Gestora de Responsabilidade Social da Liga. Foi coordenadora do projeto de lançamento e do plano estratégico da Fundação do Futebol.
Frequentou os Cursos “LaLiga Fair Play Social: a contribuição da Responsabilidade Social” e “Gestão sustentável do Futebol Profissional – desafios locais e globais”, organizados pela Fundação LALIGA e Universidade de Andaluzia. Colabora como formadora na coordenação pedagógica das seleções de formação da Federação Portuguesa de Futebol.

ANTÓNIO BARROSO
Após uma longa carreira no jornalismo, desempenhou a função de Diretor de Comunicação da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) entre 2016 e o final de 2018. Especialista em gestão de crise no desporto, liderou o grupo de trabalho responsável pela apresentação de propostas de alterações regulamentares na área da Comunicação. Foi, ainda, coordenador das operações de Media na “Final Four” da Taça da Liga, em 2017 e 2018. Enquanto Diretor de Comunicação da LPFP, foi responsável pela implementação da estratégia de comunicação daquela entidade e participou ativamente no lançamento da marca “Liga Portugal” e do novo modelo competitivo da Taça da Liga, do qual se destacam a respetiva “Final Four” e a marca “Campeão de Inverno”. Atualmente é jornalista no diário desportivo O Jogo. Ao longo da carreira passou pelas redações do Jornal de Notícias, Rádio Comercial, O Primeiro de Janeiro e O Comércio do Porto, entre outras.

ANTÓNIO JOSÉ LEITE
Diretor de Comunicação da UD Oliveirense, é responsável pela assessoria de comunicação e de imprensa da equipa de futebol profissional, bem como das restantes modalidades, designadamente basquetebol, hóquei em patins e ciclismo.
Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. Foi jornalista da RTP durante 14 anos e um dos fundadores da NTV, em 2001.

CUSTÓDIO OLIVEIRA
Licenciado em Ciências Políticas e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento, e “Governar é Comunicar”, Edições Omnisinal. Consultor sénior de Comunicação com 30 anos de experiência.

JORIS EVERS
Diretor de Comunicação Global da LaLiga (Espanha). É o responsável máximo de toda a estratégia de comunicação e internacionalização daquele que é um dos dois mais mediáticos campeonatos de futebol no mundo. Nasceu na Holanda, licenciou-se em Jornalismo e vive, atualmente, em Madrid. Antes de assumir funções na LaLiga, foi vice-presidente e diretor de comunicação da Netflix para a Europa, Médio Oriente e África. Esteve diretamente envolvido no lançamento da Netflix em todo o mundo. Antes disso, foi Diretor Sénior de Relações Públicas da McAfee a nível mundial. Como jornalista cobriu a indústria da tecnologia, tanto na Europa como em Silicon Valley (EUA).

JOÃO CUNHA
Diretor de Marketing do CD Feirense. Formado em Som e Imagem pela Universidade Católica do Porto, foi no Marketing Desportivo que encontrou o rumo profissional depois de oito anos no mercado de Tradução. Teve diversas experiências como freelancer na área do Futebol. Entre elas destacam-se a colaboração com a selecção da Suíça no Mundial de 2014 e a organização do estágio do TSV 1860 Munchen em Tróia. Iniciou funções no CD Aves na época 2017/18, que culminou com a conquista da Taça de Portugal.  Está no CD Feirense desde 2018/19.

JOÃO MALHA
Com um MBA em Gestão Desportiva, pelo Johan Cruyff Institute, tem larga experiência em Relações Públicas, planeamento estratégico, relações com os Media e edição de conteúdos, designadamente na área do Desporto.
É Diretor de Relações Públicas e Media da agência Empower Sports, dirigida pelo português Pedro Pinto, especializada na promoção da imagem e relações com a imprensa de alguns dos mais conhecidos atletas e treinadores nacionais, assim como de clubes e federações internacionais.
Antes disso, foi Diretor de Comunicação do Comité Olímpico de Portugal (COP), Diretor de Relações Públicas e Comunicação da Eleven Sports Portugal e Assessor de Imprensa da Federação Portuguesa de Futebol, entre outros cargos na área da comunicação e assessoria de imprensa.

JOÃO MARTINS
Advogado. Coordenador da área de Desporto da sociedade de advogados JPAB. Foi Diretor Executivo da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), tendo sido responsável pela sua área jurídica. É Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada e Pós-Graduado em Direito do Desporto pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Presta assessoria jurídica a clubes, sociedades desportivas e meramente comerciais, atletas, treinadores e demais agentes desportivos, quer no plano nacional, quer internacional. É um dos co-autores da Enciclopédia de Direito do Desporto.

LÚCIO MIGUEL CORREIA
Árbitro no Tribunal Arbitral do Desporto. É Doutor em Direito pela Universidade Carlos III de Madrid. Mestre em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa. Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa. Professor Adjunto Convidado do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL). Advogado e Autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos de Direito do Trabalho e de Direito do Desporto em publicações nacionais e internacionais. Investigador integrado no CEJEA. Ocupa e ocupou diversos cargos em órgãos sociais e instâncias nacionais e internacionais de diversas modalidades desportivas. As áreas de investigação preferenciais são: o ensino do Direito Processual Civil, Direito do Trabalho e do Direito do Desporto. É comentador exclusivo da SIC para a área do Direito do Desporto.

MARIA PEREIRA
Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing. Formadora em Marketing e Marketing Digital. Desde 2007, colabora com a Portside nos Departamentos Comercial e Comunicação & Marketing. Directora da empresa MRP – Marketing e Comunicação – onde desenvolve projectos de marketing e comunicação com micro e pequenas empresas. Responsável pelo projecto (acabado de sair do forno) Pixie Agency – Uma agência de comunicação direccionada para o ensino e formação de Marketing Digital e Branding Pessoal a empreendedores e micro / pequenas empresas.

MIGUEL RICOU
Psicólogo clínico. É Doutorado e Mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É Presidente da Comissão de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses e o representante português no Board of Ethics da EFPA (European Federation of Psychologist’s Associations). Além da sua atividade clínica, é Professor Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

PAULA OLIVEIRA
Com larga experiência na gestão de eventos desportivos nacionais e internacionais, em particular na área da Hospitalidade e Protocolo, é colaboradora habitual da FIFA e da UEFA, tendo estado presente nas mais importantes competições de futebol realizadas nos últimos anos. Entre 2017 e 2019, foi Diretora de Marketing e Eventos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Ao longo da carreira desempenhou funções na área da hospitalidade e protocolo no Mundial de Futebol de 2014 (Estádio do Maracanã), Europeu de Futebol de 2016 (Lens Stadium), Mundial de Futebol de 2018 (Estádio do Spartak – Moscovo), Mundial de Futebol Feminino de 2019 (Montpellier e Lyon), Mundial de Clubes de 2019 (Doha, Catar) e Taça do Golfo 2019 (Catar). Antes disso, foi Venue Operations Manager do Euro’2004 (Portugal) e trabalhou nos serviços de Welcome & Information do Euro’2012 (Poznan – Polónia).

PEDRO CORREIA
Licenciado em Gestão e Administração de Empresas, possui um Mestrado em Marketing e Gestão Estratégica (MSc). Trabalha há mais de 20 anos em funções de gestão ao nível do planeamento e implementação de grandes eventos desportivos internacionais. Participou na organização de cinco Mundiais de Futebol (FIFA), um Mundial de Râguebi e dos Jogos Olímpicos de Verão (COI). Foi nomeado Diretor de Torneio do Mundial de Futebol da FIFA de 2022, que terá lugar no Catar. Entre 2016 e 2018 foi Diretor Executivo Coordenador da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Atualmente é consultor internacional independente na área de desporto e eventos. Entre os seus clientes estão a FIFA, UEFA, Confederação Asiática de Futebol, Liga Portugal e as federações de futebol de Portugal, Angola, Moçambique e Perú, entre outras entidades desportivas.

PEDRO REIS SÁ
Diretor de Comunicação do FC Famalicão. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa. Foi jornalista em diversos órgãos de comunicação social. Em 2010, iniciou o seu trajeto no futebol ao serviço do FC Famalicão, clube no qual subiu da extinta 3ª Divisão para a 2ª Divisão B. Na temporada seguinte assumiu o cargo de Diretor Desportivo do FC Famalicão, função na qual se manteve durante uma época. Regressou ao futebol em 2015/2016 para exercer a função de Diretor de Comunicação no Moreirense FC, onde permaneceu duas épocas e ao serviço do qual venceu uma Taça da Liga. Na época 2017/18 foi Diretor de Comunicação do CD Aves e conquistou a Taça de Portugal. Na época seguinte regressou ao FC Famalicão e acompanhou o regresso do clube ao principal campeonato do futebol português.

RAFAEL TEIXEIRA RAMOS
Doutorando em Ciências Jurídico-Empresariais, Mestre em Ciências Jurídico-Laborais e Pós-Graduado em Direito do Desporto e em Ciências Jurídico-Laborais, todos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Além da sua atividade como advogado é professor de Direito no ensino superior. Publicou vários artigos na área de Direito do Desporto no Brasil, em Portugal (na Revista Desporto & Direito) e em diversas revistas internacionais. É co-autor de várias obras coletivas de Direito do Desporto, incluindo a Enciclopédia de Direito do Desporto.

RAQUEL CAVACO NUNES
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e Pós-Graduada em Direito Europeu pela Université Paris I – Panthéon Sorbonne, trabalhou vários anos em Direito e em Assuntos Europeus, nomeadamente na Comissão Europeia em Bruxelas. Dedica-se atualmente a funções de gestão e consultoria em grandes eventos desportivos internacionais, sobretudo na área de Operações de Imprensa, tendo contribuído para o planeamento e operação dos mais variados eventos, incluindo cinco Jogos Olímpicos de Verão e Inverno e sete Campeonatos do Mundo de Atletismo. Colabora regularmente com Comités Organizadores e com Federações Desportivas Internacionais como a FIFA, a World Athletics (ex-IAAF) e a Federação Internacional de Ginástica (FIG). É uma das co-autoras da “Enciclopédia de Direito do Desporto” publicada em 2019.

 

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