30 ECTS 120 Horas B-Learning Quintas 18h30-22h00 Porto 25 vagas

Gestão e Marketing em Turismo

Isabel Borges
Coordenador:
Isabel Borges
Tipo de curso:
Pós-graduação
Categoria:
Turismo
Data de Início:
28 de novembro, 2024
Gestão e Marketing em Turismo
Num contexto global de mudança na indústria do Turismo, nas motivações e no mercado turístico, a Pós-Graduação em Gestão e Marketing em Turismo visa consolidar e atualizar conhecimentos sobre o setor e/ou a formação de profissionais trabalhando competências ao nível da estruturação da oferta, da qualificação e promoção dos destinos e das empresas turísticas, com conhecimentos e ferramentas que permitam aos alunos serem profissionais de sucesso.

A Pós-Graduação propõe um plano de estudos com um forte equilíbrio entre a componente teórica e prática e com um corpo docente altamente qualificado, com ligação ao setor e experiência nas diferentes áreas do Turismo.



Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos. Pretende-se com a combinação de distintas abordagens metodológicas que o Estudante participe de forma ativa no decorrer das aulas. Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.


Aulas
Este curso tem a duração de seis meses, em B-Learning, agrega 120 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.


Objetivos
  • Compreender o turismo enquanto sistema e clarificar as oportunidades que advêm de uma boa gestão dos destinos turísticos, quer para as empresas, quer para os territórios e respetivas comunidades, numa perspetiva de turismo como negócio sustentável.
  • Desenvolver competências de comunicação na procura turística potencial e real, bem como de produção de conteúdos adaptados ao mercado turístico e às respetivas tendências.
  • Compreender o ciclo de valor da viagem e desenvolver competências de mapeamento, identificação dos ativos patrimoniais e gestão dos instrumentos de marketing, comercialização e distribuição turística nos canais tradicionais e no digital.
  • Compreender a importância da captação de eventos de lazer e de negócios para a dinamização e promoção dos destinos e desenvolver competências na organização de eventos orientados ao mercado turístico.
  • Fornecer conhecimentos avançados e experiências relevantes como alavancas de êxito profissional na atividade turística.
  • Desenhar o modelo de negócio de um projeto turístico.

Destinatários
A pós-graduação destina-se especialmente:
  • Profissionais de turismo que pretendam melhorar as suas competências para fazer face ao mercado competitivo do turismo.
  • Recém-licenciados de todas as áreas do conhecimento que pretendam uma especialização em turismo.
  • Técnicos do setor do turismo em geral, especialmente os que se encontrem a desempenhar funções em autarquias.
  • Empreendedores

Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e o desenvolvimento de um projeto no final do curso e defendido em aula. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 13 valores; bom, de 14 a 15 valores; muito bom, de 16 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores. A avaliação é determinada em função do número de ECTS.


Duração e ECTS
Este curso tem a duração de oito meses, em B-Learning, agrega 120 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.


ECTS
ECTS (European Credit Transfer Accumulation System) é o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Todas as ofertas formativas têm associadas a cada unidade curricular, um determinado número de ECTS. Saiba mais aqui.
  • Novas tendências
  • A oferta e a procura turística
  • O processo de tomada de decisão do consumidor turístico
  • A hospitalidade turística
Isabel Borges

Isabel Borges

Turismo e Promoção Turística

Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Licenciada em Marketing Internacional e Promoção Turística pelo ISCET, e Bacharel em Gestão de Operadores Turísticos da ESHTE-Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Trabalhou 15 anos na área do Enoturismo, desenvolvendo projetos relacionados com turismo, nomeadamente hotelaria e eventos, em várias regiões vitivinícolas.

Custódio Oliveira

Custódio Oliveira

Consultor e Doutorado em Comunicação

Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 40 anos de experiência.

Madalena Dinis

Madalena Dinis

Especialista em marketing strategist

Especialista em marketing strategist na indústria do turismo e da hospitalidade. Conta com mais de 25 anos de background profissional em marketing de destinos, gestão hoteleira, consultoria de marketing digital e ensino. É professora adjunta convidada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão – IPVC. É atualmente diretora de Marketing, Comunicação e Apoio à Venda da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP) – Convention & Visitors Bureau.

Susana Ribeiro

Susana Ribeiro

Especialista em Turismo e Desenvolvimento Regional

Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra, e Mestre em Turismo e Desenvolvimento Regional pela Universidade Católica Portuguesa. Licenciada em Relações Públicas pelo ISMAI e Bacharel em Ciências Empresariais pelo ISCET. É professora universitária e investigadora na Universidade de Coimbra, na Universidade Portucalense e ainda na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Possui 20 anos de experiência no turismo, tendo ocupado, entre 2013 e 2016, cargos de direção no turismo da C.M. Porto e na ATC Porto Tours - Associação de Empresários para o Desenvolvimento do Turismo Cultural no Porto e Região. É atualmente Diretora geral operacional na Associação de Turismo do Porto - Convention & Visitors Bureau.

Margarida Rodrigues

Margarida Rodrigues

Gestão de Empresas, Recursos e Sustentabilidade

Professora adjunta na ESTF e coordenadora da Licenciatura em Gestão, é licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (1989), Pós-graduada em Contabilidade Financeira Avançada, Mestre em Gestão pela Universidade da Beira Interior (2016) e Doutorada em Gestão pela Universidade da Beira Interior (2019). Membro integrado do CEFAGE UBI. Adicionalmente, atua como investigadora em projetos com universidades internacionais sobre recursos humanos e sustentabilidade.

Paulo Sérgio

Paulo Sérgio Pais

Administrador Executivo

Licenciado em Economia, pós-graduado em Finanças e em Gestão do Desporto, doutorando em Turismo na Universidade de Coimbra. É, desde 2001, Administrador Executivo da Empresa Feira Viva, Cultura e Desporto entidade Empresarial Municipal. Esta empresa é responsável pela gestão do Europarque, do Parque Temático de Natal Perlim, da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria,  da equipa de Natação Adaptada Feira Viva e por 5 piscinas.

Candidatura

O processo de candidatura é instruído com os seguintes documentos:
  • Certificado de habilitações com grau superior de licenciatura ou equivalente
  • Documento de Identificação (cartão de cidadão ou passaporte)
  • Curriculum Vitae (modelo europeu)
  • Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Nota: Toda a informação constante no Curriculum Vitae deve ser fundamentada em documentação oficial.
Nota: O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).



Investimento
  • Candidatura: 100€
  • Matrícula: 150€
  • Seguro: 35€
  • Propina (8 Meses): 8 x 125€ (Novo preço com o valor total de 1.000€)
  • Diploma de Curso de Pós-Graduação: 100€

Descontos
  • Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
  • Fornecer conhecimentos avançados e experiências relevantes como alavancas de êxito profissional na atividade turística.
  • Compreender o turismo enquanto sistema e clarificar as oportunidades que advêm de uma boa gestão dos destinos turísticos, quer para as empresas, quer para os territórios e respetivas comunidades, numa perspetiva de turismo como negócio sustentável.
  • Desenvolver competências de comunicação na procura turística potencial e real, bem como de  produção de conteúdos adaptados ao mercado turístico e às respetivas tendências.
  • Compreender o ciclo de valor da viagem e desenvolver competências de mapeamento, identificação dos ativos patrimoniais e gestão dos instrumentos de marketing, comercialização e distribuição turística quer nos canais tradicionais do turismo quer no digital.
  • Compreender a importância da captação de eventos de lazer e de negócios para a dinamização e promoção dos destinos e desenvolver competências na organização de eventos orientados ao mercado turístico.
  • Desenhar o modelo de negócio de um projeto turístico.

Parceria

IEES

Candidatura

Li e aceito os termos da Política de Privacidade

Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.