Num contexto global de mudança na indústria do Turismo, nas motivações e no mercado turístico, a Pós-Graduação em Turismo visa consolidar e atualizar conhecimentos sobre o setor e/ou a formação de profissionais trabalhando competências ao nível da estruturação da oferta, da qualificação e promoção dos destinos e das empresas turísticas, com conhecimentos e ferramentas que permitam aos alunos serem profissionais de sucesso.
A Pós-Graduação em Turismo propõe um plano de estudos com um forte equilíbrio entre a componente teórica e prática e com um corpo docente altamente qualificado, com ligação ao setor e experiência nas diferentes áreas do Turismo.
Metodologia Inovadora
Mais do que aprender pretende-se que os alunos apreendam, compreendam e desenvolvam competências que lhes permitam acrescentar valor à experiência, saberes e intuição de que são possuidores.
Considerando a experiência profissional do corpo docente e respetiva ligação ao mundo empresarial e às organizações de turismo no âmbito local e regional, o ensino teórico-prático será complementado com visitas educacionais, aulas abertas e/ou seminários.
Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.
Destinatários
Profissionais de turismo que pretendam melhorar as suas competências para fazer face ao mercado competitivo do turismo.
Recém-licenciados de todas as áreas do conhecimento que pretendam uma especialização em turismo.
Técnicos do setor do turismo em geral, especialmente os que se encontrem a desempenhar funções em autarquias.
Empreendedores
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.
Novas tendências
A oferta e a procura turística
A hospitalidade turística
A comunicação e o marketing: relação e complementaridades
A comunicação e o turismo
A Comunicação interpessoal e discursiva
A comunicação organizacional, estratégica e sistémica
Princípios de uma comunicação eficiente
A comunicação em situações de crise
Casos práticos
Avaliação do potencial dos ativos patrimoniais
Conversão dos ativos em produtos turísticos
Estratégias de desenvolvimento de Produtos Turísticos
O Digital – Principais Tendências
Social Media - Os desafios de comunicar no Digital
Desenho de Estratégia - O quê, como, quando e onde publicar
Criação de Conteúdos - Ferramentas, Canais e Formatos
Planeamento de uma campanha digital
Conhecimento da empresa e definição do produto turístico
Conhecer o meio envolvente, concorrência e o potencial cliente
Produtos turísticos
Posicionamento de Portugal nos vários mercados turísticos - Top Mercados
Conhecer os principais mercados emissores
Realização de conteúdos
Definir estratégias de promoção e comercialização
Realização de Caso de estudo
Pós-Covid
Os eventos e os destinos turísticos
Captação de eventos de lazer e de negócios
Planificação e gestão de eventos
Desempenho do turismo em Portugal
A organização do turismo em Portugal
A Estratégia para o Turismo 2027
Planos Regionais Desenvolvimento Turístico – apresentação do case study da ER Turismo Centro de Portugal
A importância dos Planos de Marketing para a gestão do destino
Complementado com acompanhamento dos docentes envolvidos nos respetivos módulos, de acordo com as temáticas selecionadas para o projeto. Apresentação final dos projetos individuais.
Isabel Borges
Turismo e Promoção Turística
Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Licenciada em Marketing Internacional e Promoção Turística pelo ISCET, e Bacharel em Gestão de Operadores Turísticos da ESHTE-Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Trabalhou 15 anos na área do Enoturismo, desenvolvendo projetos relacionados com turismo, nomeadamente hotelaria e eventos, em várias regiões vitivinícolas.
Condições de inscrição
Grau superior com licenciatura ou equivalente.
O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
Currículo vitae
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
Certificado de habilitações e respetiva classificação final
Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Investimento
Matrícula: 100 €
Propina: 2.180 €
Certificado e diploma: 100 €
Investimento total: 2.380 €
Modalidades de pagamento
Pronto pagamento: 1.962 € (usufrui de 10% de desconto)
Modalidade 8 prestações: 272,50 € (sem desconto)
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
Fornecer conhecimentos avançados e experiências relevantes como alavancas de êxito profissional na atividade turística.
Compreender o turismo enquanto sistema e clarificar as oportunidades que advêm de uma boa gestão dos destinos turísticos, quer para as empresas, quer para os territórios e respetivas comunidades, numa perspetiva de turismo como negócio sustentável.
Desenvolver competências de comunicação na procura turística potencial e real, bem como de produção de conteúdos adaptados ao mercado turístico e às respetivas tendências.
Compreender o ciclo de valor da viagem e desenvolver competências de mapeamento, identificação dos ativos patrimoniais e gestão dos instrumentos de marketing, comercialização e distribuição turística quer nos canais tradicionais do turismo quer no digital.
Compreender a importância da captação de eventos de lazer e de negócios para a dinamização e promoção dos destinos e desenvolver competências na organização de eventos orientados ao mercado turístico.
Desenhar o modelo de negócio de um projeto turístico.
Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.