10 ECTS 75 Horas B-Learning Sexta | Sábado 14H-20H | 10H-18H Porto 12 vagas

Organização e Liderança Campanhas Eleitorais Autárquicas

Susana de Assunção
Coordenador:
Susana de Assunção
Tipo de curso:
Executivo
Categoria:
Comunicação e Marketing
Data de Início:
11 de outubro, 2024
Organização e Liderança Campanhas Eleitorais Autárquicas
Com um programa prático, inovador e dinâmico e apartidário, com docentes, investigadores experimentados, o Curso Executivo em Gestão de Campanhas Eleitorais é uma formação complementar avançada, centrada no planeamento, controlo e coordenação de campanhas políticas, por forma a garantir que estas correspondam às expectativas dos eleitores contribuindo, assim, para que os seus candidatos, partido ou posição, ganhem eleições.

Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos. Pretende-se com a combinação de distintas abordagens metodológicas que o Estudante participe de forma ativa no decorrer das aulas. Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.

Aulas
As aulas decorrem em formato B-Learning (maior parte do estudo é feito a distância, mas inclui sessões presenciais).

Metodologia
  • Mais que a teoria privilegia-se a experiência.
  • Mais que o saber abstrato, importa o saber fazer.
  • Mais que aprender, interessa compreender as coisas, os fenómenos e os atos vendo todas as dimensões.
  • Quem compreende é capaz de construir soluções e de ser líder.
  • Mais que assistir pretende-se a participação proactiva.
  • Mais que técnicos queremos formar líderes.

Destinatários
  • Licenciados nas áreas das Ciências Sociais (Comunicação, Relações-Públicas e Marketing e Ciência Política)
  • Profissionais de Comunicação e Marketing.
  • Atores e dirigentes políticos e seus assessores, em especial aos que desenvolvem a sua ação nos Municípios.
  • Voluntários de campanhas que pretendem mudar para a gestão de campanhas.

Confidencialidade
Aos alunos que necessitarem, mediante solicitação por escrito, garantimos a salvaguarda do anonimato e de confidencialidade e proteção de toda a informação facultada pelos mesmos, nomeadamente dados pessoais e/ou dados decorrentes do exercício da sua atividade profissional.

Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e o desenvolvimento de um projeto no final do curso e defendido em aula. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 13 valores; bom, de 14 a 15 valores; muito bom, de 16 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores. A avaliação é determinada em função do número de ECTS.

ECTS
ECTS (European Credit Transfer Accumulation System) é o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Todas as ofertas formativas têm associadas a cada unidade curricular, um determinado número de ECTS. Saiba mais aqui.
  • O Plano Estratégico Eleitoral
  • Modelos e Fases de Campanhas.
  • Diagnóstico do Espaço Eleitoral.
  • Importância e Conteúdos ou Matéria a Diagnosticar.
  • Meios de Diagnóstico.
  • Focus Group e Sondagens
  • Estudos Eleitorais.
  • Objetivos Estratégicos e Conjunturais.
  • Organização, Recursos e Meios.
  • Programação e Avaliação.
  • Gerir Situações de Crise em Campanha Eleitoral.

SEMINÁRIO: CASO PRÁTICO DE UMA CAMPANHA MUNICIPAL
Análise de uma Campanha Eleitoral Vencedora | Orador Convidado - 3H
Susana de Assunção

Susana de Assunção

Consultora de Imagem

Formada em Consultoria de Imagem no IDRI, em Paris, exerce a atividade desde 2005. Consultora de imagem, na vertente pessoal e empresarial, tem desempenhado funções na área política.

Custódio Oliveira

Custódio Oliveira

Consultor e Doutorado em Comunicação

Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 40 anos de experiência.

Carlos Alberto Cardoso

Carlos Alberto Cardoso

Produtor e Especialista em Realização Audiovisual

Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, com especialização em Produção e Realização Audiovisual. É co-fundador da agência de comunicação H2com. É consultor de Comunicação e especialista em Marketing Político. É criador de imagem, com vários prémios na área. Mais de 20 anos de experiência em assessoria de comunicação. Assistente no Parlamento Europeu desde janeiro de 2019.

Maria Pereira

Maria Pereira

Gestão de Marketing e Branding Pessoal

Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing - Porto. Formadora em Marketing e Marketing Digital, Social Media e Neuromarketing. Desenvolve projetos de marketing e comunicação com micro e pequenas empresas através na Pixy Agency.

Gabriela Marques

Gabriela Marques

Formada em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP de Lisboa, Master pelo ISCTE.

Exerce funções na divisão de financiamento da Câmara Municipal do Porto. Durante 16 anos esteve ao serviço da Câmara Municipal de Lisboa. Reúne mais de 20 anos de experiência na administração pública.

Anabela Maganinho

Anabela Maganinho

Técnica de Comunicação

Formada em Comunicação pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, de Vila Nova de Gaia, Master pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desempenhou funções como responsável de Comunicação e Imagem.

Candidatura

O processo de candidatura é instruído com os seguintes documentos:
  • Certificado de habilitações autenticado
  • Documento de Identificação (cartão de cidadão ou passaporte)
  • Curriculum Vitae (modelo europeu)
  • Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
  • Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Nota: Toda a informação constante no Curriculum Vitae deve ser fundamentada em documentação oficial.


Prazos de candidatura

1ª FASE
  • Candidaturas - 23 de julho a 2 de setembro
  • Resultados - 3 de setembro
  • Reclamações - 4 de setembro
  • Matrículas - 5 a 11 de setembro
2ª FASE* (vagas sobrantes)
  • Candidaturas - 3 a 16 de setembro
  • Resultados - 17 de setembro
  • Reclamações - 18 de setembro
  • Matrículas - 19 a 23 de setembro
Nota: Poderão ser aceites candidaturas após o prazo fixado sempre que existirem condições de integração dos candidatos.


Investimento
  • Candidatura: 100€
  • Seguro: 35€
  • Propina (2 Meses): 750 €
  • Certificado: 100 €

Descontos
  • Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências

Os alunos adquirirão competências e conhecimentos fundamentais para a gestão de campanhas, incluindo os seguintes:
  • Organizar, desenhar a estratégia e liderar uma campanha eleitoral.
  • Organizar campanhas eleitorais autárquicas.
  • Saber utilizar, de modo eficiente, a comunicação e o marketing nas instituições públicas e políticas.
  • Compreender os sistemas que interagem diretamente com o sistema político.
  • Saber criar uma plataforma política relevante que atraia os eleitores.

Parceria

IEES

Candidatura

Li e aceito os termos da Política de Privacidade

Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.