Pós-graduação em Comunicação & Marketing Municipal
Diretor:
Tiago Alves
Tipo:
Curso de Pós-graduação
Categoria:
Comunicação
Data de Início:
20 de outubro, 2023
A comunicação e o marketing municipal são determinantes para o êxito das lideranças e para afirmação dos territórios no espaço público global. Exigem conhecimentos e saber fazer específicos que se desenvolveram ao longo dos últimos 60 anos.
Metodologia Inovadora
Mais do que o saber teórico, pretende-se que os estudantes compreendam as diversas matérias e os fenómenos a elas ligadas. Quem compreende sabe fazer e é capaz de encontrar soluções para os problemas que surjam.
Segue-se uma metodologia participativa e envolvente dos estudantes numa turma muito pequena, em que o desafio é experimentar e fazer mais do que o simples aprender.
Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.
Destinatários
Aos vereadores e outros responsáveis políticos com responsabilidades diretas nestas áreas;
Aos de técnicos de comunicação, de marketing, de turismo, de relações públicas, protocolo e de organização de eventos
Aos jovens que aspiram exercer funções em instituições ligadas ao poder autárquico numa profissão que é um grande desafio.
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.
Principais conceitos e teorias da comunicação (Jakobson, Watzalawick, Morin, Wolton e Canel).
As funções e técnicas da comunicação.
Os desafios e as tendências da comunicação na atualidade.
Big data, Storytelling, mensagem, imagem, emoções, neuro-comunicação e comunicação interna.
Comunicação empresarial, organizacional e municipal.
Análise de casos práticos de storytelling.
A comunicação na história humana.
A ciência da comunicação numa perspetiva histórica.
A história da comunicação em Portugal.
A história da comunicação na Europa.
Tony Puig Picard e a perspetiva histórica da comunicação em Barcelona.
Análise de casos práticos Montpellier, Barcelona, Oeiras, Famalicão e Porto, numa perspetiva histórica.
Os princípios éticos da comunicação.
Comunicação, propaganda, publicidade e marketing.
As lideranças sólidas e as imagens políticas duradouras com base na autenticidade e coerência.
A coerência como princípio-chave da credibilidade e confiança.
O papel da comunicação e do marketing (citymarketing) na criação de uma imagem credível do Município.
O papel da comunicação na afirmação da liderança municipal.
Análise de casos práticos: Barcelona, Bilbau, Montpellier, Óbidos e Montalegre.
A integração ou lugar da comunicação na organização municipal
As funções em concreto de um Gabinete de Comunicação
A comunicação planeia-se e gere-se para conquistar objetivos.
A visão e visão como pilares de planeamento.
Os Eixos Estratégicos do Município e a Comunicação.
A Comunicação Municipal é política ou técnica?
Caso prático:
Elaboração de um organograma da comunicação num município de média dimensão.
Noção de planeamento e as vantagens do plano – a comunicação uma atividade planificável e gerível.
As estratégias de comunicação e a planificação estratégica
As etapas essenciais do Plano
Diagnóstico - Investigação inicial (organização municipal, munícipes e opinião pública em geral; sistema mediático local, regional e nacional; meios digitais e redes sociais…)
Objetivos estratégicos integrantes dos objetivos municipais, objetivos instrumentais, objetivos de curto, médio e longo prazo);
Meios e recursos disponíveis para a comunicação e o marketing;
Programação de meios, ações e eventos comunicacionais.
Modelo e normas de controlo e avaliação
Caso prático: elaboração de um plano estratégico de comunicação de um município.
Quem os são os jornalistas e a sua ontologia profissional.
As relações com os jornalistas e com os media.
Como funcionam e quais os objetivos dos órgãos de comunicação social na atualidade: jornais, rádios e televisões.
As bases de dados dos media e dos jornalistas imprescindíveis para a comunicação.
Quanto temos uma mensagem a difundir: meios a utilizar, melhores dias e horas, forma (eventos comunicacionais).
O press release mais eficiente. Como se elabora e dissemina? (escrito, imagem e audiovisual).
A comunicação municipal vista por um jornalista
Caso prático: elaboração de vários press release.
Diferenças e semelhanças entre a comunicação por meios analógicos e a comunicação digital.
Os formatos integrados de publicidade online
O e-mail marketing
O web site
Os blogs
Os microblogs
Como utilizar com eficiência cada uma das redes sociais
Os utilizadores das redes sociais; perfil e caraterísticas base.
Eficiência da publicidade digital – Os vários meios.
Caso prático: simulação da utilização das redes com imagens vídeos e textos.
Modelos e conceitos de gestão dos anos 80 até ao presente.
O modelo de gestão inteligente.
A comunicação interna como meio essencial da gestão inteligente.
Interação multissectorial, trabalho colaborativo e comunicação interna.
Intranet.
Outros meios e metodologias de comunicação interna.
Caso prático: planear a comunicação interna numa Câmara Municipal com base na gestão inteligente.
O papel da comunicação na base das decisões políticas, pessoais e organizacionais.
O papel da comunicação e do citymarketing na promoção dos territórios e dos produtos turísticos.
A comunicação na afirmação das lideranças políticas municipais.
Análise de casos práticos: Metro do Porto, Autoestrada Porto-Famalicão.
Conceitos de conflito e crise.
A comunicação como elemento da crise.
Conflito e crises como risco e oportunidade.
Tipologias de conflitos e de crises.
Fases dos conflitos e das crises.
Preparação (recenseamento, check list).
Gabinete de Crise.
A relação com o sistema mediático sobre uma situação de crise.
As doze estratégias de comunicação de crise.
A internet e as crises.
Casos práticos: elaborar plano de atuação perante uma crise numa câmara municipal.
Conceito de Opinião Pública. Existe opinião pública concelhia?
Conceito de Sondagens.
Teorias da influência da comunicação política na Opinião Pública.
Como estudar a opinião públicas. Outras técnicas além das sondagens.
Como elaborar um inquérito para uma sondagem.
As fases da sondagem e os dados objetivos que a sondagem nos garante.
Como ler e compreender uma sondagem, tirando proveito para a gestão municipal.
Casos práticos: Elaborar um inquérito para uma sondagem.
Casos práticos: Analisar uma sondagem do Centro de Investigaciones Sociológicas.
A comunicação 360º como principal tendência da comunicação hoje.
Conceito de comunicação 360º.
A comunicação Interna no âmbito da 360º.
Estratégias de comunicação 360º.
Meios analógicos e meios digitais
Comunicação constante e permanente.
Comunicação e Relações Públicas
Comunicação e organização de eventos
Comunicação e protocolo.
Comunicação
Caso prático: elaborar um plano na ótica da comunicação 360º.
Semelhanças e diferenças entre a comunicação dos governos e a comunicação municipal.
A comunicação do governo do Reino Unido – principais especificidades.
A comunicação na administração presidencial Americana.
A comunicação do governo português.
A comunicação nos municípios portugueses (pequeno, médio e grande)
Caso prático: análise à comunicação na Câmara Municipal do Porto.
Relações Públicas, Organização de Eventos e Protocolo
A comunicação municipal é obrigatória nos termos da Constituição e da Lei.
A eficácia das decisões municipais obriga á sua publicitação.
A Lei das Autarquias e a Comunicação (Lei 75/2013 de 12 de setembro).
A Lei de Imprensa (Lei 2/99 de 13 de janeiro), que regula o direito de resposta).
A Lei das Sondagens (Lei 10/2011 de 21 de janeiro).
Caso prático: análise a artigos concretos de cada uma das Leis).
Conceitos modernos de marketing e de publicidade.
Publicidade digital e marketing digital.
Estratégias de marketing.
O Marketing no processo de resposta às necessidades e expetativas dos munícipes.
Princípios de marketing.
Técnicas de segmentação.
Marketing Misto.
Buzz marketing.
Marketing viral.
Plano de Marketing.
Medir o retorno nas campanhas de marketing.
Caso prático: elaborar os tópicos de um plano de marketing municipal.
Hoje os públicos não querem ler, primeiro querem ver e depois ouvir. Ou a força do audiovisual.
As caraterísticas da mensagem eficiente.
Conceito de mensagem.
A mensagem como slogan político.
Conceito de imagem.
Imagem: da fotografia ao vídeo.
As redes sociais e os vídeos.
A imagem e as marcas
A marca cidade, a marca concelho e a marca do território.
Caso prático: análise de vídeos virais de municipais.
Conceitos de discurso e de falar em público.
Principais técnicas.
Os gestos, a expressão corporal e o discurso.
Tipologias de discurso.
Como escrever um discurso.
O valor das palavras e da expressão num discurso.
O discurso e a liderança.
O discurso como pilar do poder.
Workshop de media training (4 horas).
Os jornalistas na redação de um jornal e os gabinetes de comunicação como fontes de informação.
A rádio e as notícias de um município.
A televisão e as câmaras municipais.
A agência lusa e os gabinetes de comunicação municipal.
Como um município e território se afirma através da comunicação e da cultura (Paredes de Coura).
Diferenças e semelhanças na comunicação municipal em Portugal e Espanha.
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Tiago Alves
Técnico de Comunicação Municipal
Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Valença de 2009 a 2021. Responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem Pública do Município de Valença por 12 anos. Responsável pelo Plano de Comunicação e Marketing Municipal de 2011 a 2021. Pós-graduação em Direção de Projetos.
Custódio Oliveira
Consultor e Doutorado em Comunicação
Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 40 anos de experiência.
José Agostinho
Assessor de Imprensa
Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, é, desde 2012, responsável pela Comunicação Municipal de Vila Nova de Famalicão. Assumindo agora a responsabilidade pela direção da Equipa Multidisciplinar da Comunicação. Enquanto profissional de comunicação, é responsável pela assessoria de imprensa do município, pela gestão das plataformas comunicacionais e pela comunicação gráfica do município.
Maria Pereira
Gestão de Marketing e Branding Pessoal
Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing - Porto. Formadora em Marketing e Marketing Digital, Social Media e Neuromarketing. Desenvolve projetos de marketing e comunicação com micro e pequenas empresas através na Pixy Agency.
Condições de inscrição
Grau superior com licenciatura ou equivalente.
O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
Currículo vitae
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
Certificado de habilitações e respetiva classificação final
Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Investimento
Matrícula: 100 €
Propina: 2.180 €
Certificado e diploma: 100 €
Investimento total: 2.380€
Modalidades de pagamento
Pronto pagamento: 1.962 € (usufrui de 10% de desconto)
Modalidade 8 prestações: 272,50 € (sem desconto)
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
Contribuir para que a comunicação municipal seja cada vez mais eficiente.
Capacidade de afirmação de cada Município e Território.
Divulgação das notícias da Câmara Municipal.
Concretizar a famosa ideia do Presidente da Câmara de Metz de que “Gerir é Comunicar”.
Reforçar os conhecimentos práticas sobre a comunicação digital nas redes sociais.
Reforçar a capacidade técnica, o saber fazer, a visão e a estratégia de quem faz comunicação municipal.
Garantir um emprego desafiador e de qualidade.
Maria João Baptista
8 de maio, 2023
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"A Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Municipal é uma mais-valia para o desempenho da minha atividade profissional. Tem contribuído para consolidar conhecimentos, adquirir novas competências, compreender melhor, otimizar ferramentas de trabalho e encontrar as melhores e mais eficientes soluções face aos permanentes desafios da contemporaneidade no domínio municipal."
Emanuel Baleizão
3 de maio, 2023
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"Formação de excelência alicerçada em conhecimento, inovação, análise e partilha. Garantia de melhoria de conhecimentos e capacidades profissionais que nos elevam para outro patamar de estrutura e interligação entre a Comunicação e Marketing, duas forças motrizes da sociedade atual e vindouras. Quadro de formadores de reconhecida competência e méritos. Recomendo convictamente."
Célia Domingues
3 de maio, 2023
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"Na Escola Superior de Jornalismo do Porto, na pós-graduação especializada, pude encontrar docentes com experiência nas áreas de trabalho, o que na minha opinião dá outra forma ao Ensino. Uma coisa é o “saber por ir fazendo” outra é “aprender a fazer melhor”. Foi o meu caso e sou grata a esta escola. Destaco também os excelentes colegas de turma que conheci. "
Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.
Maria João Baptista
8 de maio, 2023"A Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Municipal é uma mais-valia para o desempenho da minha atividade profissional. Tem contribuído para consolidar conhecimentos, adquirir novas competências, compreender melhor, otimizar ferramentas de trabalho e encontrar as melhores e mais eficientes soluções face aos permanentes desafios da contemporaneidade no domínio municipal."
Emanuel Baleizão
3 de maio, 2023"Formação de excelência alicerçada em conhecimento, inovação, análise e partilha. Garantia de melhoria de conhecimentos e capacidades profissionais que nos elevam para outro patamar de estrutura e interligação entre a Comunicação e Marketing, duas forças motrizes da sociedade atual e vindouras. Quadro de formadores de reconhecida competência e méritos. Recomendo convictamente."
Célia Domingues
3 de maio, 2023"Na Escola Superior de Jornalismo do Porto, na pós-graduação especializada, pude encontrar docentes com experiência nas áreas de trabalho, o que na minha opinião dá outra forma ao Ensino. Uma coisa é o “saber por ir fazendo” outra é “aprender a fazer melhor”. Foi o meu caso e sou grata a esta escola. Destaco também os excelentes colegas de turma que conheci. "