A comunicação e o marketing municipal são determinantes para o êxito das lideranças e para afirmação dos territórios no espaço público global. Exigem conhecimentos e saber fazer específicos que se desenvolveram ao longo dos últimos 60 anos.


Turmas O número máximo de 25 alunos por turma permite o acompanhamento personalizado. Cada um tem a sua própria realidade que deve ser tida em conta, para avançar a partir dela.

Datas Matrículas – 1.ª fase: até 12 de dezembro (vagas limitadas a 25 alunos presenciais por ordem temporal de matrículas). 2.ª fase: de 12 de dezembro a 26 de dezembro (sujeita às vagas existentes).
Início: 6 de janeiro, 2023 (130 horas). Interrupção letiva na Páscoa.

Carga Horária 130 horas.

Horário das Aulas Sextas-feiras, das 15h00 às 20h00.

Aulas As aulas decorrem de forma presencial, existindo a possibilidade de serem frequentadas em regime online.

Objetivos
  • Contribuir para que a comunicação municipal seja cada vez mais eficiente na afirmação de cada Município e Território e na divulgação das notícias da Câmara Municipal. Concretizar a famosa ideia do Presidente da Câmara de Metz de que “gerir é comunicar”.
  • Reforçar os conhecimentos práticas sobre a comunicação digital nas redes sociais.
  • Reforçar a capacidade técnica, o saber fazer, a visão e a estratégia de quem faz comunicação municipal.
  • Garantir empregos desafiadores e de qualidade.

Metodologia
  • Mais do que o saber teórico, pretende-se que os estudantes compreendam as diversas matérias e os fenómenos a elas ligadas. Quem compreende sabe fazer e é capaz de encontrar soluções para os problemas que surjam.
  • Segue-se uma metodologia participativa e envolvente dos estudantes numa turma muito pequena, em que o desafio é experimentar e fazer mais do que o simples aprender.

Destinatários
  • Aos vereadores e outros responsáveis políticos com responsabilidades diretas nestas áreas.
  • Aos de técnicos de comunicação, de marketing, de turismo, de relações públicas, protocolo e de organização de eventos.
  • Aos jovens que aspiram exercer funções em instituições ligadas ao poder autárquico numa profissão que é um grande desafio.

Condições de inscrição Licenciatura na área das ciências sociais ou equivalente. O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo).

Avaliação Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.

Diretor do Curso Custódio Oliveira

Investimento Matrícula: 100 €
Propina: 2.100 €
Certificado e diploma: 100 €

Modalidades de pagamento Pronto pagamento: 1.890 € (usufrui de 10% de desconto)
Modalidade 7 prestações: 300 € (sem desconto)
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Descontos não acumuláveis.
 

Módulo I CONCEITOS, PRINCÍPIOS E TEORIAS DA COMUNICAÇÃO O QUE TEMOS DE SABER DE COMUNICAÇÃO [10 horas]

  • Principais conceitos e teorias da comunicação a partir de investigadores como Jakobson, Watzalawick, Morin, Wolton e Canel.
  • As funções e técnicas da comunicação.
  • Os desafios e as tendências da comunicação na atualidade: Big data, Storytelling, mensagem, imagem, emoções, neuro-comunicação e comunicação interna.
  • Comunicação empresarial, organizacional e municipal.

Módulo II HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL EM PORTUGAL E NA EUROPA [7 horas]

  • O QUE DEVEMOS SABER DE COMUNICAÇÃO MUNICIPAL
  • A comunicação na história humana.
  • A ciência da comunicação numa perspetiva histórica.
  • A história da comunicação em Portugal.
  • A história da comunicação na Europa.
  • Tony Puig Picard e a perspetiva histórica da comunicação em Barcelona.
  • Análise de casos práticos Montpellier, Barcelona, Oeiras, Famalicão e Porto, numa perspetiva histórica.

Seminário I OS JORNALISTAS NA REDAÇÃO DE UM JORNAL E OS GABINETES DE COMUNICAÇÃO COMO FONTES DE INFORMAÇÃO [3 horas]

O SEMINÁRIO SERÁ ORIENTADO POR UM JORNALISTA DE UM JORNAL NACIONAL

Módulo III O PAPEL DA COMUNICAÇÃO PARA A CREDIBILIDADE E AFIRMAÇÃO DAS CÂMARAS [8 horas]

  • CONHECER AS VANTAGENS DA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL
  • Os princípios éticos da comunicação
  • Comunicação, propaganda, publicidade e marketing
  • As lideranças sólidas e as imagens políticas duradouras com base na autenticidade e coerência
  • O papel da comunicação e do marketing (citymarketing) na criação de uma imagem credível do Município e da Câmara
  • O papel da comunicação na afirmação da liderança municipal
  • Análise de casos práticos: Barcelona, Bilbau, Montpellier, Óbidos e Montalegre

Módulo IV COMO ELABORAR A VISÃO, A MISSÃO E AS ESTRATÉGIAS DA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL [8 horas]

  • O LUGAR E FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO NA CÂMARA
  • A integração ou lugar da comunicação na organização municipal
  • As funções em concreto de um Gabinete de Comunicação
  • A comunicação planeia-se e gere-se para conquistar objetivos
  • A visão e visão como pilares de planeamento
  • Os Eixos Estratégicos do Município e a Comunicação
  • A Comunicação Municipal é política ou técnica?
  • Caso prático: elaboração de um organograma da comunicação na estrutura de um município de média dimensão e respetivas funções.

Módulo V COMO ELABORAR O PLANO ESTRATÉGICO DA COMUNICAÇÃO E MARKETING [7 horas]

  • SABER FAZER UM PLANO MUNICIPAL
  • Noção de planeamento e as vantagens do plano – a comunicação uma atividade planificável e gerível
  • As estratégias de comunicação e a planificação estratégica
  • As etapas essenciais do Plano: Diagnóstico - Investigação inicial (organização municipal, munícipes e opinião pública em geral; sistema mediático local, regional e nacional; meios digitais e redes sociais…); Objetivos estratégicos integrantes dos objetivos municipais, objetivos instrumentais, objetivos de curto, médio e longo prazo); Meios e recursos disponíveis para a comunicação e o marketing; Programação de meios, ações e eventos comunicacionais; Modelo e normas de controlo e avaliação.
  • Caso prático: elaboração de um plano estratégico de comunicação de um município de média dimensão

Seminário II A RÁDIO E AS NOTÍCIAS DE UM MUNICÍPIO [3 horas]

O SEMINÁRIO SERÁ ORIENTADO POR UM JORNALISTA DE UMA RÁDIO NACIONAL

Módulo VI CONCEITOS, PRINCÍPIOS E TEORIAS DO MARKETING [12 horas]

  • Tendências e Evolução do Marketing
  • Marketing 1.0; Marketing 2.0; Marketing 3.0
  • Marketing 3.0 e a era da participação
  • Tecnologia da nova vaga
  • “OS DEZ PECADOS MORTAIS DO MARKETING”–Indícios e soluções - de PHILIP KOTLER
  • O Marketing como instrumento/ferramenta da comunicação
  • A comunicação de marketing
  • Comunicação integrada de marketing
  • O Marketing como um processo social
  • Métricas do marketing
  • Plano de Marketing – do objetivo à ação
  • Caso prático
  • Elaboração de um plano de marketing (em grupos de 2)

Módulo VII A RELAÇÃO COM OS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL [7 horas]

  • SER CAPAZ DE RELACIONAR-SE DE FORMA EFICIENTE COM AS REDAÇÕES E OS JORNALISTAS
  • Quem os são os jornalistas e a sua ontologia profissional
  • As relações com os jornalistas e com os media
  • Como funcionam e quais os objetivos dos órgãos de comunicação social na atualidade: jornais, rádios e televisões
  • As bases de dados dos media e dos jornalistas imprescindíveis para a comunicação
  • Quanto temos uma mensagem a difundir: meios a utilizar, melhores dias e horas, forma (eventos comunicacionais)
  • O press release mais eficiente. Como se elabora e dissemina? (escrito, imagem e audiovisual)
  • A comunicação municipal vista por um jornalista
  • Caso prático: elaboração de vários Press Release

Módulo VIII COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL - AS REDES SOCIAIS [8 horas]

  • SER EFICIENTE NAS REDES SOCIAIS
  • Diferenças e semelhanças entre a comunicação por meios analógicos e a comunicação digital
  • Os formatos integrados de publicidade online
  • O e-mail marketing
  • O web site
  • Os blogs
  • Os microblogs
  • Como utilizar com eficiência cada uma das redes sociais
  • Os utilizadores das redes sociais; perfil e caraterísticas base
  • Eficiência da publicidade digital – Os vários meios>
  • Caso prático: simulação da utilização das redes com imagens vídeos e textos

Módulo IX A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FERRAMENTA CHAVE DA GESTÃO INTELIGENTE [7 horas]

  • Modelos e conceitos de gestão dos anos 80 até ao presente
  • O modelo de gestão inteligente
  • A comunicação interna como meio essencial da gestão inteligente
  • Interação multissectorial, trabalho colaborativo e comunicação interna
  • Intranet
  • Newsletter periódica para colaboradores
  • Outros meios e metodologias de comunicação interna
  • Caso prático: planear a comunicação interna numa Câmara Municipal de média dimensão e traçar as bases da gestão inteligente

Seminário III A TELEVISÃO E AS NOTÍCIAS DE UM MUNICÍPIO [3 horas]

O SEMINÁRIO SERÁ ORIENTADO POR DOIS JORNALISTAS DE TELEVISÃO

Módulo X A COMUNICAÇÃO E O MARKETING COMO MOTOR DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES E TERRITÓRIOS [5 horas]

  • SABER UTILIZAR O CITYMARKETING
  • O papel da comunicação na base das decisões políticas, pessoais e organizacionais
  • O papel da comunicação e do citymarketing na promoção dos territórios e dos produtos turísticos
  • A comunicação na afirmação das lideranças políticas municipais
  • Análise de casos práticos: Metro do Porto, Autoestrada Porto-Famalicão

Módulo XI A COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÕES DE CONFLITO E DE CRISE [8 horas]

  • SABER GERIR E COMUNICAR PERANTE UMA SITUAÇÃO DE CRISE
  • Conceitos de conflito e crise
  • Conflito e crises como risco e oportunidade
  • Tipologias de conflitos e de crises
  • Fases dos conflitos e das crises
  • Preparação (recenseamento, check list)
  • Gabinete de Crise
  • A relação com o sistema mediático sobre uma situação de crise
  • As doze estratégias de comunicação de crise
  • A Internet e as crises
  • Casos práticos: elaborar plano de atuação perante uma crise numa câmara municipal

Módulo XII COMUNICAÇÃO, OPINIÃO PÚBLICA E SONDAGENS [5 horas]

  • SABER LER E SABER FAZER UMA SONDAGEM
  • Conceito de Opinião Pública. Existe opinião pública concelhia?
  • Conceito de Sondagens
  • Teorias da influência da comunicação política na Opinião Pública
  • Como estudar a opinião públicas (outras técnicas além das sondagens)
  • Como elaborar um inquérito para uma sondagem.
  • As fases da sondagem e os dados objetivos que a sondagem nos garante.
  • Como ler e compreender uma sondagem, tirando proveito para a gestão municipal
  • Casos práticos: Elaborar um inquérito para uma sondagem
  • Analisar uma sondagem do Centro de Investigaciones Sociológicas

Seminário IV A AGÊNCIA LUSA E OS GABINETES DE COMUNICAÇÃO MUNICIPAL [3 horas]

O SEMINÁRIO SERÁ ORIENTADO POR UM JORNALISTA DA LUSA

Módulo XIII A COMUNICAÇÃO 360º- INTEGRADA, PERMANENTE, SISTÉMICA E ESTRATÉGICA [8 horas]

  • A comunicação 360º como principal tendência da comunicação hoje
  • Conceito de comunicação 360º
  • A comunicação Interna no âmbito da 360º
  • Estratégias de comunicação 360º
  • Meios analógicos e meios digitais
  • Comunicação constante e permanente
  • Comunicação e Relações Públicas
  • Comunicação e organização de eventos
  • Comunicação e protocolo
  • Comunicação
  • Caso prático: elaborar um plano na ótica da comunicação 360º

Módulo XIV AS ESPECIFICIDADES DA COMUNICAÇÃO DOS GOVERNOS FACE À COMUNICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS [5 horas]

  • Semelhanças e diferenças entre a comunicação dos governos e a comunicação municipal
  • A comunicação do governo do Reino Unido – principais especificidades
  • A comunicação na administração presidencial Americana
  • A comunicação do governo português
  • A comunicação nos municípios portugueses (pequeno, médio e grande)
  • Caso prático: análise à comunicação na Câmara Municipal do Porto

Seminário V COMO UM MUNICÍPIO E TERRITÓRIO SE AFIRMA ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO E DA CULTURA [3 horas]

O SEMINÁRIO SERÁ ORIENTADO POR UM PRESIDENTE DA CÂMARA

Módulo XV ENQUADRAMENTO LEGAL DA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL [5 horas]

  • A comunicação municipal é obrigatória nos termos da Constituição e da Lei
  • A eficácia das decisões municipais obriga á sua publicitação
  • A Lei das Autarquias e a Comunicação (Lei 75/2013 de 12 de setembro)
  • A Lei de Imprensa (Lei 2 /99 de 13 de janeiro), que regula o direito de resposta)
  • A Lei das Sondagens (Lei 10/2011 de 21 de janeiro)
  • Caso prático: análise a artigos concretos de cada uma das Leis)

Módulo XVI ESPECIFICIDADES DO MARKETING E PUBLICIDADE MUNICIPAIS [8 horas]

  • Conceitos modernos de marketing e de publicidade
  • Publicidade digital e marketing digital
  • Estratégias de marketing
  • O Marketing no processo de resposta às necessidades e expetativas dos munícipes
  • Princípios de marketing
  • Técnicas de segmentação
  • Marketing Misto
  • Buzz marketing
  • Marketing viral
  • Plano de Marketing
  • Caso prático: elaborar os tópicos de um plano de marketing municipal

Módulo XVII MENSAGEM, IMAGEM, VÍDEO NA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL [5 horas]

  • Hoje os públicos não querem ler, primeiro querem ver e depois ouvir. Ou a força do audiovisual.
  • As caraterísticas da mensagem eficiente
  • Conceito de mensagem
  • A mensagem como slogan político
  • Conceito de imagem
  • Imagem: da fotografia ao vídeo
  • As redes sociais e os vídeos
  • A imagem e as marcas
  • A marca cidade, a marca concelho e a marca do território
  • Caso prático: análise de vídeos virais de municipais

Módulo XVIII COMO ELABORAR E DIZER O DISCURSO – EXPRESSÃO CORPORAL E MEDIA TRAINING - STORYTELLING [8 horas]

  • Conceitos de discurso e de falar em público
  • Principais técnicas
  • Os gestos, a expressão corporal e o discurso
  • Tipologias de discurso
  • Como escrever um discurso
  • O valor das palavras e da expressão num discurso
  • O discurso e a liderança
  • O discurso como pilar do poder
  • Workshop de media training (4 horas)

Seminário VI DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL EM PORTUGAL E ESPANHA [3 horas]

O SEMINÁRIO SERÁ ORIENTADO POR PRESIDENTE DE CÂMARA ESPANHOL

Ensaio Final APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS FINAIS [11 horas]

Os trabalhos finais são apresentados por cada aluno para efeitos de avaliação.

Notas curriculares dos docentes
TIAGO ALVES
Técnico de Comunicação Municipal

Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Valença de 2009 a 2021. Responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem Pública do Município de Valença por 12 anos. Responsável pelo Plano de Comunicação e Marketing Municipal de 2011 a 2021. Pós-graduação em Direção de Projetos.

CUSTÓDIO OLIVEIRA
CUSTÓDIO OLIVEIRA
Doutorado em Comunicação

Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 30 anos de experiência.

JOSÉ AGOSTINHO
Assessor de Imprensa

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, é, desde 2012, responsável pela Comunicação Municipal de Vila Nova de Famalicão. Assumindo agora a responsabilidade pela direção da Equipa Multidisciplinar da Comunicação. Enquanto profissional de comunicação, é responsável pela assessoria de imprensa do município, pela gestão das plataformas comunicacionais e pela comunicação gráfica do município.

MARIA PEREIRA
Gestão de Marketing e Branding Pessoal

Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing - Porto. Formadora em Marketing e Marketing Digital, Social Media e Neuromarketing. Desenvolve projetos de marketing e comunicação com micro e pequenas empresas através na Pixy Agency.

Contactos

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