A saúde está cada vez mais na ordem do dia seja pela importância que o ser humano cada vez mais lhe atribuiu na sociedade moderna, seja pelo mediatismo a que está sujeita. A saúde é mesmo das áreas que mais tempo e espaço ocupam atualmente na comunicação social.
O setor da saúde é um setor que se encontra constantemente em pressão e um foco de crises mediáticas constantes, muitas vezes devastadoras para a credibilidade e notoriedade das instituições e profissionais.
A preocupação pela saúde e pelo bem-estar tem levado a um crescimento exponencial nas campanhas e ações de promoção da saúde, dando lugar a novas técnicas e abordagens de comunicação.
Os desafios que o setor enfrenta, o imediatismo das decisões no mundo moderno e a necessidade de dar reposta a inúmeros problemas fazem da comunicação especializada em saúde uma ferramenta essencial de apoio à gestão.
As Organizações no Serviço Nacional de Saúde e os seus dirigentes (hospitais, ARS, ACES) precisam cada vez mais de comunicar bem para servir os utentes, para se afirmarem e motivarem. As Organizações nos Serviços privados de saúde precisam cada vez mais de comunicar bem. Precisam de gerir cada vez melhor utilizando a comunicação como ferramenta indispensável de motivação e explicação dos objetivos e dificuldades.
Os quadros que trabalham em Serviços de Saúde, sobretudo os que exercem serviços nas áreas das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional, precisam de conhecer as várias dimensões da comunicação analógica e digital.
Esta Pós-graduação tem como objetivo dar resposta a estas necessidades e reforçar as competências dos participantes.
Metodologia Inovadora
Mais do que o saber teórico, pretende-se que os estudantes compreendam as diversas matérias e os fenómenos a elas ligadas. Quem compreende sabe fazer e é capaz de encontrar soluções para os problemas que surjam.
Segue-se uma metodologia participativa e envolvente dos estudantes numa turma muito pequena, em que o desafio é experimentar e fazer mais do que o simples aprender.
Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.
Destinatários
Profissionais que estejam ou pretendam estar na primeira linha de contacto com os cidadãos.
Profissionais de farmácias comunitárias.
Profissionais de unidades e departamentos de saúde pública.
Profissionais de centros de saúde,centros de tratamento e diagnóstico e hospitais.
Profissionais de consultórios e clínicas.
Comerciais na área da saúde e bem estar.
Técnicos de comunicação na área da saúde.
Público em geral que pretenda adquirir/reforçar as suas competências nesta área.
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.
Metodologia participativa e colaborativa, privilegiando a compreensão face ao aprender e o saber-fazer face aos conhecimentos teóricos.
Comunicação como arte, ciência e ferramenta.
A gestão como conquista de resultados através dos recursos humanos e financeiros.
Estudo de um caso prático de comunicação organizacional
Os sistemas mediáticos e os diversos órgãos de comunicação em Portugal e na Europa.
Os jornalistas: quem são, como agem, o que procuram e as regras que os orientam
As empresas dos órgãos de comunicação social.
Como contactar e relacionar-se com eficiência com os jornalistas e os órgãos de comunicação.
A notícia – o que é e como pode ser disseminada.
O Press Release. Como se elabora e como se difunde.
A entrevista. Em que consiste. Como agir e conseguir resultados positivos.
O sistema mediático como veículo de tomada de decisões e de definição de políticas nas Organizações e no Estado.
Estudo de um cado prático e elaboração de press release eficiente.
Os desafios de comunicar em saúde.
O que difere a comunicação em saúde da restante comunicação mediática.
Como e o que comunicar em saúde.
A gestão de um gabinete de imprensa hospitalar.
Quais os públicos da comunicação em saúde, como adaptar estratégias para diferentes públicos.
Estratégias de comunicação em saúde (interna e externa) – Casos práticos.
A importância de uma comunicação interna sólida como ferramenta de gestão.
Estratégia de comunicação interna.
Estratégia de comunicação externa.
Criação de mecanismos de comunicação pró-ativos em vez de reativos.
Programas, ações e projetos.
Estudo de projetos/eventos/iniciativas: casos reais.
Gerir projetos para alcançar os resultados esperados (a estratégia, a motivação, a mudança, o tempo, os recursos, a organização)
O desempenho e as estratégias competitivas e colaborativas.
O desempenho como resultado da motivação, resiliência e competência.
Elaboração de um projeto numa organização de saúde de média dimensão.
Nota: Além do formador será convidado um médico, um administrador hospitalar e um técnico de relações públicas para partilha de experiências
Conceitos de conflito e de crise
As fases do conflito e a sua resolução.
O papel da comunicação na resolução de conflitos.
As fases das situações de crise.
O gabinete de crise: quem devem ser os seus membros, quantos, reuniões e atuação.
Princípios determinantes na comunicação de crise.
Estratégias de ação face a situações de crise.
Estudo prático de gestão e comunicação em situações de crise, nomeadamente em Unidades de Saúde.
A importância da liderança clínica/gestão numa crise.
Casos de estudo reais.
Nota: Além do formador será convidado um agente das forças de segurança e um administrador hospitalar para darem a sua visão com base num caso real.
Conceito de comunicação integrada
Comunicação um sistema em si mesmo em interação com outros sistemas, onde tem um papel decisivo. Teoria dos sistemas.
Estratégias e táticas
As estratégias de comunicação no domínio da saúde
Comunicação multicanal analógica e digital, por meios próprios e através do sistema mediático.
Tudo comunica – é impossível não comunicar - ou a constância e omnipresença da comunicação.
A várias dimensões da comunicação.
Estudo de um caso prático de comunicação multicanal
Os objetivos e papéis da comunicação na gestão em saúde.
O fator humano com principal elemento da gestão.
Modelos e estratégias de gestão ao longo dos tempos.
O modelo de gestão inteligente.
O papel da liderança na gestão.
O que é ser líder e as diversas tipologias e estratégias de liderança.
Atributos naturais e atribuídos adquiridos dos líderes.
Autoridade, poder e liderança.
Gestão Inteligente e liderança.
Estudo de caso prático de gestão inteligente.
Conceitos de plano. O entendimento na atualidade de planeamento.
Os princípios e vantagens do plano;
As etapas de um plano.
A missão, a visão, os valores e a estratégia num plano de comunicação.
A missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos e instrumentais num plano de gestão.
Caso prático: elaboração de um plano de comunicação e de um plano de gestão de uma Organização de Saúde de média dimensão.
Conceito tipologia e papel das Relações Públicas.
Visão histórica de Relações Públicas.
As técnicas de Relações Públicas e a Organização de Eventos
O Protocolo
Caso prático: a organizar um evento numa Instituição de Saúde de média dimensão
As potencialidades da Internet
O website e os blogs – Tipologias (do pessoal ao organizacional)
O que é e em que consiste a comunicação e o marketing digital: modelos, estratégias e funcionamento.
Como comunicar bem através das redes sociais.
Estudo de um caso prático de comunicação digital de uma Organização de Saúde;
Conceitos de imagem, notoriedade e reputação.
Como se faz uma imagem sólida e respetivos atributos tangíveis e intangíveis.
Conceitos de Espaço Público e Opinião Publica.
Como estudar a Opinião Pública.
Conceito de sondagens e focus group.
Como se faz e lê objetivamente uma sondagem.
Como se elaboram as mensagens para criar imagens sólidas e reputações positivas.
O storytelling organizacional e pessoal com vista à imagem, notoriedade e reputação.
Caso prático: elaborara mensagem e definir os atributos de imagem de uma Organização de Saúde.
O que é o discurso
Principais técnicas de falar em público – Como se perde o medo e se comunica eficazmente.
A argumentação e os vários tipos de argumentos
Sessão de expressão corporal e linguagem gestual para falar em público
Media-training para entrevistas e debates em rádio e televisão.
A experiência de dois jornalistas de rádio (TSF e Antena 1).
Desafios de comunicar “saúde e gestão” em rádio.
Como funciona o jornalismo de televisão
“Histórias” que sejam notícia de valor acrescentado
O papel da comunicação de proximidade ao utente nas Unidades de Saúde Familiares
A experiência e o debate de médicos e gestores
Como comunicar nas USF´s.
Como funciona o jornalismo de imprensa escrita
A experiência de jornalistas (Público e Lusa)
Como compatibilizar a “urgência” da imprensa com o tempo das instituições.
A importância da comunicação em Organizações de Saúde
A experiência de técnicos de comunicação a trabalhar em Saúde.
A experiencia de profissionais da área da saúde e a sua visão da comunicação.
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Nuno Cobanco
Assessor de Comunicação
Técnico superior do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E. P.E
Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Penafiel.
Coordenador do Serviço de Relações Públicas e Comunicação do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE e responsável pela gestão de comunicação do mesmo.
Desempenhou funções de assessor de comunicação do Hospital Padre Américo, em Penafiel.
Exercício da profissão de jornalista em diversos órgãos de comunicação social, designadamente Rádio Comercial, Rádio Clube Português, Rádio Nostalgia, Rádio Gest, SportTV e Rádio Nova. Colaborou ainda com a RTP - Produção.
Maria Pereira
Gestão de Marketing e Branding Pessoal
Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing - Porto. Formadora em Marketing e Marketing Digital, Social Media e Neuromarketing. Desenvolve projetos de marketing e comunicação com micro e pequenas empresas através na Pixy Agency.
Condições de inscrição
Grau superior com licenciatura ou equivalente.
O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
Currículo vitae
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
Certificado de habilitações e respetiva classificação final
Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Investimento
Matrícula: 100 €
Propina: 2.180 €
Certificado e diploma: 100 €
Investimento total: 2.380€
Modalidades de pagamento
Pronto pagamento: 1.962 € (usufrui de 10% de desconto)
Modalidade 8 prestações: 272,50 € (sem desconto)
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
Saber implementar estratégias eficazes de comunicação.
Capacidade de implementação de estratégias eficazes de comunicação: situação de rotina vs. situação de crise.
Competências de implementação de estratégias eficazes de comunicação adaptadas à audiência.
Aplicação de métodos e ferramentas de diagnóstico, de vulnerabilidades, de literacia e numeracia em saúde.
Capaciade de escolha de formatos e canais de comunicação eficazes na área de comunicação em saúde.
Competência para a avaliação de ações de comunicação e mudança comportamental.
Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.