25 alunos Híbrido 130 Horas Sábados 10h00-16h30 Porto

Comunicação e Gestão em Saúde

Nuno Cobanco
Diretor:
Nuno Cobanco
Tipo:
Curso de Técnico
Categoria:
Comunicação
Data de Início:
6 de janeiro, 2024
Comunicação e Gestão em Saúde
A saúde está cada vez mais na ordem do dia seja pela importância que o ser humano cada vez mais lhe atribuiu na sociedade moderna, seja pelo mediatismo a que está sujeita. A saúde é mesmo das áreas que mais tempo e espaço ocupam atualmente na comunicação social.

O setor da saúde é um setor que se encontra constantemente em pressão e um foco de crises mediáticas constantes, muitas vezes devastadoras para a credibilidade e notoriedade das instituições e profissionais.

A preocupação pela saúde e pelo bem-estar tem levado a um crescimento exponencial nas campanhas e ações de promoção da saúde, dando lugar a novas técnicas e abordagens de comunicação.

Os desafios que o setor enfrenta, o imediatismo das decisões no mundo moderno e a necessidade de dar reposta a inúmeros problemas fazem da comunicação especializada em saúde uma ferramenta essencial de apoio à gestão.

As Organizações no Serviço Nacional de Saúde e os seus dirigentes (hospitais, ARS, ACES) precisam cada vez mais de comunicar bem para servir os utentes, para se afirmarem e motivarem. As Organizações nos Serviços privados de saúde precisam cada vez mais de comunicar bem. Precisam de gerir cada vez melhor utilizando a comunicação como ferramenta indispensável de motivação e explicação dos objetivos e dificuldades.

Os quadros que trabalham em Serviços de Saúde, sobretudo os que exercem serviços nas áreas das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional, precisam de conhecer as várias dimensões da comunicação analógica e digital.

Este Curso Técnico tem como objetivo dar resposta a estas necessidades e reforçar as competências dos participantes.

Metodologia Inovadora
Mais do que o saber teórico, pretende-se que os estudantes compreendam as diversas matérias e os fenómenos a elas ligadas. Quem compreende sabe fazer e é capaz de encontrar soluções para os problemas que surjam.
Segue-se uma metodologia participativa e envolvente dos estudantes numa turma muito pequena, em que o desafio é experimentar e fazer mais do que o simples aprender.

Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.


Destinatários
  • Profissionais que estejam ou pretendam estar na primeira linha de contacto com os cidadãos.
  • Profissionais de farmácias comunitárias.
  • Profissionais de unidades e departamentos de saúde pública.
  • Profissionais de centros de saúde,centros de tratamento e diagnóstico e hospitais.
  • Profissionais de consultórios e clínicas.
  • Comerciais na área da saúde e bem estar.
  • Técnicos de comunicação na área da saúde.
  • Público em geral que pretenda adquirir/reforçar as suas competências nesta área.

Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.
  • Metodologia participativa e colaborativa, privilegiando a compreensão face ao aprender e o saber-fazer face aos conhecimentos teóricos.
  • Comunicação como arte, ciência e ferramenta.
  • A gestão como conquista de resultados através dos recursos humanos e financeiros.
  • Estudo de um caso prático de comunicação organizacional
Nuno Cobanco

Nuno Cobanco

Assessor de Comunicação

Técnico superior do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E. P.E
Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Penafiel.
Coordenador do Serviço de Relações Públicas e Comunicação do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE e responsável pela gestão de comunicação do mesmo.
Desempenhou funções de assessor de comunicação do Hospital Padre Américo, em Penafiel.
Exercício da profissão de jornalista em diversos órgãos de comunicação social, designadamente Rádio Comercial, Rádio Clube Português, Rádio Nostalgia, Rádio Gest, SportTV e Rádio Nova. Colaborou ainda com a RTP - Produção.

Maria Pereira

Maria Pereira

Gestão de Marketing e Branding Pessoal

Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing - Porto. Formadora em Marketing e Marketing Digital, Social Media e Neuromarketing. Desenvolve projetos de marketing e comunicação com micro e pequenas empresas através na Pixy Agency.

Condições de inscrição
  • Grau superior com licenciatura ou equivalente.
  • O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).

Documentos necessários
  • Currículo vitae
  • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
  • Certificado de habilitações e respetiva classificação final
  • Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
  • Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular

Investimento
  • Matrícula: 100 €
  • Propina: 2.180 €
  • Certificado e diploma: 100 €
  • Investimento total: 2.380€

Modalidades de pagamento
  • Pronto pagamento: 1.962 € (usufrui de 10% de desconto)
  • Modalidade 8 prestações: 272,50 € (sem desconto)
  • Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
  • Saber implementar estratégias eficazes de comunicação.
  • Capacidade de implementação de estratégias eficazes de comunicação: situação de rotina vs. situação de crise.
  • Competências de implementação de estratégias eficazes de comunicação adaptadas à audiência.
  • Aplicação de métodos e ferramentas de diagnóstico, de vulnerabilidades, de literacia e numeracia em saúde.
  • Capaciade de escolha de formatos e canais de comunicação eficazes na área de comunicação em saúde.
  • Competência para a avaliação de ações de comunicação e mudança comportamental.

Candidatura

Li e aceito os termos da Política de Privacidade

Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.