30 ECTS 156 Horas B-Learning Terças 18H30-22H30 Porto 25 vagas

Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas

Custódio Oliveira
Coordenador:
Custódio Oliveira
Tipo de curso:
Pós-graduação
Categoria:
Comunicação e Marketing
Data de Início:
22 de outubro, 2024
Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas
Um curso que esteve na base de emprego para uns e de maior sucesso profissional para outros. Com este curso, a ESJ pretende contribuir para que cada aluno adquira conhecimentos de saber fazer para uma profissão nas áreas da comunicação, do marketing e de relações públicas.

Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos. Pretende-se com a combinação de distintas abordagens metodológicas que o Estudante participe de forma ativa no decorrer das aulas. Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.

Aulas
Este curso tem a duração de oito meses, em B-Learning, agrega 156 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.

Objetivos
  • Fornecer conhecimentos avançados, quer do ponto de vista teórico, quer prático, que permitam aos estudantes desempenhar funções com elevada competência nas áreas da Comunicação, do Marketing e das Relações-Públicas.
  • Conhecimentos teóricos e práticos de desenho e execução de Planos Estratégicos de Comunicação e Marketing.
  • Saberes específicos de Comunicação e Marketing Digital.
  • Capacidades para desempenhos profissionais na relação das organizações com os meios de comunicação social.
  • Competências em domínios específicos da comunicação 360º tais como como: situações de crise, comunicação interpessoal e discurso presencial e através dos media.

Destinatários
A pós-graduação destina-se especialmente:
  • Profissionais de Comunicação e Marketing que pretendam melhorar as suas competências.
  • Recém-licenciados que pretendam uma especialização em assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas.
  • Técnicos de comunicação em geral.

Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e o desenvolvimento de um projeto no final do curso e defendido em aula. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 13 valores; bom, de 14 a 15 valores; muito bom, de 16 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores. A avaliação é determinada em função do número de ECTS.

Duração e ECTS
Este curso tem a duração de oito meses, em B-Learning, agrega 156 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.

ECTS
ECTS (European Credit Transfer Accumulation System) é o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Todas as ofertas formativas têm associadas a cada unidade curricular, um determinado número de ECTS. Saiba mais aqui.
  • Principais escolas teóricas.
  • Cenários.
  • Tipologias.
  • O triângulo (emissor, interlocutor, mensagem).
  • Estratégias de comunicação.
  • Comunicação 360º.
Custódio Oliveira

Custódio Oliveira

Consultor e Doutorado em Comunicação

Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 40 anos de experiência.

João Paulo Meneses

João Paulo Meneses

Jornalista, doutorado e docente de comunicação

Jornalista há 30 anos, docente em cursos de comunicação há 20. Trabalhou em mais de uma dezena de órgãos de comunicação social. Esteve 25 anos na TSF. Colabora regularmente com a imprensa de língua portuguesa e inglesa de Macau. Lecionou em mestrados e pós-graduação do ISCSP/Lisboa e Universidade de Vigo, onde se doutorou em Comunicação.

Carlos Alberto Cardoso

Carlos Alberto Cardoso

Produtor e Especialista em Realização Audiovisual

Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, com especialização em Produção e Realização Audiovisual. É co-fundador da agência de comunicação H2com. É consultor de Comunicação e especialista em Marketing Político. É criador de imagem, com vários prémios na área. Mais de 20 anos de experiência em assessoria de comunicação. Assistente no Parlamento Europeu desde janeiro de 2019.

Isabel Borges

Isabel Borges

Turismo e Promoção Turística

Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Licenciada em Marketing Internacional e Promoção Turística pelo ISCET, e Bacharel em Gestão de Operadores Turísticos da ESHTE-Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Trabalhou 15 anos na área do Enoturismo, desenvolvendo projetos relacionados com turismo, nomeadamente hotelaria e eventos, em várias regiões vitivinícolas.

Leonor Ferreira

Leonor Ferreira

Jornalista na TSF Rádio Notícias

Jornalista da TSF há mais de 30 anos. Foi durante 5 anos Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas.
Colaborou com vários órgãos de comunicação social. Docente universitária

Gabriela Marques

Gabriela Marques

Formada em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP de Lisboa, Master pelo ISCTE.

Exerce funções na divisão de financiamento da Câmara Municipal do Porto. Durante 16 anos esteve ao serviço da Câmara Municipal de Lisboa. Reúne mais de 20 anos de experiência na administração pública.

Maria Pereira

Maria Pereira

Gestão de Marketing e Branding Pessoal

Licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing - Porto. Formadora em Marketing e Marketing Digital, Social Media e Neuromarketing. Desenvolve projetos de marketing e comunicação com micro e pequenas empresas através na Pixy Agency.

João Belo

João Belo

Assessor de Imprensa

Doutorando em Ciência Política e especialista em Campanhas Eleitorais.

Anabela Maganinho

Anabela Maganinho

Técnica de Comunicação

Formada em Comunicação pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, de Vila Nova de Gaia, Master pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Participou em diversos projetos e colaborou com órgãos de comunicação. Desempenhou funções como responsável de Comunicação e Imagem.

Candidatura

O processo de candidatura é instruído com os seguintes documentos:
  • Certificado de habilitações com grau superior de licenciatura ou equivalente
  • Documento de Identificação (cartão de cidadão ou passaporte)
  • Curriculum Vitae (modelo europeu)
  • Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Nota: Toda a informação constante no Curriculum Vitae deve ser fundamentada em documentação oficial.
Nota: O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).



Prazos de candidatura

1ª FASE
  • Candidaturas - 23 de julho a 2 de setembro
  • Resultados - 3 de setembro
  • Reclamações - 4 de setembro
  • Matrículas - 5 a 11 de setembro
2ª FASE* (vagas sobrantes)
  • Candidaturas - 3 a 16 de setembro
  • Resultados - 17 de setembro
  • Reclamações - 18 de setembro
  • Matrículas - 19 a 23 de setembro
3ª FASE* (vagas sobrantes)
  • Candidaturas - 17 a 30 de setembro
  • Resultados - 2 de outubro
  • Reclamações - 3 de outubro
  • Matrículas - 4 a 8 de outubro
4ª FASE* (vagas sobrantes)
  • Candidaturas - 2 a 15 de outubro
  • Resultados - 16 de outubro
  • Reclamações - 17 de outubro
  • Matrículas - 18 a 22 de outubro
5ª FASE* (vagas sobrantes)
  • Candidaturas - 16 a 24 de outubro
  • Resultados - 28 de outubro
  • Reclamações - 29 de outubro
  • Matrículas - 30 a 31 de outubro
Nota: Poderão ser aceites candidaturas após o prazo fixado sempre que existirem condições de integração dos candidatos.


Investimento
  • Candidatura: 100€
  • Matrícula: 150€
  • Seguro: 35€
  • Propina (8 Meses): 250€
  • Certificado e diploma: 100€

Descontos
  • Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
  • Transmitir os conhecimentos mais avançados de comunicação e de marketing.
  • Conhecimentos teóricos e práticos de desenho e execução de Planos Estratégicos de Comunicação e Marketing.
  • Aprofundar temas específicos do dia-a-dia da comunicação, do marketing e das relações públicas.
  • Capacidade e conhecimentos práticos para a relação das organizações com os meios de comunicação social.
  • Competências na gestão da comunicação 360º, como por exemplo situações de crise e comunicação interpessoal.
  • Realizar workshops, nomeadamente sobre construir o discurso e o falar em público e media training.
  • Ana Príncipe

    Ana Príncipe

    05 de maio, 2023

    "Escolhi a pós-graduação em Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas por ser das mais completas dentro da área da comunicação depois de muita pesquisa. O curso para além de excelente, tem diversos professores dotados de competências específicas e valências que me acrescentaram. Sinto que com o Curso Técnico consegui desenvolver e fomentar capacidades que já tinha, aprofundar conhecimentos, assim como ganhar novas competências. Fiquei bastante satisfeita com a minha escolha. Recomendo vivamente!"

  • Rosa Neves Azevedo

    Rosa Neves Azevedo

    2 de maio, 2023

    "Esta pós-graduação foi a escolha acertada para o meu sucesso pessoal e profissional. Depois da minha Licenciatura e Mestrado na área da Comunicação e de cursos específicos, a minha profissão pedia a atualização de conhecimentos. O debate com outras pessoas da minha área foi uma mais-valia."

  • Carla Mendonça

    Carla Mendonça

    9 de julho, 2018

    "Estou muito contente por ter decidido fazer esta pós-graduação. Para além dos conteúdos serem interessantíssimos, principalmente pela vertente prática, os formadores são de altíssima competência. Está a ser uma experiência que certamente não irei esquecer. Recomendo. Muito!"

  • Sara Sampaio

    Sara Sampaio

    2 de junho, 2017

    "A Pós-Graduação permitiu-me ganhar novos conhecimentos e noções sobre várias áreas da comunicação que não explorei durante a minha formação académica. Estes conhecimentos são úteis e essenciais para as funções que desempenho atualmente…"

Parceria

IEES

Candidatura

Li e aceito os termos da Política de Privacidade

Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.