Pós-graduação de Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas
Diretor:
Custódio Oliveira
Tipo:
Curso de Pós-graduação
Categoria:
Comunicação e Marketing
Data de Início:
17 de outubro, 2023
Um curso que esteve na base de emprego para uns e de maior sucesso profissional para outros.
Com este curso, a ESJ pretende contribuir para que cada aluno adquira conhecimentos de saber fazer para uma profissão nas áreas da comunicação, do marketing e de relações públicas.
Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos.
Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.
Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.
Metodologia
Mais que a teoria privilegia-se a experiência.
Mais que o saber abstrato, importa o saber fazer.
Mais que aprender, interessa compreender as coisas, os fenómenos e os atos vendo todas as dimensões.
Quem compreende é capaz de construir soluções e de ser líder.
Mais que assistir pretende-se a participação proactiva.
Mais que técnicos queremos formar líderes.
Destinatários
Profissionais de Comunicação e Marketing que pretendam melhorar as suas competências.
Recém-licenciados que pretendam uma especialização em assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas.
Técnicos de comunicação em geral.
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.
Conceptualização de Comunicação: teorias e funções. Paul Watzlawick e Dominique Wolton.
Principais axiomas desde os anos 50 do Séc. XX. Os cinco cenários da comunicação.
Mensagem e imagem em comunicação.
Estratégias de comunicação. Estratégia e tática. Funções das estratégias.
Como elaborar planos estratégicos de comunicação.
Comunicação e gestão inteligente. A comunicação gere-se. Conceitos de gestão.
O papel da comunicação em sistemas de gestão inteligente.
Comunicação e gestão de situações de crise. Conceitos. Fases. Gabinete. Estratégias.
Comunicação Organizacional. Revisão de conceitos.
Comunicação Externa. Conceito e desafios.
Os Canais de comunicação externa e a eficiência da comunicação.
O Protocolo como instrumento de Comunicação Externa.
Introdução ao Protocolo – A imagem e a simbologia oficial (Bandeira e Hino).
Presidência e precedências – Aplicação da Lei nº40/2006.
Comunicação Interna. Definição e desafios da comunicação interna.
O contexto e os atores, identificação e extra expectativas
Canais de Comunicação Interna, vantagens e desvantagens.
Fluxos da comunicação e a evolução para a comunicação colaborativa e participativa.
Comunicação colaborativa, que canais utilizar?
Plano de Comunicação Interna, monitorização e avaliação.
Comunicação política.
Comunicação dos governos.
Comunicação Municipal. Exemplos e especificidades.
A Comunicação nas campanhas eleitorais.
Os vários tipos de campanha eleitorais.
O diagnóstico do espaço eleitoral.
Segmentação do espaço eleitoral.
Objetivos. Mensagem (slogan), imagem, discurso.
Opções estratégicas e o lugar da batalha.
O(s) candidato(s).
Modelo organizacional de campanha.
Plano de campanha.
Os jornalistas querem é notícias".
Jornalistas e assessores: uma relação (im)possível.
A interdependência; o conflito, o jornalês; o 'vai-e-vem' entre jornalistas e assessoria.
Enquadramento ético-legal.
Estratégias de sedução.
“Os jornalistas adoram crises de comunicação".
Analógicas e digitais.
Como reagir perante as crises. A preparação das crises. Análise de casos.
"A primeira mentira é dizer que não se mente": o spinning da informação.
Porquê o spinning. As ferramentas de spinning.
As fake news como spinning digital. Análise de casos.
O press release: a filosofia do press release. As melhores técnicas.
O press release e o jornalês.
O press release digital. Analise de casos e realização de exemplos práticos.
Tendências e Evolução do Marketing.
Marketing 1.0; Marketing 2.0. Marketing 3.0.
Marketing 3.0 e a era da participação.
Tecnologia da nova vaga.
“OS DEZ PECADOS MORTAIS DO MARKETING”– de PHILIP KOTLER.
O Marketing como instrumento/ferramenta da comunicação
A comunicação de marketing.
Comunicação integrada de marketing.
O Marketing como um processo social
Métricas do marketing
Plano de Marketing – do objetivo à ação.
Caso prático.
Elaboração de um plano de marketing.
Conceito, objectivos e tipos de eventos.
Fases de organização de eventos.
Check-list geral de planeamento.
Planeamento logístico, gestão de recursos e orçamentos.
Análise de custos e proveitos.
Divulgação.
Instrumentos de controle e coordenação.
Comunicar: Press Release, Press Kit, Conferência de Imprensa, Press Clipping.
Casos práticos e simulações.
Tipos e modelos e discursos. A mensagem e o discurso. Valores das palavras.
Expressão corporal. Linguagem gestual. Argumentação. As emoções e os sentimentos.
A elaboração do discurso.
A voz. O tom. A dicção. A sonoridade. O ritmo.
A postura do orador. O tempo do discurso.
Exercícios de expressão corporal, de linguagem gestual, de dicção e ritmo.
Gravação individual de entrevistas em áudio e vídeo e respetiva análise.
Segunda gravação individual com desafio de correção de fragilidades.
Gravação de discurso em áudio e vídeo e respetiva análise em grupo.
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Custódio Oliveira
Consultor e Doutorado em Comunicação
Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 40 anos de experiência.
João Paulo Meneses
Jornalista, doutorado e docente de comunicação
Jornalista há 30 anos, docente em cursos de comunicação há 20. Trabalhou em mais de uma dezena de órgãos de comunicação social. Esteve 25 anos na TSF. Colabora regularmente com a imprensa de língua portuguesa e inglesa de Macau. Lecionou em mestrados e pós-graduação do ISCSP/Lisboa e Universidade de Vigo, onde se doutorou em Comunicação.
Carlos Alberto Cardoso
Produtor e Especialista em Realização Audiovisual
Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, com especialização em Produção e Realização Audiovisual. É co-fundador da agência de comunicação H2com. É consultor de Comunicação e especialista em Marketing Político. É criador de imagem, com vários prémios na área. Mais de 20 anos de experiência em assessoria de comunicação. Assistente no Parlamento Europeu desde janeiro de 2019.
Isabel Borges
Turismo e Promoção Turística
Doutorada em Turismo e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Licenciada em Marketing Internacional e Promoção Turística pelo ISCET, e Bacharel em Gestão de Operadores Turísticos da ESHTE-Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Trabalhou 15 anos na área do Enoturismo, desenvolvendo projetos relacionados com turismo, nomeadamente hotelaria e eventos, em várias regiões vitivinícolas.
Condições de inscrição
Licenciatura na área das ciências sociais ou equivalente.
O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
Currículo vitae
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
Certificado de habilitações e respetiva classificação final
Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Investimento
Matrícula: 100 €
Propina: 2.180 €
Certificado e diploma: 100 €
Investimento total: 2.380€
Modalidades de pagamento
Pronto pagamento: 1.962 € (usufrui de 10% de desconto)
Modalidade 8 prestações: 272,50 € (sem desconto)
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
Transmitir os conhecimentos mais avançados de comunicação e de marketing.
Aprofundar temas específicos do dia-a-dia da comunicação, do marketing e das relações públicas.
Realizar workshops, nomeadamente sobre construir o discurso e o falar em público e media training.
Ana Príncipe
05 de maio, 2023
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"Escolhi a Pós Graduação em Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas por ser das mais completas dentro da área da comunicação depois de muita pesquisa. O curso para além de excelente, tem diversos professores dotados de competências específicas e valências que me acrescentaram. Sinto que com a Pós Graduação consegui desenvolver e fomentar capacidades que já tinha, aprofundar conhecimentos, assim como ganhar novas competências. Fiquei bastante satisfeita com a minha escolha. Recomendo vivamente!"
Rosa Neves Azevedo
2 de maio, 2023
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"Esta Pós-Graduação foi a escolha acertada para o meu sucesso pessoal e profissional. Depois da minha Licenciatura e Mestrado na área da Comunicação e de cursos específicos, a minha profissão pedia a atualização de conhecimentos. O debate com outras pessoas da minha área foi uma mais-valia."
Susana Caravana
13 de junho, 2020
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"A turma é dinamicamente fantástica. A experiência está a ser muito boa e o facto dos formadores terem a experiência do mercado de trabalho ajuda imenso. Não ficamos apenas com o conhecimento académico e cientifico... A troca de conhecimentos e saberes dos formandos também tem sido excecional."
Carla Mendonça
9 de julho, 2018
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"Estou muito contente por ter decidido fazer esta pós-graduação. Para além dos conteúdos serem interessantíssimos, principalmente pela vertente prática, os formadores são de altíssima competência. Está a ser uma experiência que certamente não irei esquecer. Recomendo. Muito!"
Cristiano Correia
22 de julho, 2017
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"Formação de excelência, com grandes formadores e com uma turma dinâmica, de grande capacidade e experiência profissional! Ideal para quem quer saber sempre mais e certificar as suas competências. A questão da comunicação digital foi fulcral e alvo de reforçada aposta…"
Sara Sampaio
2 de junho, 2017
Avaliação 5.00 out of 5 based on 1 customer rating
"O curso permitiu-me ganhar novos conhecimentos e noções sobre várias áreas da comunicação que não explorei durante a minha formação académica. Estes conhecimentos são úteis e essenciais para as funções que desempenho atualmente…"
Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.
Ana Príncipe
05 de maio, 2023"Escolhi a Pós Graduação em Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas por ser das mais completas dentro da área da comunicação depois de muita pesquisa. O curso para além de excelente, tem diversos professores dotados de competências específicas e valências que me acrescentaram. Sinto que com a Pós Graduação consegui desenvolver e fomentar capacidades que já tinha, aprofundar conhecimentos, assim como ganhar novas competências. Fiquei bastante satisfeita com a minha escolha. Recomendo vivamente!"
Rosa Neves Azevedo
2 de maio, 2023"Esta Pós-Graduação foi a escolha acertada para o meu sucesso pessoal e profissional. Depois da minha Licenciatura e Mestrado na área da Comunicação e de cursos específicos, a minha profissão pedia a atualização de conhecimentos. O debate com outras pessoas da minha área foi uma mais-valia."
Susana Caravana
13 de junho, 2020"A turma é dinamicamente fantástica. A experiência está a ser muito boa e o facto dos formadores terem a experiência do mercado de trabalho ajuda imenso. Não ficamos apenas com o conhecimento académico e cientifico... A troca de conhecimentos e saberes dos formandos também tem sido excecional."
Carla Mendonça
9 de julho, 2018"Estou muito contente por ter decidido fazer esta pós-graduação. Para além dos conteúdos serem interessantíssimos, principalmente pela vertente prática, os formadores são de altíssima competência. Está a ser uma experiência que certamente não irei esquecer. Recomendo. Muito!"
Cristiano Correia
22 de julho, 2017"Formação de excelência, com grandes formadores e com uma turma dinâmica, de grande capacidade e experiência profissional! Ideal para quem quer saber sempre mais e certificar as suas competências. A questão da comunicação digital foi fulcral e alvo de reforçada aposta…"
Sara Sampaio
2 de junho, 2017"O curso permitiu-me ganhar novos conhecimentos e noções sobre várias áreas da comunicação que não explorei durante a minha formação académica. Estes conhecimentos são úteis e essenciais para as funções que desempenho atualmente…"