Pós-Graduação em Consultadoria e Assessoria de Comunicação e Marketing
1.Objectivos
Fornecer aos alunos conhecimentos de terceiro grau nas áreas da comunicação e do marketing, habilitando-se ao exercício de actividades profissionais de assessoria e consultadoria ou preparando-os para percursos académicos de mestrado e ou doutoramento.
Analisar o funcionamento do sistema mediático na óptica daqueles que pretendem utilizá-lo com o máximo de eficiência.
Descobrir, analisar e compreender os constantes avanços das tecnologias de informação, com natural destaque para as redes sociais.
Identificar e desenvolver conceitos e estratégias relacionadas com: a) gestão e planeamento de comunicação e marketing; b) situações especiais de conflito e de crise; c) construção e expressão oral do discurso; d) comunicação nas situações de protocolo empresarial e do estado; e) especificidades da comunicação interna nas empresas e instituições públicas; f) comunicação política e eleitoral.
2.Metodologia
Seguiremos uma metodologia incentivadora da participação activa dos alunos, utilizando técnicas e estratégias pedagógicas adequadas. Mais do que aprender, pretende-se que estes compreendam e desenvolvam competências próprias que lhe permitam encontrar os conhecimentos que necessitem.
Esta metodologia assenta na concepção de Edgar Morin, quando defende que os conceitos de que nos servimos para conceber a nossa sociedade são parciais e mutilados e por isso resultam em acções parciais, pouco abrangentes e muitas vezes mutilantes. Se a missão é cada vez mais impossível. A demissão é ela própria geradora de impossíveis. Por isso, defende Morin, é necessário reorganizar o nosso sistema mental para reaprender a aprender. Mais do que adquirir conhecimentos desgarrados e mais do que aprender é essencial apreender e compreender.
O Método segundo ele deve ser o de caminhante sem caminho. A propósito, recorda e cita o poeta sevilhano dos anos 30 do século passado, António Machado, caminhante não há caminho / o caminho faz-se a caminhar. Até porque, continua Morin, o único conhecimento válido é aquele que se alimenta da incerteza.
3.Destinatários
Licenciados em jornalismo e ou comunicação vocacionados para o exercício da profissão de assessor, consultor ou técnico de comunicação e marketing;
Profissionais de gabinetes de comunicação de empresas e instituições públicas e privadas, desde que possuidores do grau de licenciatura (A ESJ pode isentar da licenciatura desde que o candidato tenha um curriculum e experiência profissional que o justifiquem);
Indivíduos que necessitem ou pretendam aprofundar ou sistematizar conhecimentos avançados nas áreas da comunicação e do marketing.
4.Conteúdos e tempos
O curso tem a duração de 180 horas, (18 módulos) iniciando-se na segunda semana de Novembro de 2011 e terminando em Junho de 2011 de acordo com calendário a fornecer pela Escola. As aulas realizam-se às sextas-feiras das 18H30 às 21H30 e aos sábados das 9H30 às 12H30.
Os tempos correspondem aos segundos módulos:
Módulo I
As Estratégias Comunicação e o Sistema Mediático (história e principais teorias). A gestão da comunicação. – 33 horas.
Titular do módulo – Dr. Custódio Oliveira
Módulo II
O Marketing – história, conceitos, tipologias e praxis das marcas, das empresas e das instituições públicas. – 33 horas.
Titular do módulo – Dr. Carlos Alberto Cardoso
Módulo III
A Comunicação e o Marketing Político na gestão das empresas e dos governos. – 27 horas
Titular do módulo – Dr. Vítor Moutinho.
Seminários
Num total de 78 horas serão realizados os seguintes seminários:
a) A comunicação, o protocolo e a organização de eventos;
b) A gestão e a comunicação nas situações de conflito e de crise;
c) A construção do discurso e o falar em público;
d) As últimas tendências das tecnologias: a Internet e as Redes (teoria e prática);
e) A organização e dinâmica das campanhas eleitorais e a comunicação política;
f) Como funciona uma agência de comunicação: a Agência Lusa;
g) A redacção de um jornal diário;
h) O papel e os objectivos de um jornal regional;
i) A comunicação e o marketing numa associação empresarial: uma experiência concreta.
5.Frequência, Avaliação e Nota Final.
Os alunos terão que frequentar um total de 15 módulos para que possam ser avaliados e ter nota final. A avaliação será feita através da apresentação e defesa de um trabalho final. Este trabalho final não invalida a apresentação de trabalhos específicos por Módulos de acordo com a orientação de cada docente.
As aulas decorrerão nas instalações da ESJ - Rua Júlio Dinis, 764 – 8º Dto. – 4050-321 PORTO
Inscrições e preços
Data limite de inscrição
25 de Outubro de 2011
Valor da Inscrição
350,00€
Valor da Frequência
1.600,00€
O valor da Frequência poderá ser efectuado em 8 mensalidades de €200,00.
Cronograma
Início do curso a 11 de Novembro de 2011
Fim do curso previsto para Junho de 2012
Horário Pós-laboral
Sextas-feiras das 18h30 às 21h30 e aos Sábados das 09h30 às 12h30.
Férias
Natal: de 23 de Dezembro de 2010 até 5 de Janeiro de 2011
Páscoa: de 2 até 12 de Abril de 2011
Coordenador
Dr. Custódio Oliveira
Licenciado em Ciência Política, Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela, doutorando em Processos Políticos Contemporâneos pela mesma Universidade. Exerce a profissão de Consultor de Comunicação. Exerceu funções de assessor de comunicação durante 25 anos.