O curso constitui um programa de formação de elevada qualidade, destinado a dotar os participantes de um conhecimento profundo na área da Gestão de Vendas e Negociação, com temas atuais que criam impacto nos negócios, garantindo uma maior eficiência, permitindo a quem assuma ou de futuro possa vir a assumir funções na área da gestão de vendas, detenha um conjunto de instrumentos para uma liderança mais criativa e coesa, permitindo uma consequente gestão eficaz de equipas de vendas, com um foco muito direcionado para a concretização dos resultados propostos e um crescimento das vendas nos negócios.
Uma formação muito direcionada para aquilo que são as necessidades do mercado, com um conjunto de docentes de elevado destaque nas mais diversas áreas, criando desta forma um impacto no processo de aprendizagem e melhoria dos negócios.
Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos. Pretende-se com a combinação de distintas abordagens metodológicas que o Estudante participe de forma ativa no decorrer das aulas. Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.
Aulas
As aulas decorrem em formato B-Learning (maior parte do estudo é feito a distância, mas inclui sessões presenciais).
Metodologia
Mais que a teoria privilegia-se a experiência.
Mais que o saber abstrato, importa o saber fazer.
Mais que aprender, interessa compreender as coisas, os fenómenos e os atos vendo todas as dimensões.
Quem compreende é capaz de construir soluções para o seu negócio.
Mais que assistir pretende-se a participação proactiva.
Mais que técnicos queremos formar líderes de negócios e vendas.
Destinatários
Quadros intermédios e superiores de empresas que pretendam aprofundar a sua formação de base ou adquirir competências na área das vendas.
Profissionais ligados a qualquer setor empresarial na área das vendas/Business.
Empreendedores que planeiam a criação da própria empresa e necessitam de formação especializada na área Comercial / Vendas / Gestão entre outras áreas afins.
Recém-licenciados interessados em formação na área comercial.
Diretores e gestores comerciais.
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e o desenvolvimento de um projeto no final do curso e defendido em aula. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 13 valores; bom, de 14 a 15 valores; muito bom, de 16 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores. A avaliação é determinada em função do número de ECTS.
ECTS
ECTS (European Credit Transfer Accumulation System) é o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Todas as ofertas formativas têm associadas a cada unidade curricular, um determinado número de ECTS. Saiba mais aqui.
1. Fundamentos da Liderança
2. Competências do Líder
3. Formação e Desenvolvimento de Equipas
4. Motivação e Comprometimento
5. Cultura Organizacional e clima de trabalho
6. Gestão de conflitos
7. Gestão de desempenho
8. Gestão de mudanças
9. Liderança em contextos específicos
1. Fundamentos da comunicação
2. Competências de comunicação eficaz
3. Estratégias de comunicação com impacto
4. Comunicação interpessoal
5. Comunicação em apresentações
6. Comunicação em contextos profissionais
7. Comunicação escrita
8. Comunicação em situações de crise
1. Introdução ao CRM2. Componentes essenciais de um sistema CRM
2. Estratégias de implementação de CRM
3. Segmentação e Personalização
4. Gestão de relacionamentos com clientes
5. Automação de Marketing e Vendas
6. Customer Experience (CX)
7. Análise de Dados e Relatórios de CRM
8. CRM Social e Digital
9. Tendências e inovações em CRM
1. Fundamentos das métricas de comunicação
2. Métricas de comunicação offline
3. Métricas de comunicação online
4. Análise de audiência
5. Métricas de mídias sociais
6. Avaliação de campanhas publicitárias
7. Métricas de comunicação em email marketing
8. Métricas de comunicação por conteúdo
9. Métricas de satisfação do cliente
10. Ferramentas de Medição e Análise
1. Fundamentos das vendas
2. Psicologia da venda
3. Preparação para a venda
4. Técnicas de aproximação e apresentação
5. Técnicas de abordagem e escuta ativa
6. Estratégias de fecho de venda
7. Gestão de objeções
8. Técnicas de Negociação
9. Negociação para a criação de valor
10. Gestão de relacionamentos pós-venda
1. Introdução aos negócios internacionais
2. Ambiente global de negócios
3. Estratégias de entrada em mercados internacionais
4. Aspetos legais e regulatórios nos negócios internacionais
5. Gestão da cadeia logística
6. Marketing internacional
7. Finanças internacionais
8. Negociação internacional
9. Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
10. Tecnologia e inovação em negócios internacionais
Parcerias e Network
1. Definição de conceitos e a importância nos negócios
2. Enquadramento das tendências
Networking
1. Técnicas de Networking
2. Como potenciar o Networking nos negócios
3. O Linkedin como ferramenta poderosa de networking
4. Negociação estratégica com parcerias
5. Fundamentos da Negociação
6. Negociação em Parcerias e Networking
Partilha de conhecimento e experiência profissional por parte de vários convidados.
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Carina Meireles
Especialista em Gestão Financeira
Docente do IEES, CEO da CM Consultoria, Especialista em Finanças Pessoais e Empresariais, Apresentadora do Programa Finanças a Contar do Porto Canal, CEO do Milla&Família, Palestrante do Palestras.pt, Autora do livro "Como Sair do Sufoco Financeiro" e fundadora do Podcast "As Contas que Contam" Mestrado em Gestão Comercial – FEP. MBA em Marketing e Direção Comercial – Espaço Atlântico. Título de Especialista em Gestão Financeira – IPCA.
Nuno Santos
Gestão de equipas, lideranças e criação de sucessão
Percurso pautado pela Gestão de Equipas, desenvolvimento de Lideranças e criação de sucessão. Foco na melhoria contínua, na criação e desenvolvimento de processos, dinâmicas para que cada pessoa se sinta realizada, valorizada, respeitada, comprometida e por consequência consiga alcançar os melhores resultados de sempre. 2009 | 2010 Pós-Graduação em Marketing Faculdade de Motricidade Humana (FMH). 2002 | 2003 Pós-Graduação em Gestão e Administração de Empresas Universidade Independente (UNY). 1996 | 2001 Licenciatura Ramo Educacional Instituto Superior da Maia (ISMAI).
Diana Bouça-Nova
Comunicação e jornalismo
Há 16 anos que trabalha em comunicação. É jornalista e tem uma pós-graduação em consultoria e assessoria de comunicação pela ESJ. Começou na SIC, depois seguiu-se a RTP onde fez informação diária e várias grandes reportagens do Linha da Frente. Em 2021, a convite, integrou a equipa da CNN Portugal ainda antes da estreia do canal. Durante 2 anos foi pivot do Novo Dia, apresentou o Jornal da Uma da TVI e na CNN, onde continua a apresentar atualmente. Tem uma longa experiência de comunicação e conduziu várias emissões em direto. Acredita que a comunicação é essencial para o sucesso. Licenciatura em Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Viseu.
José Carlos Pereira
Especialista em Vendas e Negócios
Autor do livro "Chegar e Vender" | Treino como Vender-Comprar com Ciência | Vendas-Compras num Formato Personalizado | Desenvolvimento de Negócios Internacionais | Consultor | Formador | Palestrante. Licenciado em Engenharia Ambiental pela Católica do Porto. MBA da ESADE.
Ricardo Pereira
Especialista em Marketing Digital e Social
Digital Marketing | E-commerce | Branding | Social Selling | Tech enabler. Com uma vasta experiência nas áreas de comunicações de marketing, desenvolvimento de estratégias e otimização de receitas, desde a direção de iniciativas de SEO, PPC, redes sociais, conteúdos e relações-públicas até à dinamização de esforços de rebranding e à defesa de uma identidade de marca global unificada, conseguindo obter resultados impactantes de forma consistente pelas mais diversas empresas por onde passou tais como KuantoKusta, Fricon, entre outras. Licenciatura em Ciências do Desporto pela UBI. Pós-graduação em Neuromarketing no ISAG.
Tiago Almeida Nogueira
Especialista em Ecommerce
Ecommerce Services Coordinator @ Worten - SONAE | Docente convidado @ Univ. Minho | ISAG | ESCE | Isvouga | Univ. Portucalense | ISCAC | ISCTE | EDIT | FLAG. Mestrado em Gestão de Serviços pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Pedro Silva
Especialista em Soft Skills Pro
Fundador da Método | Soft Skills Pro, Formador. Mestrado em Psicologia do Desporto e Exercício pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior.
Candidatura
O processo de candidatura é instruído com os seguintes documentos:
Certificado de habilitações com grau superior de licenciatura ou equivalente
Documento de Identificação (cartão de cidadão ou passaporte)
Curriculum Vitae (modelo europeu)
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Nota: Toda a informação constante no Curriculum Vitae deve ser fundamentada em documentação oficial.
Nota: O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Investimento
Candidatura: 100€
Matrícula: 150€
Seguro: 35€
Propina (8 Meses): 8 x 125€ (Novo preço com o valor total de 1.000€)
Diploma de Curso de Pós-Graduação: 100€
Descontos
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
Permitir aos estudantes uma formação de carácter académico muito prático, na área da Comercial e Vendas, com especial enfoque numa liderança construtiva.
Garantir aos estudantes conhecimentos essenciais à Gestão de Vendas em diferentes áreas, através das mais diversas UC´s apresentadas.
Proporcionar conhecimentos sobre as áreas relacionadas, como a comunicação, liderança entre outras, de forma a garantir uma visão 360º que ajudará a potenciar o crescimento das vendas com resultados imediatos, a motivação de equipas, a forma de lidar com objeções, com uma forte preocupação na adequação do discurso às necessidades do cliente, gerindo de forma eficaz uma carteira de clientes.
Potenciar uma liderança criativa com o foco na equipa, com impacto de forma a trabalhar a importância da felicidade nas empresas.
Desenvolver competências para a implementação de estratégias comerciais de destaque no mercado, e com forte atuação de acordo com as novas tendências de um mercado, cada vez mais competitivo e digital.
Oferecer uma visão global da gestão do desempenho nas vendas e a criação de métodos e técnicas muito direcionadas com o foco no cliente de forma que a venda tenha resultados de destaque, permitindo uma melhor otimização da tomada de decisões.
Parceria
Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.