25 alunos Híbrido 170 Horas Quintas 18h30-22h30 Porto

Organização e Liderança de Campanhas Eleitorais

Custódio Oliveira
Diretor:
Custódio Oliveira
Tipo:
Curso de Técnico
Categoria:
Comunicação
Data de Início:
25 de outubro, 2024
Organização e Liderança de Campanhas Eleitorais
A ação política, quer como exercício do poder democrático, quer como oposição ao poder estabelecido, exige conhecimentos avançados de comunicação numa lógica integrada e estratégica. O funcionamento do sistema político passa em grau elevado pela comunicação nas vertentes dos media e das redes sociais, numa lógica sistémica analógica e digital. Inclui as técnicas de comunicação interpessoal e discursiva. O campo da comunicação política confunde-se, em grau muito elevado, com a própria ação política.

As campanhas eleitorais, como expressão da competitividade política, têm um papel decisivo no funcionamento do sistema político democrático e na determinação de quem exerce o poder. O conjunto de ações e de tarefas que as constituem visam criar preferências racionais e emocionais por candidatos e organizações políticas por parte dos cidadãos.

Mais do que ministrar saberes, a pós-graduação tem como objetivo principal contribuir para a compreensão dos fenómenos de comunicação, do marketing e das campanhas eleitorais. Mais que o conhecimento abstrato nos interessa o saber-fazer. O desafio para os alunos mais que aprender é de compreender e apreender saberes indispensáveis e experiências com valor. O objetivo é de garantir aos alunos competências, com base na experiência e nos conhecimentos científicos, de organização e liderança de uma campanha eleitoral.

O Curso Técnico em Organização e Liderança de Campanhas Eleitorais é uma formação avançada e complementar para quem tem interesses específicos pelos fenómenos da política, da comunicação política e das campanhas eleitorais.

Metodologia Inovadora
Mais do que o saber teórico, pretende-se que os estudantes compreendam as diversas matérias e os fenómenos a elas ligadas. Quem compreende sabe fazer e é capaz de encontrar soluções para os problemas que surjam.
Segue-se uma metodologia participativa e envolvente dos estudantes numa turma muito pequena, em que o desafio é experimentar e fazer mais do que o simples aprender.

Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.

Destinatários
  • A licenciados nas áreas das ciências sociais (comunicação, relações públicas e marketing e ciência política).
  • A profissionais de comunicação e marketing.
  • A atores e dirigentes políticos e seus assessores, em especial aos que desenvolvem a sua ação nos Municípios.

Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.
  • Política e Poder: como conceitos e como sistemas;
  • Caraterísticas e fontes do poder político;
  • Sistemas políticos democráticos e não democráticos;
  •  Os partidos políticos: noções base de história, caraterísticas, tipologias e funções;
  • Do antigo regime e do poder teocrático ao estado moderno e soberania popular;
  • Eleições: história, funções e modelos eleitorais.
Custódio Oliveira

Custódio Oliveira

Consultor e Doutorado em Comunicação

Doutorado em Ciência Política e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela. Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal. Consultor sénior de comunicação com 40 anos de experiência.

Condições de inscrição
  • Grau superior com licenciatura ou equivalente.
  • O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).

Documentos necessários
  • Currículo vitae
  • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
  • Certificado de habilitações e respetiva classificação final
  • Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
  • Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular

Investimento
  • Matrícula: 100 €
  • Propina: 2.800 €
  • Certificado e diploma: 100 €
  • Investimento total: 3.000€

Modalidades de pagamento
  • Pronto pagamento: 2.520 € (usufrui de 10% de desconto)
  • Modalidade 7 prestações: 400 € (sem desconto)
  • Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto no valor da propina.
Saberes e Competências
  • Organizar, desenhar a estratégia e liderar uma campanha eleitoral.
  • Organizar campanhas eleitorais municipais.
  • Saber utilizar, de modo eficiente, a comunicação e o marketing nas instituições públicas e políticas.
  • Compreender os fenómenos da comunicação política nas suas várias dimensões.
  • Compreender os sistemas que interagem diretamente com o sistema político.

Candidatura

Li e aceito os termos da Política de Privacidade

Após submeter a sua candidatura, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.