A 27 de setembro assinala-se o Dia Mundial do Turismo. Celebrado desde 1980, este ano o tema determinado pela Organização Mundial de Turismo para este dia é "O Turismo e a Transformação Digital".
Com este tema pretende-se chamar a atenção para a importância que têm as tecnologias digitais no Turismo, já que oferecem oportunidades de inovação e preparam o setor para o futuro do trabalho.
As comemorações serão em Budapeste, na Hungria, e um por todo o mundo, não sendo o nosso país a excepção. Um pouco por todas as cidades e vilas portuguesas é possível encontrar iniciativas, eventos e várias formas de assinalar a data, promovidas pelas câmaras municipais, museus, empresas turisticas e entidades com responsabildiades no sector.
Com efeito, os números mostram que continuamos a ter em 2018 um crescimento a uma taxa muito boa, principalmente se olharmos para as receitas relacionadas com o sector. No conjunto dos três anos 2016/2017/2018 o crescimento deverá aumentar em cerca de 50%. O turismo está a crescer mais em receita do que em número, espalhado por todo o território e está a crescer ao longo do ano, especialmente na chamada época baixa.
A Escola de Jornalismo do Porto não podia ficar indiferente a esta realidade e contextos nacionais, lançando a 2.ª edição da Pós-Graduação em "Gestão e Marketing em Turismo", de forma a contribuir para a formação dos profisisonais do setor, que pretendam melhorar as suas competências nas matérias da gestão e do marketing para fazer face ao mercado cada vez mais competitivo e exigente.