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Gerir a Comunicação - Garantir os objectivos institucionais

Seminário de doze horas com orientação de Custódio Oliveira

21 de maio, 2012
Seminário «Gerir a Comunicação - Garantir os objectivos institucionais»
Este Seminário integra o curso de pós-graduação em Assessoria e Consultadoria de Comunicação e Marketing, sendo aberto a um número reduzido de participantes externos. A orientação é de Custódio Oliveira, especialista em comunicação.
Duração total 12 horas
Sextas (dias 25 de Maio e 1 de Junho das 18:30 às 21:30 horas)
Sábados (dias 26 de Maio e 2 de Junho) das 09:30 às 12:30 horas)


Programa do Seminário

I. Gerir a comunicação
  • O que é gerir
  • O pensamento estratégico na gestão comunicacional
  • Especificidades da comunicação institucional
  • Especificidades da comunicação autárquica
  • Informação e comunicação
  • Valores e princípios da comunicação institucional (proactividade, concisão, positividade, clareza, velocidade, ética, cumplicidade);
  • Que organização para comunicar (gabinetes ou serviços de comunicação – competências e serviços, recursos humanos, enquadramento no organograma institucional)
  • Recursos humanos: funções dos técnicos, assessores e consultores
  • Como pode o profissional de comunicação ser altamente eficiente
  • Meios comunicacionais internos
  • Estudos de caso: comunicação autárquica: cidade de Montpellier de 1980 a 1989; o município do Porto de 1990 a 1999; a comunicação do governo de Tony Blair.

II. Relação com o sistema mediático e Internet
  • O funcionamento do sistema mediático na actualidade
  • Que notícias querem ou valorizam os media?
  • Especificidades de jornais, rádios e televisões
  • Organização interna dos media
  • Como e com que meios se relacionam os comunicadores institucionais com os media e com os jornalistas: critérios e regras básicas; press release; telefone; Facebook e redes sociais; organização de eventos para comunicar; a decadência das conferências de imprensa.

III. Os Planos de Comunicação
  • O que é o planeamento e um plano (vantagens, fragilidades, especificidades)
  • Tipos de plano de comunicação: de estratégia, de acção, de crise etc.
  • As estratégias, objectivos, programas e acções da Instituição e a estratégia, objectivos, programas e acções do Plano de Comunicação
  • Como se elabora um plano: as fases ou etapas na elaboração de um plano; o que ter em conta em cada fase
  • Funções do gestor do plano
  • Trabalho prático de elaboração de um plano – acção por grupos