Gerir a Comunicação - Garantir os objectivos institucionais
Seminário de doze horas com orientação de Custódio Oliveira
21 de maio, 2012
Este Seminário integra o curso de pós-graduação em Assessoria e Consultadoria de Comunicação e Marketing, sendo aberto a um número reduzido de participantes externos. A orientação é de Custódio Oliveira, especialista em comunicação.
Duração total 12 horas Sextas (dias 25 de Maio e 1 de Junho das 18:30 às 21:30 horas) Sábados (dias 26 de Maio e 2 de Junho) das 09:30 às 12:30 horas)
Programa do Seminário
I. Gerir a comunicação
O que é gerir
O pensamento estratégico na gestão comunicacional
Especificidades da comunicação institucional
Especificidades da comunicação autárquica
Informação e comunicação
Valores e princípios da comunicação institucional (proactividade, concisão, positividade, clareza, velocidade, ética, cumplicidade);
Que organização para comunicar (gabinetes ou serviços de comunicação – competências e serviços, recursos humanos, enquadramento no organograma institucional)
Recursos humanos: funções dos técnicos, assessores e consultores
Como pode o profissional de comunicação ser altamente eficiente
Meios comunicacionais internos
Estudos de caso: comunicação autárquica: cidade de Montpellier de 1980 a 1989; o município do Porto de 1990 a 1999; a comunicação do governo de Tony Blair.
II. Relação com o sistema mediático e Internet
O funcionamento do sistema mediático na actualidade
Que notícias querem ou valorizam os media?
Especificidades de jornais, rádios e televisões
Organização interna dos media
Como e com que meios se relacionam os comunicadores institucionais com os media e com os jornalistas: critérios e regras básicas; press release; telefone; Facebook e redes sociais; organização de eventos para comunicar; a decadência das conferências de imprensa.
III. Os Planos de Comunicação
O que é o planeamento e um plano (vantagens, fragilidades, especificidades)
Tipos de plano de comunicação: de estratégia, de acção, de crise etc.
As estratégias, objectivos, programas e acções da Instituição e a estratégia, objectivos, programas e acções do Plano de Comunicação
Como se elabora um plano: as fases ou etapas na elaboração de um plano; o que ter em conta em cada fase
Funções do gestor do plano
Trabalho prático de elaboração de um plano – acção por grupos