Notícias

Seminário «Gestão e Comunicação de Crise»

Dias 13 e 14 de Abril (horário pós-laboral)

26 de março, 2012
Seminário «Gestão e Comunicação de Crise»
As situações de crise fazem parte do dia-a-dia da sociedade actual.
As empresas e as instituições públicas e privadas encaram situações imprevistas que exigem dos seus responsáveis conhecimentos específicos sobre as melhores estratégias de actuação.

Este Seminário orientado pela responsável do Curso de Pós- Graduação em Assessoria e Consultadoria de Comunicação e Marketing, Custódio Oliveira, tem a duração de 9 horas (das 18:30 às 21:30 horas no dia 13 e das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 horas no dia 14).

INSCREVA-SE JÁ...
Gerir bem uma situação de crise e comunicar bem numa situação de crise deve significar transformar uma situação de risco de fracasso e até de morte em oportunidade de êxito, de vida, de futuro… Porque como afirma Edgar Morin: “O que a crise mostra é, por um lado, desorganização e por outro, reorganização. Toda a desorganização tem em si o perigo de morte, mas também as oportunidades de uma nova reorganização, de uma recriação, de um avanço”.

Para além dos alunos do Curso de Pós-Graduação os interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 11 de Abril (existem 20 vagas). O custo de participação é de 120€ com direito a diploma e documentação.


Programa do Seminário

 - Conceptualização
 - Cinco características da situação de crise;
 - O desenvolvimento das situações de crise: - das causas à fase preliminar e à cicatrização;
 - Tipologias de crise;
 - Gabinete de crise (constituição, funções, estratégias de actuação);
 - A Comunicação em situações de crise (recenseamento, dinâmica, simulação de consequências, porta-voz);
 - Plano de Comunicação de Crise (da prevenção à gestão);
 - Oito questões prévias para escolher uma estratégia de actuação;
 - As variáveis para definir as mensagens e os tempos de actuação;
 - Múltiplos cenários e três estratégias de acção comunicacional;
 - Relação com os media e os jornalistas (o papel dos media em situação de crise, os princípios da comunicação de crise; a actuação após-crise);
 - A comunicação de interna em situações de crise;
 - Tendências actuais (Internet, globalização, boatos, a força das “más notícias” no espaço mediático).