Pós-graduação

Em Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas

Um curso que nos últimos anos esteve
na base de emprego para uns e de maior sucesso
profissional para outros.

Datas
Inscrições e matrículas – até 7 de Novembro de 2017 (limitadas a 14 alunos)
Início das aulas – 13 de Novembro de 2017
Final das aulas – 18 de Junho de 2018
Interrupções – Natal, de 19 de Dezembro de 2017 a 8 de janeiro de 2018; Páscoa, de 24 de Março a 8 de Abril.
Carga horária – 120 horas


Horário das Aulas
Segundas-feiras, das 18h30 às 22h30.
As inscrições são limitadas a 14 alunos.


Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos e experiências nas áreas específicas de Comunicação, Marketing, Organização de Eventos, Protocolo e Relações Públicas para que possam ter sucesso profissional no sector privado ou público.


Destinatários
  • Profissionais de Comunicação e Marketing que pretendam melhorar as suas competências;
  • Recém-licenciados que pretendam uma especialização em assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas.
  • Técnicos de comunicação em geral;

Condições de inscrição
Licenciatura ou grau superior. Podem ser admitidos alunos com experiência profissional comprovada.


Metodologia
Mais do que aprender pretende-se que os alunos apreendam, compreendam e desenvolvam competências que lhes permitam acrescentar valor à experiência, saberes e intuição de que são possuidores - cientes de que como explica Edgar Morin: hoje a nossa necessidade histórica é de encontrar um método que detete e não oculte as ligações, articulações, solidariedades, implicações, sobreposições, interdependências e complexidades. Os conhecimentos desgarrados mais ou menos enciclopédicos estão à disposição de todos na Internet. O problema é de organização e de compreensão na lógica do saber fazer a partir dos conhecimentos.


Execução Pedagógica
Exposição oral documentada informaticamente e com bibliografia específica.
Aulas práticas, utilizando estratégias de dinâmica de grupo, nas áreas da comunicação interpessoal, discurso, protocolo e organização de eventos.
Seminários temáticos com orientadores qualificados.


Avaliação
O método de avaliação será o da avaliação contínua. A classificação final resultará da média ponderada: Participação proativa nas aulas 25%; Ensaio final, com defesa oral, 75% e a concluir até 9 de Junho. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.


Diretor do Curso
Custódio Oliveira


Investimento
250€ mês (7 meses). Inscrição 50€. Diploma final 50€.
Desconto de 10% a quem pagar as mensalidades até final de Novembro de 2017.
10% de desconto para antigos alunos da ESJ.
Descontos não acumuláveis.



Módulo I - Comunicação (64 horas)

CONCEITOS, TEORIAS, ESTRATÉGIAS, MODELOS E PROCESSOS (12 horas)
Docente: Custódio Oliveira

O JORNALISTA, A COMUNICAÇÃO, AS SITUAÇÕES DE CRISE E A INTERNET (12 horas)
Docente: João Paulo Meneses

COMUNICAÇÃO DIGITAL – WEB SITES, REDES E OUTROS INSTRUMENTOS DA INTERNET (4 horas)
Docente: André Oliveira

AS RELAÇÕES COM O SISTEMA MEDIÁTICO - OS JORNALISTAS E AS FONTES (4 horas)
Docente: Paulo Machado

GESTÃO E COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÕES DE CONFLITO E DE CRISE (8 horas)
Docente: Custódio Oliveira

FALAR EM PÚBLICO – COMO ELABORAR E DIZER O DISCURSO – TÉCNICAS DE EXPRESSÃO CORPORAL (8 horas)
Docente: Custódio Oliveira

A COMUNICAÇÃO INTERNA E A GESTÃO INTELIGENTE DAS ORGANIZAÇÕES (4 horas)
Docente: Lina Correia

ESPECIFICIDADES DA COMUNICAÇÃO POLÍTICA – A COMUNICAÇÃO POLÍTICA EM CAMPANHAS ELEITORAIS (4 horas)
Docente: Custódio Oliveira

TEORIA DA COMUNICAÇÃO POR PROCESSOS (4 horas)
Docente: Custódio Oliveira


Módulo II - Marketing (16 horas)

CONCETUALIZAÇÃO, TIPOLOGIAS, ESTRATÉGIAS E PLANEAMENTO EM MARKETING (12 horas)
Docente: Carlos Alberto Cardoso

MARKETING POLÍTICO E MUNICIPAL (4 horas)
Docente: Tiago Alves


Módulo III - Relações Públicas (16 horas)

BASES CONCEPTUAIS, FUNÇÕES, PROCESSOS E TÉCNICAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS (12 horas)
Docente: Isabel Martins

OS ENSINAMENTOS DA HISTÓRIA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS (4 horas)
Docente: Ana Lemos


Módulo IV - Organização de eventos (4 horas)

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, REGRAS DE PLANEAMENTO E EXECUÇÃO (4 horas)
Docente: Isabel Martins


Módulo V - Protocolo (8 horas)

PROTOCOLO – CONCETUALIZAÇÃO, NORMAS E FUNÇÕES (8 HORAS)
Docente: João Paulo Cunha


Ensaio Final (12 horas)

ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO ENSAIO FINAL, COM METODOLOGIA DINÂMICA INTERATIVA (12 HORAS).



Alguns testemunhos de antigos alunos

A turma é dinamicamente fantástica. A experiência está a ser muito boa e o facto dos formadores terem a experiência do mercado de trabalho ajuda imenso. Não ficamos apenas com o conhecimento académico e cientifico... A troca de conhecimentos e saberes dos formandos também tem sido excecional. Por último, os coffee breaks têm sido fantásticos…
Susana Caravana

Estou muito contente por ter decidido fazer esta pós-graduação. Para além dos conteúdos serem interessantíssimos, principalmente pela vertente prática, os formadores são de altíssima competência. A cereja no topo deste bolo está nos colegas e na camaradagem que aqui se vive! Está a ser uma experiência que certamente não irei esquecer. Recomendo. Muito!
Carla Mendonça

Formação de excelência, com grandes formadores e com uma turma dinâmica, de grande capacidade e experiência profissional! ...mas que quer saber sempre mais e certificar as suas competências…
Questão digital (comunicação), fulcral e alvo de reforçada aposta…

Cristiano Correia

Com este curso adquiri e aprofundei conhecimentos fundamentais nas áreas da comunicação, marketing e relações públicas que me são úteis e essenciais para as funções que desempenho atualmente.
Teresa Sá Silva

O curso permitiu-me ganhar novos conhecimentos e noções sobre várias áreas da comunicação que não explorei tanto durante a minha formação académica. No geral, considero valiosos os conhecimentos que obtive neste curso.
Sara Sampaio



Notas curriculares dos docentes

Custódio Oliveira
Licenciado em Ciências Políticas e Master em Comunicação e Marketing Político pela Universidade de Santiago de Compostela.
Entre as obras publicadas salientam-se: “Metro do Porto – Os passos do maior investimento do Século XX na AMP”, edições Afrontamento e “Governar é Comunicar” Edições Omnisinal.
Consultor sénior de comunicação com 30 anos de experiência.

João Paulo Meneses
Jornalista há 30 anos, docente em cursos de comunicação há 20.
Trabalhou em mais de uma dezena de órgãos de comunicação social; esteve 25 anos na TSF, desempenhando todas as funções e tarefas (exceto ser diretor e relatar jogos de futebol…).
Colabora regularmente com a imprensa de língua portuguesa e inglesa de Macau. Atualmente é colaborador na elaboração de um suplemento mensal sobre temáticas económicas na revista Macau Business.
Apresentou programas de televisão em Macau e em Portugal ("Clube de Jornalistas")
Autor de vários livros sobre jornalismo (e não só...).
Doutoramento em comunicação pela Universidade de Vigo.
No presente leciona no curso de comunicação do ISMAI (depois de ter passado pela Escola Superior de Jornalismo, ISLA Gaia, Instituto Superior Miguel Torga. Lecionou em mestrados e pós-graduação do ISCSP/Lisboa e Universidade de Vigo.

Carlos Alberto Cardoso
Licenciado em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, com especialização em Produção e Realização Audiovisual.
É diretor-geral da agência de comunicação H2com.
É consultor de Comunicação e especialista em Marketing Político, sendo responsável por inúmeras campanhas eleitorais e campanhas publicitárias.
É coautor do livro “Como Gerir bem a sua Autarquia”.
Foi docente convidado da Escola de Jornalismo do Porto, da pós-graduação Assessoria de Comunicação, lecionando “Comunicação Política” e “Marketing Político”, entre 2005 e 2010.
É criador de imagem, com vários prémios na área.
Foi coordenador do curso Técnico de Multimédia, na Escola Profissional de Braga e diretor pedagógico da Escola de Negócios e Administração (V. N. Gaia) e da Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos.
Entre os anos de 2000 e 2009, foi consultor de comunicação e marketing da Câmara Municipal de Barcelos.
Foi presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos.
Mais de 20 anos de experiencia em assessoria comunicação.

André Oliveira


Paulo Machado
concluiu recentemente a Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas, depois de 20 anos de carreira como jornalista. Atualmente desempenha funções de subchefe de redação do Jornal Correio do Minho e Rádio Antena Minho, acumulando o cargo de editor na secção de desporto.
Iniciou funções de jornalista em Guimarães, passando pelos órgãos locais e faz parte do corpo redatorial do Correio do Minho desde o ano 2000. Na sequência da sua experiência profissional, escreveu três livros alusivos à história de instituições desportivas: "Os 90 anos da Associação de Futebol de Braga"; Historial do Moreirense Futebol Clube e ainda do Grupo Desportivo de Serzedelo. Em termos associativos foi Presidente da direção da Associação Gabinete de Imprensa (2005-2010).

Idalina Correia da Silva
Mestre em Filosofia pela Universidade do Minho. Colabora com a Escola de Jornalismo do Porto desde há um ano como coordenadora da escola. Desenvolveu algum pensamento próprio sobre algumas questões da comunicação.

Tiago Alves

Isabel Martins
Licenciada em Jornalismo Internacional, pela Escola Superior de Jornalismo, possui  a Formação Pedagógica de Formadores, integrado no Programa de Formação Empresarial de Quadros, da AEP – Associação Empresarial do Porto. Começou o seu percurso profissional como redatora no «O Comércio do Porto», vindo mais tarde a integrar os quadros da empresa MEDIANA, onde assumiu anos mais tarde a presidência do Conselho de Administração e a Direção-geral. Entre 2000 e 2009 fundou e geriu a empresa longoalcance. Em 2009 funda a empresa Essência Completa e assume a direção-geral e a gerência da mesma.

Ana  Lemos

João Paulo Cunha
 

Contactos

Rua Júlio Dinis,
Edifício Parque Itália,
nº 764, 8º Dto,
4050-012 Porto
Telefone:
+351 22 600 30 65
FAX:
+351 22 040 09 22
E-mail:
secretaria@esj.pt

Pré-inscrição