Pós-graduação

Em Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas

Datas
De 10 de Outubro a 12 de dezembro. De 9 de janeiro a 20 de março. De 10 de abril a 19 de junho (120 horas)


Investimento
275€ mês (seis meses). Desconto de 10% para quem pagar até 30 dias após a inscrição. Inscrição 50€. Diploma final 50€.


Horário das Aulas
Terças-feiras, das 18h30 às 22h30.
As inscrições são limitadas e as matrículas até 20 de setembro de 2017.


Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos práticos nas áreas específicas de Comunicação, Marketing, Organização de Eventos, Protocolo e Relações Públicas.


Destinatários
Esta pós-graduação interessa:

 

  • A profissionais de comunicação e marketing que pretendam melhorar as suas competências;
  • A recém-licenciados nas áreas de jornalismo, comunicação e marketing que pretendam uma especialização em assessoria de comunicação;
  • A técnicos de comunicação em geral.

Condições de inscrição
Licenciatura ou grau superior. Podem ser admitidos alunos com experiência profissional comprovada.


Metodologia
Mais do que aprender pretende-se que os alunos apreendam, compreendam e desenvolvam competências que lhes permitam acrescentar valor à experiência, saberes e intuição de que são possuidores - cientes de que como explica Edgar Morin: hoje a nossa necessidade histórica é de encontrar um método que detete e não oculte as ligações, articulações, solidariedades, implicações, sobreposições, interdependências e complexidades. Os conhecimentos desgarrados mais ou menos enciclopédicos estão à disposição de todos na Internet. O problema é de organização e de compreensão na lógica do saber fazer a partir dos conhecimentos.


Execução Pedagógica
Exposição oral documentada informaticamente e com bibliografia específica.
Aulas práticas, utilizando estratégias de dinâmica de grupo, nas áreas da comunicação interpessoal, discurso, protocolo e organização de eventos.
Seminários temáticos com orientadores qualificados.


Avaliação
O método de avaliação será o da avaliação contínua. A classificação final resultará da média ponderada: Participação proativa nas aulas 25%; Ensaio final, com defesa oral, 75% e a concluir até 9 de Junho. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.


Módulos

COMUNICAÇÃO (80 horas)
Docentes: Custódio Oliveira, João Paulo Meneses, André Oliveira, Idalina Correia, Paulo Machado.
 
  • Conceptualização: principais teorias e modelos de comunicação (Palo Alto, Lasswell, Wolton…);
  • Estratégias de comunicação (Teoria dos Jogos e novas teorias estratégicas)
  • Comunicação interpessoal: antropologia da comunicação, a construção da realidade e os gestos do diálogo. A dualidade Watzlawick / Wolton.
  • A comunicação organizacional: papel, fins, modelos estruturais. A comunicação interna e externa. Da globalização à glocalização.
  • A comunicação mediática ou como colocar de forma eficiente as nossas notícias. As diversas estratégias e os meios. As relações assessor / organização jornalista /media.
  • Comunicação em situações de crise: modelos estratégicos, gabinete de crise, opções estudadas e experimentadas.
  • Comunicação discurso: expressão corporal, escrever o discurso, apresentar / dizer o discurso.
  • Comunicação digital: importância, formas, meios e funcionamento das interação às redes sociais.
  • A comunicação estratégica. A imagem e a mensagem.
  • Organização dos gabinetes de comunicação no sector público e municipal, no sector privado e nas organizações de economia social.
  • Os meios próprios da comunicação organizacional.
  • Elaboração de Planos de Comunicação, como elaborar e gerir.
  • Teoria da comunicação por processos.
  • Especificidades da comunicação política e da comunicação eleitoral.
  • A multifuncionalidade do técnico de comunicação.

MARKETING (15 horas)
Docentes: Carlos Alberto Cardoso
 
  • Conceptualização: origem etimológica, história do marketing.
  • O Marketing e os mercados económicos, financeiros e políticos, a análise dos mercados.
  • Marketing estratégico. Marketing de produtos, de serviços e de territórios.
  • O marketing de venda e os princípios estratégicos. A qualidade, o serviço e o valor.
  • O marketing pessoal.
  • Da importância e planeamento do citymarketing.
  • O marketing empresarial e municipal. A marca.
  • A elaboração da estratégia de marketing. O marketing e a gestão. O marketing e a concorrência.
  • O marketing digital.
  • Marketing e publicidade. Marketing e comunicação.

RELAÇÕES PÚBLICAS, PROTOCOLO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS (25 horas)
Docentes: Isabel Martins e Ana Lemos
 
  • Bases Conceptuais e história da RP.
  • RP e comunicação.
  • RP e comunicação interpessoal.
  • Organização de eventos para públicos internos e externos.
  • Especificidades de eventos: reuniões, congressos, convenções, seminários, workshop, exposição, painel, road-show...
  • Plano de elaboração de eventos.
  • Protocolo.

Contactos

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