Protocolo, Imagem e Comunicação Autárquica

Curso de Verão de curta-duração

Local: Porto
Duração: 6 horas
Horário: 9 e 10 de agosto (das 18:30 às 21:30 horas)
Investimento: Inscrição 45€
Inscrições limitadas


Docente
Dora Gaspar
O chefe de Protocolo precisa de ter…
Capacidades de gestão de um empresário.
O charme e a energia de um vendedor.
A sensibilidade e a sabedoria de um diplomata.

John Lindsay, Ex- Mayor de Nova York 1973

Enquadramento
Enquanto organismo territorial, com a força que as tecnologias introduziram na sociedade e o respetivo mediatismo, as autarquias têm conseguido projetar a sua ação junto de um público mais vasto mas também mais exigente. Por sua vez uma eficaz comunicação através da imagem requer a existência a aplicação de um conjunto de regras protocolares que a orientem, para que uma cerimónia ou atividade pública ou privada reflita uma imagem de organização, competência, rigor e qualidade do Município.
Nada pode ser deixado ao acaso! O protocolo é pois um elemento fulcral no reforço da imagem de uma instituição e o sucesso do evento será a imagem comunicada da instituição!
Assim, o Curso de Verão de Protocolo Imagem e Comunicação Autárquica visa desenvolver ou aprimorar as competências técnicas dos responsáveis pelo protocolo - instrumento por excelência da comunicação, na preparação das cerimónias e eventos do Município.


Objetivos
São objetivos do Curso de Verão de Protocolo Imagem e Comunicação Autárquica,  promover o desenvolvimento, integração e competente desempenho dos responsáveis pelo protocolo, essenciais para o êxito de qualquer acontecimento, dotando-os de noções sobre sessões solenes, receções, inaugurações ou encontros, interpretação das simbologias municipais e nacionais, Lei das Precedências do Estado.
Pretende-se organizar os princípios gerais de protocolo que devem ser aplicados à atividade diária, através da identificação dos símbolos, atos e eventos mais relevantes, bem como propor metodologias de apoio à prática protocolar do Município.
Ou seja, espera-se que cada um dos intervenientes saiba qual o seu lugar e qual a sua intervenção na cerimónia. Se assim for, não existirão surpresas que se tornam incómodas e, por vezes, difíceis de ultrapassar.


Conteúdos Programáticos
  1. Introdução ao Protocolo – Imagem pessoal e institucional, recursos e ferramenta da Comunicação;
  2. A simbologia Municipal e Nacional – Bandeiras, brasões, logótipos e hino;
  3. Presidências e precedências na Autarquia - Aplicação da lei nº40/2006 a cerimónias oficiais, reuniões, refeições;
  4. Os eventos protocolares - Tomadas de posse, inaugurações, organização das tribunas, as Primeiras Pedras, as Geminações - trajes e uniformes, ofertas e presentes;
  5. Tratamentos honoríficos e a cortesia nas visitas oficiais – o procedimento do anfitrião;
  6. Os Procedimentos de um Anfitrião; os Procedimentos de um Convidado;
  7. Oratória protocolar;
  8. Prática simulada e exercícios de utilização eficaz de “Protocolo e Imagem Pública”.

Destinatários
Este curso destina-se a profissionais autárquicos e a todos os que na sua atividade profissional contatam direta ou indiretamente com as Autarquias Locais nas suas diferentes hierarquias.
Pessoas que por inerência da sua profissão ou atividade exerçam cargos políticos nos diferentes órgãos do Município (Câmara, Assembleia Municipal, assembleias ou juntas de Freguesia), Empresas Municipais; profissionais e funcionários autárquicos e todos aqueles que sentem apetência e curiosidade por esta área, interessadas numa formação prática e dinâmica.

Metodologia
Metodologia participativa, com recurso a exercícios em grupo e roleplay.
Os exercícios enquadrar-se-ão na experiência e atividades dos participantes, cujo número se pretende reduzido, de modo a que exista um aprofundamento dos casos e esclarecidas as dúvidas e necessidades de informação dos participantes.


Condições de inscrição
Este curso de curta duração é de inscrição livre não sendo necessária a apresentação de pré-requisitos. Para efetuar a inscrição basta enviar o formulário disponibilizado abaixo na página. A inscrição só é validada após o pagamento e envio do comprovativo para o email: secretaria@esj.pt.
 

Contactos

Rua Júlio Dinis,
Edifício Parque Itália,
nº 764, 8º Dto,
4050-012 Porto
Telefone:
+351 22 600 30 65
FAX:
+351 22 040 09 22
E-mail:
secretaria@esj.pt

Pré-inscrição