Curso desenvolvido para profissionais qualificados e especializados.
O campo de recrutamento preferencial na área da assessoria de imprensa política (e não só) é o jornalismo (e não as relações públicas que seriam a área de especialização certa). Percebendo isso, os cursos de jornalismo começaram, eles próprios, a ensinar assessoria, que tem muitos pontos de contacto, mas é uma atividade incompatível e ‘inimiga’ [como veremos]
porque é que quem quer um assessor contrata um jornalista?
Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos.
Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.
Aulas
As aulas decorrem online por videoconferência (via Zoom).
Metodologia
Mais que a teoria privilegia-se a experiência.
Mais que o saber abstrato, importa o saber fazer.
Mais que aprender, interessa compreender as coisas, os fenómenos e os atos vendo todas as dimensões.
Quem compreende é capaz de construir soluções e de ser líder.
Mais que assistir pretende-se a participação proactiva.
Mais que técnicos queremos formar líderes.
Destinatários
Jornalistas.
Assessores e consultores de comunicação e de imprensa.
Estudantes e professores ligados à comunicação.
Outros profissionais de comunicação.
Público em geral que pretenda adquirir/reforçar as suas competências nesta área.
Os jornalistas querem é notícias.
Jornalistas e assessores: uma relação (im)possível; a interdependência; o conflito, o jornalês; o 'vai-e-vem' entre jornalistas e assessoria; o enquadramento ético-legal; estratégias de sedução.
Os jornalistas adoram crises de comunicação; analógicas e digitais; como reagir perante as crises; a preparação das crises; análise de casos.
A primeira mentira é dizer que não se mente": o spinning da informação; porquê o spinning; ferramentas de spinning; as fake news como spinning digital; análise de casos.
João Paulo Meneses
Jornalista, doutorado e docente de comunicação
Jornalista há 30 anos, docente em cursos de comunicação há 20. Trabalhou em mais de uma dezena de órgãos de comunicação social. Esteve 25 anos na TSF. Colabora regularmente com a imprensa de língua portuguesa e inglesa de Macau. Lecionou em mestrados e pós-graduação do ISCSP/Lisboa e Universidade de Vigo, onde se doutorou em Comunicação.
Inscrição
O processo de inscrição é instruído com os seguintes documentos:
Documento de Identificação (cartão de cidadão ou passaporte)
Curriculum Vitae
Investimento
Inscrição: 120€
Certificado: Oferta
Benefícios para Instituições
2 inscrições: 10% de desconto
3 inscrições: 15% de desconto
4 inscrições: 20% de desconto
5 inscrições: 25% de desconto
Descontos
Antigos alunos da ESJ usufruem de 10% de desconto*
*Os descontos não são acumuláveis com outros benefícios ou outros descontos.
Saberes e Competências
Dotar os participantes de conhecimentos sobre a transição do jornalismo para a assessoria de comunicação.
Compreender quais os pressupostos e a natureza do trabalho de um assessor de comunicação.
Após submeter a sua inscrição, será contactado(a) por correio eletrónico pela secretaria da ESJ, para finalizar o processo.